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- Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambientalPublication . Correia, MarisaEste estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.
- Educação Para a Saude como estrategia para a promoção do Envelhecimento saudavelPublication . Durão, Vera; Reis, AlcindaAs alterações demográficas dos últimos anos têm vindo a operar mudanças significativas na nossa sociedade, sendo relevante o aumento da população mais velha. Este fato traz novos desafios, a que a enfermagem não pode ficar indiferente. Manter os nossos idosos saudáveis, ativos e participativos nas suas comunidades deverá ser a prioridade. Um bom estado de saúde é fundamental para que as pessoas mais velhas possam continuar a ser ativas e autónomas. A promoção de estilos de vida saudáveis visa levar as pessoas à adoção de comportamentos de saúde, prevenindo doenças e melhorando a gestão de outras já existentes. A promoção de um envelhecimento saudável deverá ser um dos objetivos das estruturas existentes numa comunidade, sejam estas de saúde, politicas, sociais e da sociedade civil, sendo essencial a atuação conjunta. No decorrer do estágio académico, com o propósito de desenvolver competências específicas na área da enfermagem comunitária, a mestranda recorre a parcerias com varias instituições da comunidade com o objetivo de implementar o projeto de educação para a saúde visando a promoção do envelhecimento saudável. Esta foi a problemática estruturante da prática clínica, emergindo a questão: a educação para a saúde na pessoa com idade superior a 50 anos promove o envelhecimento saudável? Foram realizadas várias intervenções junto do grupo alvo definido, tendo como objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis, com vista à capacitação destas pessoas. Estas intervenções foram suportadas em fundamentação científica através de revisão bibliográfica realizada ao longo do estágio. A mestranda realizou também revisão sistemática de literatura nas bases de dados científicas e encontrou evidências de que a educação para a saúde para a adoção de comportamentos saudáveis é essencial para um envelhecimento saudável, ativo e participativo.
- O efeito mediador do empenhamento afetivo, da satisfação e do bem-estar psicológico na relação entre as perceções de responsabilidade social e os comportamentos de cidadaniaPublication . Leal, Susana; Rego, ArménioObjetivo. Este trabalho testa empiricamente como as perceções de responsabilidade social das empresas (RSE) explicam os comportamentos de cidadania organizacional (CCO), tanto diretamente quanto através da mediação do empenhamento afetivo (EA), da satisfação com o trabalho (ST) e do bem-estar psicológico (BEP). Embora investigação recente tenha vindo a estudar as consequências das percepções de RSE (e.g., Duarte e Neves, 2010; Lin, Lyau, Tsai, Chen e Chiu, 2010; Leal, 2012; Rego, Leal, Cunha, Faria e Pinho, 2010), não se conhecem estudos que consideram os três mediadores em simultâneo. Esta investigação segue as sugestões de autores (e.g., Aguilera, Rupp, Williams e Ganapathi, 2007; Gond, El-Akremi, Igalens e Swaen, 2010) que recomendam o aprofundamento da pesquisa dos efeitos das perceções de RSE nas atitudes e nos comportamentos das pessoas no trabalho.Metodologia. A amostra abarca 278 colaboradores (58% do sexo feminino; 34% com 12º ano de escolaridade, e 28% com graduação superior; 25,9% com cargos de chefia) provenientes de 83 empresas. A idade média dos inquiridos é de 39,9 anos (DP: 10,5) e a antiguidade média de 10,2 anos (DP: 9,74). O modelo foi testado através dos modelos de equações estruturais (com o software LISREL), tendo-se controlado os efeitos das variáveis género, ocupação de cargo de chefia, idade e antiguidadeResultados. Os dados sugerem: (a) as perceções de RSE predizem diretamente o empenhamento afetivo, a satisfação com o trabalho e o bem-estar psicológico; (b) a relação entre as perceções de RSE e os comportamentos de cidadania organizacional é mediada pelo empenhamento afetivo epela satisfação com o trabalho. Os efeitos diretos e indiretos das perceções de RSE nos CCO são medidos. Limitações. Dada a origem comum dos dados de todas as variáveis, os riscos de variância do método comum não podem ser descartados. O estudo é correlacional, não permitindo aferir de modo inequívoco a relação de causalidade presumida. Estudos futuros deverão recorrer a fontes diferentes para medir as diferentes variáveis do estudo e, idealmente, em momentos temporais separados. Contributos teóricos e práticos. As perceções de RSE influenciam não apenas os stakeholders externos, mas também diversas atitudes e comportamentos dos colaboradores (stakeholders internos). Essa pode ser uma forma complementar de a assunção de responsabilidades sociais pelas empresas gerar mais “valor partilhado” (Porter e Kramer, 2011).
