Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de conflitos em contexto escolarPublication . Carvalho, Sara Isabel Patricio; Uva, MartaO presente relatório de estágio apresenta uma síntese do trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. A primeira parte organiza e apresenta a informação contida nos portefólios de estágio, nas planificações elaboradas a pares e/ou individuais e as reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos vários contextos de estágio (creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico), bem como o resultante percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, apresenta-se o exercício investigativo realizado em torno da questão – como se desenvolve o processo de gestão de conflitos em contexto pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico? A metodologia seguida para dar resposta à questão de pesquisa passou pela definição de um estudo de cariz qualitativo com recurso a entrevistas realizadas a educadoras de infância e professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Da análise dos dados recolhidos foi possível constatar que as educadoras de infância e as professoras do 1.º ciclo do ensino básico têm diferentes perspetivas do tema embora todas considerem importante a necessidade de formação nesta área.
- Os desafios da equidade e da inclusão na educação pré-escolar e no 1º CEB - perspetivas de estudantes em formação inicial e docentesPublication . Areias, Cátia Vanessa Alves; Piscalho, IsabelO presente relatório final tem como objetivo dar conta do percurso académico ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) onde são destacadas e refletidas as experiências e as aprendizagens mais significativas realizadas durante os quatro estágios em diferentes contextos: creche, jardim de infância e escola (1º e 3º anos de escolaridade). Apresenta-se, também, um exercício investigativo realizado sobre os desafios da equidade e da inclusão no jardim de infância e na escola do ponto de vista de estudantes em formação inicial, educadores/as de infância e professores/as do 1º CEB. Para se proceder a recolha de dados recorreu-se a inquéritos por questionário a estudantes que frequentam os mestrados que habilitam para a docência numa Instituição do Ensino Superior e duas entrevistas semidiretivas a docentes. Como resultados apresentam-se as perspetivas de educação inclusiva e equitativa destes intervenientes, destacando-se o papel do/a educador/a de infância e do/a professor/a do 1º CEB face à inclusão e equidade e evidencia-se a importância da pedagogia diferenciada como um desafio de uma educação para todos e todas.