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Abstract(s)
Objetivo. Este trabalho testa empiricamente como as perceções de responsabilidade social das empresas (RSE) explicam os comportamentos de cidadania organizacional (CCO), tanto diretamente quanto através da mediação do empenhamento afetivo (EA), da satisfação com o trabalho (ST) e do bem-estar psicológico (BEP). Embora investigação recente tenha vindo a estudar as consequências das percepções de RSE (e.g., Duarte e Neves, 2010; Lin, Lyau, Tsai, Chen e Chiu, 2010; Leal, 2012; Rego, Leal, Cunha, Faria e Pinho, 2010), não se conhecem estudos que consideram os três mediadores em simultâneo. Esta investigação segue as sugestões de autores (e.g., Aguilera, Rupp, Williams e Ganapathi, 2007; Gond, El-Akremi, Igalens e Swaen, 2010) que recomendam o aprofundamento da pesquisa dos efeitos das perceções de RSE nas atitudes e nos comportamentos das pessoas no trabalho.Metodologia. A amostra abarca 278 colaboradores (58% do sexo feminino; 34% com 12º ano de escolaridade, e 28% com graduação superior; 25,9% com cargos de chefia) provenientes de 83 empresas. A idade média dos inquiridos é de 39,9 anos (DP: 10,5) e a antiguidade média de 10,2 anos (DP: 9,74). O modelo foi testado através dos modelos de equações estruturais (com o software LISREL), tendo-se controlado os efeitos das variáveis género, ocupação de cargo de chefia, idade e antiguidadeResultados. Os dados sugerem: (a) as perceções de RSE predizem diretamente o empenhamento afetivo, a satisfação com o trabalho e o bem-estar psicológico; (b) a relação entre as perceções de RSE e os comportamentos de cidadania organizacional é mediada pelo empenhamento afetivo epela satisfação com o trabalho. Os efeitos diretos e indiretos das perceções de RSE nos CCO são medidos.
Limitações. Dada a origem comum dos dados de todas as variáveis, os riscos de variância do método comum não podem ser descartados. O estudo é correlacional, não permitindo aferir de modo inequívoco a relação de causalidade presumida. Estudos futuros deverão recorrer a fontes diferentes para medir as diferentes variáveis do estudo e, idealmente, em momentos temporais separados.
Contributos teóricos e práticos. As perceções de RSE influenciam não apenas os stakeholders externos, mas também diversas atitudes e comportamentos dos colaboradores (stakeholders internos). Essa pode ser uma forma complementar de a assunção de responsabilidades sociais pelas empresas gerar mais “valor partilhado” (Porter e Kramer, 2011).
Description
Keywords
Responsabilidade social das empresas Comportamentos de cidadania organizacional Empenhamento afetivo Satisfação com o trabalho Bem-estar psicológico
Citation
Leal, S. & Rego, A. (abril, 2014). O efeito mediador do empenhamento afetivo, da satisfação e do bem-estar psicológico na relação entre as perceções de responsabilidade social e os comportamentos de cidadania. Comunicação apresentada na V Conferência IIRH - Aspetos Contemporâneos em GRH, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde.