Browsing by Issue Date, starting with "2016-02"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Evaluation of extensions of luxury brands:the case of fragrances in PortugalPublication . Figueiredo, José AntónioFragrances are part of the market of personal luxury goods, which represents the second most important segment of the luxury industry. Luxury brands have been implementing new marketing strategies, such as the use of brand extensions. This strategy has become fundamental to the business model of many luxury brand. This research has the intention to understand the influences that have determined the consumption of fragrances, inferring about the symbolic meaning of its purchase. Additionally, it tries to evaluate whether fragrances are a success, as an extension of a luxury brand. This study adopts a qualitative approach in the form of in-depth interviews with consumers of fragrances. Findings indicate that fragrances are a fundamental product, used in a daily basis, which shows some distinctive personal characteristics from their consumers. Additionally, fragrances used as an extension of a luxury brand are seen as a success, especially to the brand.
- O efeito mediador da motivação intrínseca na relação entre as características da função e o desempenho individualPublication . Oliveira, Vanessa; Leal, SusanaObjetivo. Este trabalho testa empiricamente como as perceções acerca das características da função explicam o desempenho individual, tanto diretamente quanto através da mediação da motivação intrínseca. As características da função estudadas abarcam a variedade de trabalho, a autonomia, o feedback, a relação com os outros, a identidade da tarefa e a amizade no local de trabalho (Sims, Szilagyi e Keller, 1976). Embora seja profícua a investigação que considera estes constructos, é menos frequente aquela que: (a) os considera em simultâneo, (b) testa a evidência empírica em Portugal, e (c) considera tanto o desempenho individual autoreportado como o avaliado pelas chefias. Metodologia. A amostra abarca 153 colaboradores (95% do género feminino, 56% com o 9.º ano de escolaridade, 27% com o secundário e 17% com um curso superior, 9% desempenham funções de chefia) provenientes de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social. A idade média dos inquiridos cifra-se nos 43,2 anos (DP: 9,6) e a antiguidade média em 10,2 anos (DP: 8,4). As características da função foram medidas com a escala de Sims et al. (1976), a motivação intrínseca através da escala de Warr, Cook e Wall (1979) e o desempenho individual através da escala de Welbourne, Jonhson e Erez (1998). Os dados foram submetidos análises fatoriais exploratórias. Analisou-se a consistência interna das escalas e prosseguiu-se com análises de médias, correlações e regressões lineares hierárquicas. O efeito mediador da motivação intrínseca foi testado através do Teste de Sobel.Resultados. Os dados sugerem o seguinte: (a) a motivação intrínseca medeia totalmente a relação entre as características da função e o desempenho autoreportado, não ocorrendo o mesmo efeito mediador com o desempenho avaliado pelas chefias; (b) as características da função influenciam direta e positivamente a motivação intrínseca e o desempenho reportado pelas chefias; (c) a motivação intrínseca afeta positivamente o desempenho autoreportado. Emergem diferenças significativas entre a autoavaliação de desempenho e a respetiva avaliação pelas chefias, o que surpreende. Aprofundou-se o estudo para aferir a razão de tal diferença. Contributo. O presente estudo contribui para compreender como as características da função influenciam a motivação intrínseca das pessoas no trabalho e o seu desempenho individual. Limitações. O desempenho individual foi medido através de uma medida subjetiva pelo que estudos futuros devem privilegiar medidas de desempenho objetivas. A relação entre os constructos e a medida de desempenho autoreportado pode padecer de problemas atinentes à variância do método comum.
- Intervenções de enfermagem na melhoria das competências dos Adjuntos de ação directa sobre os cuidados de higiene e conforto à pessoa dependentePublication . Carreira, Hélder; Machado, Maria do RosarioPerspetivando, melhorar o nível de saúde dos utentes dependentes, através de intervenções de enfermagem fundamentadas na evidência científica e modelo de Betty Neuman, a abordagem da temática formação nos Ajudantes de Ação Direta tem subjacente no presente relatório o conhecimento e análise reflexiva, espelhando as intervenções efetuadas e as competências adquiridas em Enfermagem Comunitária. Definida a questão de partida “Que intervenções de Enfermagem promovem a melhoria dos conhecimentos dos Ajudantes de Ação Direta sobre os cuidados de higiene e conforto à pessoa dependente?”, foi usada a metodologia do planeamento em saúde, iniciando-se com um diagnóstico de situação e concretização do projeto de intervenção comunitária “Rumo ao Bem-Estar”- Formar para Melhorar os Cuidados de Higiene e Conforto dos Ajudantes de Ação Direta. Mediante o curso de formação, aumentou em 30% o nível de conhecimento dos formandos, podendo proporcionar a melhoria do nível de cuidados dos Ajudantes de Ação Direta à pessoa dependente, através do reforço das linhas de defesa. Looking ahead to improve the health status of dependent users through nursing interventions based on scientific evidence and Betty Neuman model, the thematic approach to education of Nursing Assistants (AAD) has underlying in this report the knowledge and reflective analysis, mirroring interventions made and the skills acquired in Community Nursing. Set the initial question "What nursing interventions promote the improvement of knowledge of the Nursing Assistants on hygiene and comfort to the person dependent?", health planning methodology was used, starting with a situation diagnosis and implementation of community intervention project entitled “Rumo ao Bem-Estar”- Formar para Melhorar os Cuidados de Higiene e Conforto dos AAD. Through the training course, increased by 30% the level of knowledge of students and may provide improved care level of Nursing Assistants to the dependent person, by strengthening the lines of defense.
