Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Promover precocemente competências de auto-regulação das aprendizagens com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. O projecto de investigação delineado tem como alvo crianças na Educação Pré escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5-7 anos) e enquadra-se no desenvolvimento profissional de educadores e professores. Neste artigo, argumenta-se a necessidade de promover a reflexão sobre a acção docente em contexto da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de auto regulação da aprendizagem. Apresenta-se o planeamento estratégico da construção, utilização e validação de um instrumento formativo a concretizar em colaboração com educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico e outros profissionais relacionados com esta temática reconhecidos pela comunidade científica. A finalidade é a de apoiar os docentes na reflexão, identificação e avaliação das suas abordagens educativas a fim de as ajustarem às necessidades das crianças e ao desenvolvimento de processos auto-regulatórios. Estes constituem-se como estratégias de suporte e proporcionam oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento da autonomia nas crianças.

Description

Keywords

auto-regulação da aprendizagem transição escolar desenvolvimento profissional

Citation

Piscalho, I. & Simão,A. ( 2011-jul.).Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto [Paper presentation]. Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. https://hdl.handle.net/1822/25327

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)

CC License