Browsing by Issue Date, starting with "2012-05-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Multimédia em contexto educacional: projeto de (re)construçãoPublication . Silva, Neuza Joana de Jesus Viterbo; Soares, JoséNo ano letivo 2011/2012 a Escola Secundária de Peniche abriu pela primeira vez o Curso Profissional de Técnico de Multimédia. A proposta da sua abertura partiu do grupo 550, ao qual pertence a investigadora e também docente, sendo baseada na realidade atual dos mercados, e na inexistência desse tipo de técnicos no concelho. Este relatório de estágio pretende descrever as experiências durante o primeiro ano de existência do curso, quer como diretora do mesmo, quer como docente da unidade curricular de Técnicas de Multimédia. O estudo da implantação do curso na escola e da sua evolução, assim como o “trabalhar” com os estudantes e verificar a sua postura perante o curso, suas espectativas e progressos, pensamos que levará à sua melhoria ao longo dos seus três anos de existência. Poderá proporcionar também o reforço junto dos responsáveis da escola secundária de Peniche, para a sua continuação e reabertura ao fim deste ciclo de estudos. O estágio passará também pela análise da unidade curricular a lecionar nos próximos três anos, Técnicas de Multimédia, módulos, horas atribuídas, e modos de melhor captar a atenção dos estudantes. Finalmente, este relatório, tenciona expor os trabalhos realizados pelos estudantes, junto da comunidade escolar, de modo a demonstrar a pertinência do curso e da multimédia em geral.
- Nós e os avós: partilha entre gerações com recurso à multimédiaPublication . Valadares, Maria Aurélia Rosália da Costa; Soares, JoséO tema deste estudo está relacionado com a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações e tem como título: “Nós e os avós: partilha entre gerações com recurso à Multimédia.” A área de investigação escolhida foi a da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto que utiliza os recursos educativos da Multimédia para a integração dos idosos na sociedade, de forma a evitar a sua infoexclusão. Souza (2005) afirma que é na educação que o uso das tecnologias faz mais sentido, na medida em que se podem aplicar em diferentes contextos, criando situações de aprendizagem. Desta forma, pensámos desenvolver um projeto que implicasse diferentes gerações (pais, netos e avós) e parte da comunidade educativa da Escola E.B. 2/3 de Vialonga, na qual a investigadora leciona. O projeto foi implementado nas turmas - 5ºE, 6ºB e 6ºC e teve como finalidade promover, junto dos avós destes alunos, uma inclusão na escola para que estes possam “envelhecer melhor” na atual sociedade de informação e, simultaneamente, partilhar saberes “do antigamente” com a geração mais nova. Para tal, foi dinamizado um Atelier de Informática a um grupo de 12 idosos. Este projeto pretende contribuir, de forma relevante, no âmbito da Educação e Comunicação Multimédia, no sentido em que procura constituir uma resposta educativa e principalmente social, para alguns dos problemas que atualmente se fazem sentir: envelhecimento populacional; aumento da esperança média de vida; aumento do tempo livre; iliteracia digital; infoexclusão. Estes fatores, acrescidos do facto de considerar que o ensino com o auxílio das ferramentas web 2.0 potencia o gosto pela aprendizagem e contribui para tornar todo o processo de relacionamento entre gerações mais vivo, interessante e produtivo, proporcionaram a elaboração do presente estudo. Os métodos de recolha de dados foram a observação sistemática e os questionários (inicial e final). Os dados obtidos foram analisados quantitativamente. A investigação realizada permitiu apurar que a idade não é um fator limitativo da aprendizagem das TIC pelos idosos. A partilha entre gerações, com recurso à Multimédia, contribui para que os idosos se sintam mais autónomos, ativos e intervenientes na atual sociedade.
- Culture_Arte - A Web 2.0 ao serviço das Artes VisuaisPublication . Mendes, Milene Sofia Gonçalves; Soares, JoséO projeto Culture_Arte – A web 2.0 ao serviço das Artes Visuais, nasce da forte influencia que a web 2.0 e as suas ferramentas comunicativas têm vindo a exercer na nossa sociedade e na forma como comunicamos, interagimos, trabalhamos e mesmo como consumimos. O presente relatório visa a exposição da utilização destas potencialidades comunicativas para a divulgação das Artes Visuais, através da criação de uma rede de interação entre a plataforma oficial Culture_Arte e as Redes Sociais mais utilizadas de momento, considerando ainda, a criação de uma aplicação para telemóveis com software Android. Para além da divulgação efetuada através das diversas ferramentas da web 2.0, serão também evidenciadas, quais as plataformas que proporcionam uma maior comunicação e interação com a comunidade, quais as principais vantagens e desvantagens encontradas e quais as potenciais perdas, ganhos e transformações sofridas pelos conteúdos artísticos através da divulgação digital.