- Promoção da saude dos idosos na comunidade: O contributo dos cuidados de enfernagemPublication . Martins, Marisa; Reis, AlcindaMestrado em Enfermagem Comunitária visa promover a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, nesta área do conhecimento em enfermagem, através da autoformação e da reflexão crítica sobre os cuidados prestados. O presente relatório, reali-zado no âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório visa descrever de forma sucinta e reflexiva, as atividades desenvolvidas e as competências específicas adquiridas de enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária. O Diagnóstico de Saúde realizado aos idosos da freguesia de Almoster permitiu identificar os seguintes problemas de saúde: sedentarismo, isolamento social e oportunidades de distração insuficientes. Com vista à sua resolução desen-volveu-se o projeto de intervenção comunitária “Clube Sénior: Fique Ativo, Viva Melhor”, no qual foram implementadas diversas estratégias e atividades, destacando-se as sessões de educação para a saúde, atividades de intergeracionalidade e de interação social entre os ido-sos. Para a consecução das atividades foram mobilizadas parcerias estratégicas, sem as quais o sucesso deste projeto não seria possível. Com o objetivo de identificar e analisar as evidên-cias científicas sobre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na promoção da saúde nos idosos, foi realizada revisão sistemática de literatura, com recurso à metodologia PI[C]O. Os estudos analisados referem que os enfermeiros ocupam uma posição privilegiada para promo-ver a saúde e desenvolver cuidados biopsicossociais preventivos alargados. Definem como estratégias de promoção de saúde dos idosos, entre outras, a educação para a saúde, ações de intergeracionalidade e a atividade física. Neste sentido, as intervenções implementadas na prática clinica vão ao encontro da evidência científica. Sendo a nossa sociedade cada vez mais exigente ao nível da qualidade dos cuidados prestados, a prática baseada na evidência é fun-damental pois fornece ao enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária conhecimentos científicos atualizados para fazer face a esta realidade.
- Perceção docente da supervisão pedagógicaPublication . Mateus, Maria João Gomes da Costa; Santos, LeonorNa escola de hoje, a supervisão pedagógica pode desempenhar um papel importante na construção de uma cultura de equipa docente, baseada na partilha de experiências e saberes, em que o envolvimento de cada indivíduo se torna essencial para a identidade coletiva do grupo. O presente trabalho pretendeu conhecer a perceção docente da supervisão pedagógica através de um estudo de caso numa escola onde a investigadora exerceu a profissão docente durante vários anos. A finalidade do mesmo consistiu em perceber a existência ou não de relação entre a realidade supervisiva atual e a que se pretenderia que existisse por parte dos docentes. Os dados foram recolhidos primeiramente através de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, por questionários elaborados com base naquelas. Para além da análise de conteúdo, procedeu-se também à análise documental baseada em autores reconhecidos da vasta bibliografia relativa ao tema em estudo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, efetivamente, existe um desfasamento entre perceções da realidade supervisiva e perceções do que seria desejável no desempenho dessa mesma função. Com base no presente estudo empírico, pudemos apurar que a supervisão pedagógica deve sofrer alterações na sua génese. Essas alterações deverão visar um trabalho de equipa não hierarquizado, em que são fundamentais os comportamentos colaborativos numa perspetiva dialógica de trabalho. O supervisor deverá ser alguém dotado de competências sociais e cognitivas que lhe permitam fomentar a cooperação, revelando um espírito de liderança e promovendo a consecução de objetivos comuns, o que permitirá o desenvolvimento da identidade profissional docente baseada num espírito que se deseja de equipa.
- O papel das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) na economia social:o caso do concelho de PenichePublication . Gavino, Hélia Alexandra Nunes; Urbano, ClaudiaO tema selecionado para desenvolver em dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito das Organizações de Economia Social, nomeadamente no que respeita às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Em termos mais concretos, através deste trabalho pretende-se fazer uma caraterização das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Peniche, percebendo qual o seu papel na economia social. Para a concretização dos objetivos definidos socorremo-nos de uma revisão bibliográfica procurando definir os principais conceitos associados à economia social e às Instituições Particulares de Solidariedade Social. A metodologia utilizada assentará na aplicação de um inquérito por questionário a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Peniche.
- A avaliação na creche e no jardim de infânciaPublication . Silva, Diana Suse Marques; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho leva-nos a estudar as finalidades e práticas de avaliação na Creche e no Jardim de Infância. Com ele pretendi ouvir a opinião de seis educadoras de infância sobre esta temática, nos contextos de creche e jardim de infância. Este trabalho tem como objetivo ouvir os testemunhos das educadoras de infância sobre a avaliação, nomeadamente se acham importante fazer a avaliação das crianças, que instrumentos de avaliação utilizam nas suas práticas e por fim de que forma é que a avaliação pode contribuir para uma melhoria das suas práticas pedagógicas e profissionais. Com base nos resultados obtidos e analisados das entrevistas, conclui-se que as educadoras de infância salientam que a avaliação das crianças serve para se verificar a evolução das crianças, assim como observar em que grau de desenvolvimento se encontra cada criança. Neste sentido a avaliação, também proporciona de certa forma o aperfeiçoamento das suas práticas educativas enquanto educadoras.