- O efeito moderador do significado do trabalho na relação entre a liderança ética e a satisfação dos colaboradoresPublication . Freire, Maria do Céu; Leal, SusanaObjetivo. Esta pesquisa testa empiricamente a relação entre se o significado do trabalho modera a relação entre as perceções de liderança ética e a satisfação no trabalho. A relação entre liderança e satisfação dos colaboradores tem sido estudada por muitos investigadores em diversos contextos, sobretudo na área da saúde, do ensino e em organizações com fins lucrativos, sendo escassos os estudos aplicados no sector social. Embora seja profícua a investigação que considera a liderança e a satisfação, é menos frequente aquela que: (a) considera a liderança ética, (b) considera as perceções de colaboradores do sector social. Metodologia. A amostra abarca 97 colaboradores (90% do género feminino, 45% com o 9.º ano de escolaridade, 28% com o secundário e 27% com um curso superior, 14% desempenham funções de chefia) provenientes de três Instituições Particulares de Solidariedade Social. A idade média dos inquiridos cifra-se nos 43,8 anos (DP: 11,1) e a antiguidade média em 11,1 anos (DP: 7,7). A liderança ética foi estudada com a escala de De Hoogh e Den Hartog, (2008), abarcando três dimensões: moralidade e justiça, clarificação do papel dos colaboradores, e partilha de poder. A satisfação foi medida através da escala de Fields (2002). O significado no trabalho foi medido através dos itens propostos por Rego e Cunha (2013). Controlou-se o efeito do género, da idade, das habilitações académicas, da antiguidade na organização, da antiguidade na relação com o líder, do tipo de vínculo e do exercício de funções de chefia.Resultados. Os dados sugerem o seguinte: (a) as perceções de liderança ética influenciam de modo positivo e significativo os níveis de satisfação das pessoas no trabalho; (b) a relação entre a liderança ética e a satisfação é moderada pelo significado no trabalho. Os trabalhadores que sentem que realizam um trabalho com significado para a sua vida e útil para as pessoas e a sociedade reagem mais fortemente às perceções de liderança ética através de maior satisfação no trabalho. Limitações. Atendendo que todas as variáveis foram obtidas no mesmo instrumento de medida e em simultâneo, os dados podem padecer de problemas relacionados com a variância do método comum. Trabalhos futuros devem investigar a existência de variáveis mediadoras na relação entre as perceções de liderança e os níveis de satisfação.
- Motivação no Trabalho e o Desempenho Individual:Um estudo aplicado a IPSS do Concelho de Salvaterra de MagosPublication . Oliveira, Vanessa Isabel Monteiro de; Leal, SusanaA motivação no trabalho, por que condiciona bastante o modo como os trabalhadores encaram e executam a tarefa, é cada vez mais um desafio para as organizações. Por via da motivação, os colaboradores tendem a revelar envolvimento e comprometimento com o trabalho, tornam-se mais eficientes e procuram ultrapassar dificuldades alusivas à realização de atividades laborais em equipa. Os comportamentos, as atitudes e a motivação intrínseca pelo trabalho funcionam como um elo de ligação entre as características da função e o desempenho individual. A presente dissertação tem por objetivo investigar: (a) a relação entre as características da função e a motivação intrínseca, (b) a influência da motivação intrínseca no desempenho individual, (c) o papel mediador da motivação intrínseca entre as características da função e o desempenho individual. O desempenho individual foi tanto autoavaliado como reportado pelas chefias, pelo que as relações anteriores serão testadas para ambas as medidas de desempenho. Pretende-se, assim, também comparar as duas fontes de avaliação de desempenho.Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. Obteve-se uma amostra de 153 colaboradores, e de 7 diretoras técnicas, de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social, do concelho de Salvaterra de Magos. Os resultados sugerem que: (a) as características da função influenciam positivamente a motivação no trabalho; (b) a motivação no trabalho influencia positivamente o desempenho autoavaliado; (c) a motivação no trabalho exerce um efeito mediador entre as características da função e o desempenho autoavaliado; (d) as características da função influenciam direta e positivamente a avaliação de desempenho reportado pelas chefias; (e) emergem diferenças significativas entre a autoavaliação de desempenho e a respetiva avaliação pelas chefias. As características da função, a motivação intrínseca e o desempenho individual são três constructos bastante estudados na área do Comportamento Organizacional, porém são escassos os estudos que contemplem os três simultaneamente. Por essa razão, este estudo apresenta um contributo original para a literatura. Tal contributo é reforçado por: (a) se estudar simultaneamente o desempenho autoavaliado e o reportado pelas chefias, (b) se desenvolver a investigação em organizações do Setor Social, especificamente,Instituições Particulares de Solidariedade Social, (c) se ter utilizado o inventário das características do trabalho de Sims, Szilagyi e Keller (1976), contrariamente à literatura existente, que habitualmente recorre ao questionário das características da função de Hackman e Oldham (1974). Este estudo é um contributo positivo na reflexão em torno do que influencia o desempenho de profissionais do Setor Social, nomeadamente os aspetos relativos à motivação no trabalho e das características das funções que desempenham.
