Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo analisa a influência das conceções centrais dos professores acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo na mudança das práticas, após o envolvimento num programa de formação. Para se atingir estas finalidades recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras, pertencentes a sete escolas diferentes situadas no mesmo concelho. Utilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e documentos escritos. Os resultados evidenciaram a existência de conceções tradicionais acerca do modo de aprender dos alunos e acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo que são consistentes com as práticas. Verificou-se, ainda, a existência de outros fatores que impedem as professoras de colocar em prática as ideias, como os seus conhecimentos, os recursos, as características dos alunos e a gestão curricular. Nas conclusões são, ainda, discutidas possíveis linhas de atuação na elaboração de novos programas de formação.
Description
Keywords
Conceções de ensino ensino das ciências no 1.º ciclo Formação de professores
Citation
Correia,M. & Freire,A. (2014).A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1º Ciclo .Braga:Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, organizado no âmbito da International Study, 340-345
Publisher
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)