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- A avaliação na creche e no jardim de infânciaPublication . Silva, Diana Suse Marques; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho leva-nos a estudar as finalidades e práticas de avaliação na Creche e no Jardim de Infância. Com ele pretendi ouvir a opinião de seis educadoras de infância sobre esta temática, nos contextos de creche e jardim de infância. Este trabalho tem como objetivo ouvir os testemunhos das educadoras de infância sobre a avaliação, nomeadamente se acham importante fazer a avaliação das crianças, que instrumentos de avaliação utilizam nas suas práticas e por fim de que forma é que a avaliação pode contribuir para uma melhoria das suas práticas pedagógicas e profissionais. Com base nos resultados obtidos e analisados das entrevistas, conclui-se que as educadoras de infância salientam que a avaliação das crianças serve para se verificar a evolução das crianças, assim como observar em que grau de desenvolvimento se encontra cada criança. Neste sentido a avaliação, também proporciona de certa forma o aperfeiçoamento das suas práticas educativas enquanto educadoras.
- Organização do espaço - materiais em creche e jardim de infânciaPublication . Ferreira, Joana Pereira; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório decorre da unidade curricular de Prática e Intervenção Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. “Organização do espaço - materiais em Creche e Jardim de Infância” é o título do meu relatório final que reflete a importância do ambiente educativo para as crianças, nomeadamente a organização do espaço de sala de aula, que é o tema que escolhi para a minha pesquisa. A partir deste tema surgiu a questão, “Qual a relevância dada pelas educadoras de Creche e Jardim de Infância à organização do espaço - materiais tendo em conta o bem-estar e aprendizagem das crianças?”, que serve de base ao desenvolvimento deste Relatório. Assim, para desenvolver a minha questão decidi investigar a opinião das educadoras sobre as características físicas e importância do espaço onde estas exercem a sua ação educatica e a relevância dos materiais disponíveis neste processo e ainda a natureza e/ou características dos mesmos. O Relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais: a primeira parte em que apresento o percurso e os contextos onde realizei os meus estágios ao longo do ano, as aprendizagens e dificuldades que surgiram, assim como algumas questões que levaram ao surgimento da questão de pesquisa. Na segunda parte, apresento a questão de pesquisa e a metodologia de trabalho utilizada, fundamento teoricamente a questão, a organização do espaço na educação pré-escolar tendo em conta a bibliografia disponível e alguns modelos pedagógicos para a Educação de Infância, nomeadamente, o modelo High-Scope, o Movimento da Escola Moderna e o modelo Reggio Emilia. Refiro ainda a importância dos materias neste mesmo espaço sem esquecer o bem-estar e aprendizagem das crianças. De seguida, apresento o trabalho de pesquisa realizado, os dados recolhidos e analisados e principais conclusões dos mesmos. De acordo com a pesquisa feita foi possível concluir que o modo como é organizado o espaço da sala, os materiais utilizados e a participação ativa das crianças é essencial para que se possa proporcionar bem-estar e aprendizagens significativas ao desenvolvimento das crianças. O relatório termina com uma reflexão final sobre todo o percurso de aprendizagem realizado durante os estágios e na sequência da pesquisa realizada.