Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-30"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma proposta para o incentivo à permanência de crianças e adolescentes no Centro de Excelência em Saltos OrnamentaisPublication . Queiroz, Rosane Soares de; Dias, PauloO projeto Centro de Excelência de Saltos Ornamentais é gratuito, de cunho social, com foco na formação de atletas de alto rendimento. Entretanto, a taxa de permanência verificada entre os anos de 2014 a 2017 foi de apenas 39,75%. Dado o exposto, objetivou-se avaliar as dificuldades encontradas por crianças e adolescentes no referido projeto, e propor formas de incentivo à permanência, identificando possíveis parcerias com o Instituto Federal de Brasília. A natureza da pesquisa adotada foi a qualitativa-quantitativa, com estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionários semiestruturados, aplicados em 23 crianças e adolescentes que ingressaram no projeto nos anos de 2014 a 2015, na faixa etária de 10 a 15 anos, e 14 responsáveis pelas mesmas. Com base na teoria motivacional, identificou-se como fatores extrínsecos importantes: espaço físico, rotina de treino, comunicação, saúde, estudo e eventos de ingresso, integração e competição. Como fatores intrínsecos: o significado de ser atleta de alto rendimento, percepção de segurança, de dor e do tempo como não excessivo, aceitação da rotina de treino, sentimento de confiança intrapessoal e interpessoal, de pertença ao grupo e de valorização pessoal. Por todos esses aspectos, sugere-se adequações no espaço físico, inserção de mais atividades lúdicas com foco no treinamento, mapeamento psicossocial das famílias e dos atletas, melhorias na comunicação e na relação de confiança entre atleta e técnico, orientação e acompanhamento nutricional, incentivo ao estudo regular e extracurricular, realização de eventos de ingresso, competição e integração, planejados com especialistas em eventos em parceria com o IFB, seja pensada a figura de um educador social na composição da equipa multidisciplinar do projeto.