Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A educação ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantis

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Trabalho final.pdf1.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Educação Ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantis O presente relatório retrata o percurso percorrido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte consta uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada nos contextos de Creche e Jardim de Infância. Na segunda parte, é apresentada uma investigação acerca da Educação Ambiental no Pré-Escolar e a utilização das histórias infantis como um recurso promotor dessa prática. Com este estudo pretendeu-se conhecer as perceções de educadoras de infância em relação ao ambiente e compreender se as mesmas têm reflexo nas práticas adotadas. Procurou-se, ainda, conhecer o papel das histórias infantis na promoção de valores ambientais. Apesar das educadoras evidenciarem preocupações face ao ambiente (perceção ecocentrista) emergem ainda sinais de antropocentrismo. As histórias constituem um recurso com bastante potencial na promoção de valores ambientais desde que devidamente exploradas.
Environmental Education in Preschool Education and the analysis of children’s stories This report describes the path taken in the Masters in Preschool Education held at the Higher Education School of Santarém. This work is organized in two parts. The first part presents a reflexive analysis of the activities developed during the Supervised Teaching Practice in a Nursery school and Kindergarten. In the second part presents an investigation about Environmental Education in Preschool and how children´s stories can be used as a resource that promotes this practice. This study aimed to know the perceptions of childhood educators towards the Environment and to understand if they have a reflection on the practices adopted. We also sought to know the role of children's stories in the promotion of environmental values. Although the educators show concern for the environment (ecocentrist perception) signs of anthropocentrism still emerge. Stories are a resource with too much potential in promoting environmental values if they are properly exploited.

Description

Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar

Keywords

educação pré-escolar educação ambiental Histórias infantis valores ambientais preschool education environmental education children’s stories environmental values

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue