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- O efeito do aquecimento na natação pura desportiva – Análise termográficaPublication . Sá, Guilherme da Costa Moreira; Louro, HugoEste estudo teve como objectivo analisar os efeitos de um aquecimento padrão realizado na água, com dois tempos de repouso diferentes antes de um teste máximo de 100 metros livres. A amostra foi constituída por 6 nadadores masculinos de clubes de natação da associação do norte de Portugal com experiencia competitiva a nível nacional de 6 anos (idade 18,17 ± 1,60; altura 1,72m ± 0,08cm; peso 70,5kg ± 9,61; IMC 22,83 ± 2,75; tempos aos 100m livres de 56,7 ± 1,48 segundos correspondendo a uma pontuação FINA, em média, de 570 pontos ± 44,5). A máquina termográfica utilizada para este estudo foi uma máquina da marca Flir i60, 180x180. O estudo teve lugar em dois dias diferentes, com 48horas entre eles para assegurar a recuperação dos sujeitos. Após aclimatização dos sujeitos foram retirados 3 termogramas nos mesmos momentos relativamente ao teste máximo, antes do aquecimento, imediatamente antes e depois do teste máxima, em que a única variável que muda é o descanso total do atleta entre o aquecimento e o teste máximo. O tratamento dos dados foi feito através do software “Flir Tools” onde é possível analisar todas as variáveis contidas nos termogramas. Assim como a técnica não paramétrica “U” de Mann Whitney e a técnica não paramétrica de Spearman. Como aplicações práticas, podemos retirar desde estudo que o aquecimento parece ser benéfico ao rendimento desportivo na prova dos 100metros livres; o efeito do aquecimento parece baixar ao longo do tempo uma vez que os piores resultados do teste máximo foram encontrados no segundo dia de teste, onde o tempo de repouso antes do teste máximo era de 20minutos vs os 10minutos de repouso utilizados no primeiro dia de testes.
- Natação pura desportiva: estágio numa equipa de competição – Benedita Sport ClubePublication . Nunes, Hélio; Conceição, AnaO estágio realizado na Benedita Sport Club Natação está inserido no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Rio Maior, sendo este centrado na formação de jovens atletas num contexto pré-laboral, tendo desempenhado na equipa o papel de treinador adjunto dos Juvenis, numa primeira fase, passando depois por treinar de uma forma continua, dois nadadores com dificuldades técnicas nos quatro estilos de nado. O relatório de estágio está dividido por fases: (i) em que a primeira fase incide sobre o enquadramento geral da natação em Portugal como também na Austrália e no Canadá; (ii) a segunda fase ilustra um conjunto de formações essenciais para poder treinar uma equipa de natação; (iii) a terceira fase passa por dar a conhecer o trabalho desenvolvido durante a intervenção no local de estágio (Benedita Sport Club de Natação) nomeadamente, os recursos humanos e materiais existentes como também a caraterização a equipa da natação; (iv) a quarta fase incide sobre a performance desportiva dos nadadores, enquanto a (v) quinta fase incide aspetos essenciais numa prova de natação, nomeadamente o tempo de reação, a viragem de nado e o nado propriamente dito. Por fim a última fase tem como finalidade mostrar os resultados obtidos nos vários questionários que os nadadores da Benedita Sport Club Natação realizaram.