- Organização do espaço - materiais em creche e jardim de infânciaPublication . Ferreira, Joana Pereira; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório decorre da unidade curricular de Prática e Intervenção Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. “Organização do espaço - materiais em Creche e Jardim de Infância” é o título do meu relatório final que reflete a importância do ambiente educativo para as crianças, nomeadamente a organização do espaço de sala de aula, que é o tema que escolhi para a minha pesquisa. A partir deste tema surgiu a questão, “Qual a relevância dada pelas educadoras de Creche e Jardim de Infância à organização do espaço - materiais tendo em conta o bem-estar e aprendizagem das crianças?”, que serve de base ao desenvolvimento deste Relatório. Assim, para desenvolver a minha questão decidi investigar a opinião das educadoras sobre as características físicas e importância do espaço onde estas exercem a sua ação educatica e a relevância dos materiais disponíveis neste processo e ainda a natureza e/ou características dos mesmos. O Relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais: a primeira parte em que apresento o percurso e os contextos onde realizei os meus estágios ao longo do ano, as aprendizagens e dificuldades que surgiram, assim como algumas questões que levaram ao surgimento da questão de pesquisa. Na segunda parte, apresento a questão de pesquisa e a metodologia de trabalho utilizada, fundamento teoricamente a questão, a organização do espaço na educação pré-escolar tendo em conta a bibliografia disponível e alguns modelos pedagógicos para a Educação de Infância, nomeadamente, o modelo High-Scope, o Movimento da Escola Moderna e o modelo Reggio Emilia. Refiro ainda a importância dos materias neste mesmo espaço sem esquecer o bem-estar e aprendizagem das crianças. De seguida, apresento o trabalho de pesquisa realizado, os dados recolhidos e analisados e principais conclusões dos mesmos. De acordo com a pesquisa feita foi possível concluir que o modo como é organizado o espaço da sala, os materiais utilizados e a participação ativa das crianças é essencial para que se possa proporcionar bem-estar e aprendizagens significativas ao desenvolvimento das crianças. O relatório termina com uma reflexão final sobre todo o percurso de aprendizagem realizado durante os estágios e na sequência da pesquisa realizada.
- The use of virtual environments as an extended classroom – A case study with adult learners in tertiary educationPublication . Loureiro, Ana; Bettencourt da Cruz, Teresa MariaThis study was conducted in immersive 3D virtual environment Second Life®, with the support of web 2.0 tools as a complement to physical classroom - extended classroom. It was assumed that socialization is a key factor for collaborative learning and knowledge construction. The study aims to identify the variables that may influence knowledge sharing in learning contexts using virtual environments; with the aim of contributing to the improvement of learning situations using the online tools. This research is exploratory in nature and falls within the field of phenomenological studies. The study was implemented in a tertiary education institution involving regular and adult learners. We conclude that in virtual environments learners tend to feel more confident, open, participatory, creative, understanding and seem to participate in training sessions because they are indeed interested in learning. On the other hand, the possibility of providing online tutorial session allows reaching a larger number of learners. These online sessions can be established in a time and place (virtual) free of constraints and can be tailored, allowing a more effective participation from learners.
- Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."Publication . Jordão, Pedro Fernando Ferreira; Lourenço, António MorãoA principal motivação do estudo, passou por se tentar entender se a fusão das empresas em causa trará benefícios e se esta estratégia de reestruturação de empresas é vantajosa. O objetivo da realização deste estudo de caso, passa pelo cálculo dos custos e benefícios do processo de fusão de duas empresas, concluindo a presença ou não de Sinergias da fusão. Os objetos de análise serão as duas empresas de transportes do grupo Paredes, a Transportadora Tejo à Vista, Sociedade Unipessoal, Lda. e a Gomes&Paredes, Lda. Deste modo, pretendeu-se delinear uma fusão na perspetiva financeira na obtenção de valor. Assim, esta perspetiva financeira trabalhou áreas como a estratégia, o comportamento organizacional e o nível de gestão das operações (das empresas atuais e da que se vai gerar). Para se avaliar as empresas optou-se pela utilização do Método dos Free Cash Flow to the Firm (FCFF), para no fim se verificar a existência de Sinergias. Através de indicadores como o Earnings Before Interests and Taxes (EBIT), as depreciações, os investimentos em capital fixo e fundo de maneio, calculou-se os Free Cash Flow das empresas. Estes Free Cash Flow serão posteriormente devidamente atualizados. Com os FCFF atualizados, conseguiu-se apurar o valor do negócio de cada uma das empresas, e o valor desta após a possível fusão. Atualmente, verifica-se que as empresas atravessam uma situação difícil, reflexo do estado da economia do país e do mundo. No entanto, após a simulação da possível fusão, concluiu-se que esta operação criou valor, ou seja, sinergias para as empresas em causas. Assim, pensa-se que as empresas em causa necessitam rapidamente de uma estratégia de revitalização, e o presente estudo venha a ter um papel significativo na tomada de decisão.