- Motivação no trabalho e desempenho individual:um estudo aplicado a IPSS do concelho de Salvaterra de MagosPublication . Oliveira, Vanessa; Leal, SusanaO presente artigo tem por objetivo investigar: (a) a relação entre as características da função e a motivação intrínseca, (b) a influência da motivação intrínseca no desempenho individual, (c) o papel mediador da motivação intrínseca entre as características da função e o desempenho individual. O desempenho individual foi tanto autoavaliado como reportado pelas chefias, pelo que as relações anteriores serão testadas para ambas as medidas de desempenho. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. Obteve-se uma amostra de 153 colaboradores e de sete diretoras técnicas, de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Salvaterra de Magos. Os resultados sugerem que: (a) as características da função influenciam positivamente a motivação no trabalho; (b) a motivação no trabalho influencia positivamente o desempenho autoavaliado; (c) a motivação no trabalho exerce um efeito mediador entre as características da função e o desempenho autoavaliado; (d) as características da função influenciam direta e positivamente a avaliação de desempenho reportado pelas chefias; (e) emergem diferenças significativas entre a autoavaliação de desempenho e a respetiva avaliação pelas chefias.As características da função, a motivação intrínseca e o desempenho individual são três constructos bastante estudados na área do Comportamento Organizacional, porém são escassos os estudos que contemplem os três simultaneamente. Por essa razão, este estudo apresenta um contributo original para a literatura. Tal contributo é reforçado por: (a) se estudar simultaneamente o desempenho autoavaliado e o reportado pelas chefias, (b) se desenvolver a investigação em organizações do Setor Social, especificamente, Instituições Particulares de Solidariedade Social, (c) se ter utilizado o inventário das características do trabalho de Sims, Szilagyi e Keller (1976).
- Liderança e satisfação dos colaboradores:um estudo de caso aplicado a organizações de economia socialPublication . Freire, Maria do Céu; Leal, SusanaEsta pesquisa investiga como o estilo de liderança adotado em três organizações de Economia Social (Instituições Sociais de Solidariedade Social) influencia o nível de satisfação dos colaboradores. A relação entre liderança e satisfação dos colaboradores tem sido estudada por muitos investigadores em diversos contextos, sobretudo na área da saúde, do ensino e em organizações com fins lucrativos, sendo escassos os estudos aplicados no sector social. Das teorias de liderança existentes, selecionou-se para investigar uma abordagem atual, pouco estudada e considerada relevante para o setor em causa: a liderança ética. A amostra abarca 97 colaboradores (90% do género feminino, 45% com o 9.º ano de escolaridade, 28% com o secundário e 27% com um curso superior, 14% desempenham funções de chefia). A idade média dos inquiridos cifra-se nos 43,8 anos (DP: 11,1) e a antiguidade média em 11,1 anos (DP: 7,7). A liderança ética foi estudada com a escala de De Hoogh e Den Hartog, (2008), abarcando três dimensões: moralidade e justiça, clarificação do papel dos colaboradores, e partilha de poder. A satisfação foi medida através da escala de Fields (2002). Controlou-se o efeito do género, da idade, das habilitações académicas, da antiguidade na organização, da antiguidade na relação com o líder, do tipo de vínculo e do exercício de funções de chefia. Os resultados sugerem a existência de diferenças significativas entre as três organizações quanto às perceções de liderança ética. Os resultados sugerem, ainda, que as perceções de liderança ética influenciam de modo positivo e significativo os níveis de satisfação das pessoas no trabalho
- O pós-carreira dos jogadores profissionais de futebol. Construção de uma linha de investigação a partir de uma revisão sistemática.Publication . Teixeira, Eduardo; Pinheiro, Emanuel; Miguel, Mauro; Coito, Nuno; Loureiro, NunoIntrodução A investigação promovida à volta do pós-carreira dos desportistas tem sido limitada o que empobrece o conhecimento sobre a forma como essa participação de elite afeta a vida dos mesmos. Fatores associados ao tempo de carreira, tipo de prática, modalidade praticada, preponderância de participação, caraterísticas hereditárias, envolvimento e estilos de vida adotados prescrevem teorias que visam dar um entendimento sobre os impactos que uma carreira de elite tem a longo prazo nos praticantes. Objetivos A partir de uma revisão sistemática de artigos científicos que abordem