- O efeito do aquecimento na natação pura desportiva - análise termográficaPublication . Sá, Guilherme da Costa Moreira e; Louro, HugoEste estudo teve como objectivo analisar os efeitos de um aquecimento padrão realizado na água, com dois tempos de repouso diferentes antes de um teste máximo de 100 metros livres. A amostra foi constituída por 6 nadadores masculinos de clubes de natação da associação do norte de Portugal com experiencia competitiva a nível nacional de 6 anos (idade 18,17 ± 1,60; altura 1,72m ± 0,08cm; peso 70,5kg ± 9,61; IMC 22,83 ± 2,75; tempos aos 100m livres de 56,7 ± 1,48 segundos correspondendo a uma pontuação FINA, em média, de 570 pontos ± 44,5). A máquina termográfica utilizada para este estudo foi uma máquina da marca Flir i60, 180x180. O estudo teve lugar em dois dias diferentes, com 48horas entre eles para assegurar a recuperação dos sujeitos. Após aclimatização dos sujeitos foram retirados 3 termogramas nos mesmos momentos relativamente ao teste máximo, antes do aquecimento, imediatamente antes e depois do teste máxima, em que a única variável que muda é o descanso total do atleta entre o aquecimento e o teste máximo. O tratamento dos dados foi feito através do software “Flir Tools” onde é possível analisar todas as variáveis contidas nos termogramas. Assim como a técnica não paramétrica “U” de Mann Whitney e a técnica não paramétrica de Spearman. Como aplicações práticas, podemos retirar desde estudo que o aquecimento parece ser benéfico ao rendimento desportivo na prova dos 100metros livres; o efeito do aquecimento parece baixar ao longo do tempo uma vez que os piores resultados do teste máximo foram encontrados no segundo dia de teste, onde o tempo de repouso antes do teste máximo era de 20minutos vs os 10minutos de repouso utilizados no primeiro dia de testes.
- Do humble and gritty leaders promote followers’ psychological capital?Publication . Rego, Arménio; Ventura, Ana; Vitória, Andreia; Leal, SusanaHumility in leaders is crucial for their effectiveness (e.g., Ou et al., in press; Owens & Hekman, 2016; Owens et al., 2015; Vera & Rodriguez-Lopez, 2004). Epstein and Buhovac (2008) argued that a leader must demonstrate a combination of humility and ambition in the pursuit of social and environmental goals. Other authors have sugges-ted that humility, a dimension of servant leadership (van Dierendonck & Nuijten, 2011), is a potential predictor of corporate sustainability (Christensen et al., 2014). A possible explanation for these effects is that humble leaders develop the followers’ psychological capital (PsyCap: self-efficacy, hope, resilience, and optimism). In two studies, we test if humility in leaders predicts follower PsyCap (study #1), and how this relationship is moderated by their grit (Duckworth et al., 2007; studies #1 and #2). The first study, with an experimental design (experimental group: n=136; control group: n=129), shows that individuals assigned to the experimental condition (humble leader) report higher PsyCap than those assigned to the control condition (transactional lea-der). In the second study, 101 individuals described the humility and grit of their lea-ders one week before describing their own PsyCap. The findings show that individuals working with humble leaders develop higher PsyCap, this relationship being stronger when leaders are also gritty (i.e., the follower PsyCap is particularly high when leaders are simultaneously humble and gritty). The research contributes to the understanding of (a) the effect of leaders’ humility on followers and (b) the conditions that stren-gthen/mitigate this effect.
- Early childhood teachers’ learning and professional developmentPublication . Luís, Helena; Roldão, Maria do CéuThis investigation focuses on the construction and foundations of early childhood educators’ personal practical theories, the transformation of these theories (in the first year after the initial training period and ten years after the end of initial training), and the identification of the factors that were involved in and influenced the construction and modification of these theories – in particular, training, supervision, and professional socialization. By means of a small scale qualitative study with a longitudinal perspective, we held two semi-structured interviews with each of the four participants in two stages of the investigation and a Stimulated Recall Interview (Meijer, Zanting, & Verloop, 2002) that was based on observed and recorded video lessons in the final practice of teacher training. The study made it possible to know the contents of the teachers’ practical theories at two different stages of professional development. We can say that the training program (2002–2006) significantly influenced the beliefs and the practical knowledge of educators about how they can organize the teaching learning process of children in a pre-school context. The dimensions in which these influences were most visible were in the organization of the teaching-learning process centred on the child's learning perspective, recognizing his abilities, and giving stimuli to think, communicate, and act. These strategies have been expanded throughout the professional development period – from strategies focused on science education to various dimensions of the everyday life of children, as routines, and the organization of the educational environment (space, time, group organization) as a learning space.
