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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando a modificação de comportamentos alimentares em crianças, surge este relatório
com os objetivos de refletir sobre as competências desenvolvidas em ensino clínico,
nomeadamente as relacionadas com a educação das crianças e famílias, identificar estratégias
de intervenção para a modificação da alimentação das crianças e analisar as intervenções
realizadas durante o estágio tendo em conta, a melhoria dos cuidados, utilizando a evidência
cientifica.
Durante o ensino clinico na UCC do Entroncamento foram desenvolvidas as competências do
Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Nesta perspectiva foi
realizado um estudo com uma população de 151 crianças em que 40 apresentavam peso acima
do normal. Pelo que foi elaborado, planeado e implementado um projeto de estágio de forma
a vencer esta realidade. Tendo em conta que a prática deve basear‐se na melhor evidência
cientifica, realizou‐se uma revisão sistemática da literatura recorrendo à metodologia PI[C]O,
com pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCO nas bases de dados CINAHL e
MEDLINE, com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação. Foi elaborada a
seguinte questão no formato referido: “Que intervenções de Enfermagem promovem na
criança a modificação da alimentação?”.
Da Revisão Sistemática da literatura surgiram vários contributos, nomeadamente a
importância da promoção da saúde efetuada pelos Enfermeiros de Cuidados de Saúde
Primários, que desempenham um papel fundamental na educação sobre a alimentação desde
o início da vida, para que se desenvolvam relações positivas entre a alimentação e o
crescimento saudável. Assim como, a importância das visitas domiciliárias como uma
estratégia para aumentar e melhorar a responsabilidade e alimentação materna, aumentar o
tempo da amamentação com práticas adequadas, melhorar os padrões de crescimento infantil
e a satisfação das mães. Considering the modification of eating behaviors in children , comes this report aiming to
reflect on the skills developed in clinical teaching , particularly those related to education of
children and families , identify intervention strategies for changing children's eating and
analyze interventions during the stage taking into account the improvement of care , using
scientific evidence .
During the clinical teaching in the UCC Entroncamento were developed skills of the Specialist
Nurse in Community Nursing and Public Health . In this prospective study was conducted in
151 children in which 40 had above‐average weight . From what has been prepared , planned
and implemented an internship project in order to combat this reality . Given that the practice
is based on the best scientific evidence , we carried out a systematic literature review using the
methodology PI [ C ] O, with research papers through the platform in EBSCO databases CINAHL
and MEDLINE , with order to promote reflection in action and on action . Was prepared
following question in the format above : " What nursing interventions to promote change in
the child 's diet? “.
Systematic Review of the literature were several contributions, including the importance of
health promotion conducted by nurses Primary Health Care, which play a key role in education
about food since the beginning of life, to develop positive relationships between food and
healthy growth. As the importance of home visits as a strategy to increase and improve
accountability and maternal nutrition, increase the time of breastfeeding with appropriate practices to improve child growth standards and the satisfaction of mothers.
Description
Relatório de Estagio para obtenção do grau de Mestre na Especialidade de Enfermagem Comunitaria
Keywords
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM - Alimentação PROMOÇÃO DA SAÚDE - Criança ALIMENTAÇÃO
Citation
Coelho, Guida M. (2013). Intervenções de enfermagem para a promoção da alimentação saudável na criança. Santarém: Escola Superior de Saude