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- A importância do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na promoção do autocuidado eliminação vesical à pessoa/familia com paraplegia resultante de lesão vertebro medularPublication . António, Vera; Simões, JoaquimAs lesões medulares têm se demonstrando como uma problemática de grande impacto na vida da pessoa, com repercussões a vários níveis, sociais, psicológicos, físicos, levando alterações a nível da funcionalidade da pessoa e do seu grau de autonomia nos autocuidados. Associados a esta lesão, a eliminação vesical e alterações do autocuidado são visíveis, daí que seja fundamental que se caracterize esta problemática, para que o EEER (Enfermeiro Especialista Enfermagem de Reabilitação) através da avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento, implemente ações que visem a capacitação da pessoa e família face à autonomia no autocuidado eliminação vesical, diminuindo as repercussões sentidas pela pessoa a nível da sua auto imagem e do estigma social. O EEER tem um papel fundamental na promoção da reeducação da eliminação vesical, capacitando e educando a pessoa/família a cuidarem de si e adquirirem estratégias e técnicas específicas que permitam adquirir autonomia. De modo a percepcionar de que forma as intervenções do EEER promovem a reeducação do autocuidado eliminação vesical na pessoa/família com paraplégia após LVM recorreu-se à revisão sistemática, através do método PICO. A pesquisa foi realizada inicialmente na plataforma EBSCOhost, seguindo o protocolo de pesquisa, mas por não se ter obtido artigos que dessem resposta à problemática em estudo, recorreu-se à plataforma Pubmed, com um friso cronológico de 10 anos. Obteve-se 7 artigos, dos quais foram selecionados 5 artigos para análise no corpo do trabalho, após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão. Da análise dos artigos pode-se concluir que as intervenções do EEER promovem a educação e capacitação da pessoa/família, aumentando a autonomia, qualidade de vida e auto estima, levando a uma melhor reintegração social. The spinal cord lesions have been shown to be of great impact on the person's life, with repercussions at various levels, social, psychological, physical, at level of the functionality of the person and their degree of autonomy in self-care. Associated with this lesion, bladder elimination and changes in self-care are visible, which is why it is fundamental to characterize this problem, so that the NSRN (Nursing Specialist Rehabilitation Nursing) through evaluation, diagnosis, prevention and treatment, implement actions aimed at empowering the person and family face Autonomy in self-care bladder elimination, reducing the repercussions felt by the person in terms of self-image and social stigma. The NSRN plays a key role in promoting the re-education of bladder elimination, enabling and educating the person / family to take care of themselves and adquire specific strategies and techniques that allow them to autonomy. To understand how NSRN interventions promote the re-education of self-care bladder elimination in the person / family with paraplegia after spinal cord injury, a systematic review was done using the PICO method. The research was initially carried out on the EBSCOhost platform, following the research protocol, but because articles were not obtained that answered the problem under study, we used the Pubmed platform, with a chronological framework of 10 years. We obtained 7 articles, of which 5 articles were selected for analysing in the body of work, after applying the inclusion / exclusion criteria. From the analysing of the articles it can be concluded that the NSRN interventions promote the education and training of the person / family, increasing the autonomy, quality of life and self-esteem, leading to a better social reintegration.
- Translation and validation of the perceived locus of causality questionnaire (PLOCQ) in a sample of portuguese physical education studentsPublication . Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo; Carraça, Eliana; Palmeira, AntónioAim: This study main aim was to translate and validate one of the most used SDT-based instruments to assess motivation in PE classes, the Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ), to the Portuguese context. Method: Sample was composed of 652 boys (M=15.4 years; SD=1.90) and 702 girls (M=15.47 years; D=1.95), enrolled in physical education classes in several Portuguese schools. Results: The analysis provided support for a five factors and 18 items model, after excluding two items (χ² = 491.473, df = 125, p = <.001, SRMR = .062, NNFI = .908, CFI = .924, RMSEA = .067, 90% CI .061-.073). Sample and gender invariance procedures were made to ensure proper psychometric validation. Results presented support for the model in both gender and calibration/validation samples. Conclusion: This study suggests that PLOCQ with five factors and 18 items has good psychometric properties and can be used to assess contextual motivation towards PE in the Portuguese context.
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: a realidade de um projetoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spinola, Ana; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, ClaraO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde e implica o desenvolvimento de intervenções adequadas. Trata-se de um projeto multiregional numa parceria entre os IPSantarém, IPLeiria e IPViseu, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas referidas acima, ao nível do 3º ciclo do ensino básico. Monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção; – avaliação do impacto do programa desenvolvido. Desenvolvimento de um plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras. Resultados: Dois níveis de impacto estratégico: Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e criação de um programa de intervenção sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde futura. Conclusão: A pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população em causa. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional. Palavras-chave: empowerment, literacia em saúde, promoção da saúde, população jovem
- Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famíliasPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaCuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagem
- Uma proposta para o incentivo à permanência de crianças e adolescentes no Centro de Excelência em Saltos OrnamentaisPublication . Queiroz, Rosane Soares de; Dias, PauloO projeto Centro de Excelência de Saltos Ornamentais é gratuito, de cunho social, com foco na formação de atletas de alto rendimento. Entretanto, a taxa de permanência verificada entre os anos de 2014 a 2017 foi de apenas 39,75%. Dado o exposto, objetivou-se avaliar as dificuldades encontradas por crianças e adolescentes no referido projeto, e propor formas de incentivo à permanência, identificando possíveis parcerias com o Instituto Federal de Brasília. A natureza da pesquisa adotada foi a qualitativa-quantitativa, com estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionários semiestruturados, aplicados em 23 crianças e adolescentes que ingressaram no projeto nos anos de 2014 a 2015, na faixa etária de 10 a 15 anos, e 14 responsáveis pelas mesmas. Com base na teoria motivacional, identificou-se como fatores extrínsecos importantes: espaço físico, rotina de treino, comunicação, saúde, estudo e eventos de ingresso, integração e competição. Como fatores intrínsecos: o significado de ser atleta de alto rendimento, percepção de segurança, de dor e do tempo como não excessivo, aceitação da rotina de treino, sentimento de confiança intrapessoal e interpessoal, de pertença ao grupo e de valorização pessoal. Por todos esses aspectos, sugere-se adequações no espaço físico, inserção de mais atividades lúdicas com foco no treinamento, mapeamento psicossocial das famílias e dos atletas, melhorias na comunicação e na relação de confiança entre atleta e técnico, orientação e acompanhamento nutricional, incentivo ao estudo regular e extracurricular, realização de eventos de ingresso, competição e integração, planejados com especialistas em eventos em parceria com o IFB, seja pensada a figura de um educador social na composição da equipa multidisciplinar do projeto.