- A educação ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantisPublication . Pires, Filipa Sofia Oliveira; Linhares, ElisabeteA Educação Ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantis O presente relatório retrata o percurso percorrido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte consta uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada nos contextos de Creche e Jardim de Infância. Na segunda parte, é apresentada uma investigação acerca da Educação Ambiental no Pré-Escolar e a utilização das histórias infantis como um recurso promotor dessa prática. Com este estudo pretendeu-se conhecer as perceções de educadoras de infância em relação ao ambiente e compreender se as mesmas têm reflexo nas práticas adotadas. Procurou-se, ainda, conhecer o papel das histórias infantis na promoção de valores ambientais. Apesar das educadoras evidenciarem preocupações face ao ambiente (perceção ecocentrista) emergem ainda sinais de antropocentrismo. As histórias constituem um recurso com bastante potencial na promoção de valores ambientais desde que devidamente exploradas.
- Getting Started MOOC Project for EnterprisesPublication . Castelo, Micael; Martins, Luís; Ribeiro, Jorge; Samartinho, JoãoOur MOOC model emphasizes creation, creativity, autonomy, and social networked learning. The Coursera model emphasizes a more traditional learning approach through video presentations and short quizzes and testing. Put another way, cMOOCs focus on knowledge creation and generation whereas xMOOCs focus on knowledge duplication. George Siemens (2012).
- Massive open online courses (MOOC): Business EnglishPublication . Neves, Jesus; Neto, Joaquim; Samartinho, João; Pereira, Maria EmíliaCom o uso das plataformas web o sistema de ensino pode ser oferecido à distância permitindo às pessoas que não têm muito tempo e que não têm recursos para ter um curso extensivo, aprenderem com a formação sem terem de estar fisicamente no local, contribuindo para uma melhor gestão do tempo das mesmas. No presente poster pretende-se explanar sobre o desenvolvimento de um Mooc para Business English, que será desenvolvido no e-raizes redes. ABSTRACT With the use of the web platforms the education system can be the distance allowing people who do not have much time and who do not have the resources to have an extensive course, to learn with the training without having to be physically in the place, contributing for a better management of their time. In this poster we intend to explain about the development of a Mooc for Business English, which will be developed in the “e-raizes redes”.
- E-Learning-Um modelo para cursos online:projeto de apoio ao software CarsoftPublication . Patusco, Pedro; Bernardino, Pedro; Samartinho, JoãoOs trabalhadores sempre desejaram trabalhar num ambiente livre de stress. Para isso têm de se sujeitar a formações para evoluir dentro da cadeia empresarial. Existem várias formas de presenciarem uma formação: presencialmente em reunião; no trabalho; em casa no seu computador. Esta última opção enquadra-se em eLearning. Globalmente, muitos consultores/formadores têm conhecimentos para realizarem vários tipos de formações e eles personalizam os módulos de acordo com requisitos específicos dos seus clientes. Um dos princípios básicos de eLearning é a capacidade de chegar aos estudantes apesar das distâncias, onde as suas condições os possam privar de formação a tempo inteiro. Neste caso o estudo baseia-se numa formação online para trabalhadores do ramo automóvel, cujas as empresas adquiriram o software CarSoft. Na formação, estará explicado passo a passo a utilização de todos os tipos de ecrãs e funcionalidades disponíveis ao utilizador do CarSoft. O projeto será desenvolvido na plataforma eRaizes.Redes, plataforma de eLearning do Instituto Politécnico de Santarém.
- Estigma na doença mental:estudo observacional e piloto em PortugalPublication . São João, Ricardo; Coelho, Teresa; Ferreira, Carla; Castelo, Ana; Massano, Maria TeresaO serviço de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém aplicou um questionário com o objetivo de aferir na sua comunidade o estigma na Doença Mental.