os fatores de impacto associados à prática do futebol profissional, bem como das consequências a longo prazo que a carreira tem nos ex-praticantes ao nível da dimensão sociodemográfica e epidemiológica, pretende-se conceptualizar uma linha de investigação à luz desta temática. Estado de Arte Há um interesse generalizado no conhecimento sobre o impacto que a carreira desportiva no futebol de elite tem sobre os praticantes. Contudo, existem várias contradições sobre as reais implicações que a prática profissional acarreta para os ex-profissionais. Implicações Teóricas e Práticas Aproveitando a revisão dos construtos teóricos e metodologias utilizadas em estudos de referência, parece-nos haver lugar para a criação de uma nova linha de investigação que compreenda o controlo e o cruzamento de um maior número de variáveis capazes de suportar um estudo de aplicação longitudinal com ex-jogadores profissionais de futebol. Conclusão Sugere-se que um conhecimento credível dos impactos associados à carreira profissional, bem como dos riscos que lhe estão associados, podem ser determinantes para se estabelecerem mecanismos e estratégias de prevenção que promovam a melhoria da qualidade de vida dos futebolistas no pós-carreira.
- O bem-estar docente percebido - a importância da supervisão e orientação pedagógicaPublication . Domingues, Maria Violante; Galinha, SóniaNeste estudo pretendemos analisar e fomentar a importância da supervisão e da orientação pedagógica em relação ao bem-estar docente percebido tendo como dois grandes objetivos: i) discutir as influências associadas ao bem-estar docente percebido; i) promover a supervisão e a orientação pedagógica, em trabalho multidisciplinar. Para o efeito, foram verificados fatores e ambientes promotores e condicionadores do bem-estar docente percebido (segundo Carol Ryff), percecionados pelos docentes inquiridos. Tratando-se de um estudo de natureza qualitativa por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas a seis professores docentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas na zona centro do país, procedeu-se à análise de conteúdo das mesmas onde se observa a influência positiva do gosto pela profissão, o relacionamento com os alunos e colegas e a inovação. Destacamos os fatores motivacionais intrínsecos.
- A Importância da participação dos pais na creche e no jardim de infância : quais os obstáculos à participação dos paisPublication . Carvalho, Marta Silvestre; Marques, RamiroO presente trabalho “ A Importância da Participação dos Pais na Creche e no Jardim-de-infância: Quais os Obstáculos à Participação dos Pais”, aborda a promoção do envolvimento e a participação dos pais na vida escolar das crianças, como os pais ou encarregados de educação consideram a importância da promoção da participação da família, bem como a satisfação da sua participação e quais os obstáculos encontrados. O presente investigação desenvolveu-se em duas instituições distintas, abrangendo a valência de creche e pré-escolar. Com este estudo verifiquei que em ambas as instituições, os pais ou os seus substitutos dedicam a sua disponibilidade à vida escolar das crianças e participam como desejavam. A pequena minoria que demonstrou o seu descontentamento referiu que os obstáculos derivam da atividade profissional. Também se consideram satisfeitos com as formas proporcionadas pela instituição no âmbito de fomentar a participação na vida escolar das crianças. As medidas adaptadas por parte da instituição e das educadoras marcam a diferença na colaboração da família na vida escolar das crianças. As atitudes tomadas promovem as boas parcerias e revelam o tratamento respeitoso para com a família. Sendo vista como uma parceira e que a comunicação em nome da criança prevalece e demonstra ser uma mais-valia na educação. As principais motivações na participação na vida escolar das crianças deve-se ao facto das crianças sentirem a preocupação e a presença dos pais ou os seus substitutos. Como descrito pelos inquiridos, contribuem para o desenvolvimento equilibrado da criança. Demonstraram compreender a importância da participação da família e o sucesso escolar nele inerente. Apesar de os resultados positivos obtidos, da participação da família e o que dela se espera e das várias causas inerentes da relação escola-família este tão importante tema deve continuar a ser alvo de investigação com o objetivo de identificar e modificar as lacunas existentes principalmente por parte das entidades profissionais. Não têm qualquer respeito pelas vidas familiares e depois querem que os trabalhadores façam um trabalho de qualidade