Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao entrar para a escola a criança vê-se confrontada com novos problemas e
desafios cada vez mais complexos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas
exigências vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como
da qualidade das experiências actuais vividas na escola.
O estudo longitudinal que se sintetiza pretende contribuir para a reflexão sobre os
problemas que resultam da falta de articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo
do ensino básico.
A investigação foi conduzida em duas etapas: na primeira pretendeu-se analisar as
diferentes expectativas de educadoras de infância e de professoras do 1ºciclo face ao
percurso escolar das crianças que transitam do jardim de infância para a escola; numa
segunda etapa, seguimos a trajectória escolar de uma coorte de 30 crianças, sinalizadas
no fim da frequência da educação pré-escolar em termos de provável sucesso ou
insucesso na escola. O princípio organizador do trabalho foi a comparação dos critérios
de sucesso escolar de educadoras de infância e de professoras do 1º ciclo.
A par da constatação de um percurso escolar de sucesso para a grande maioria das
crianças em estudo, sublinha-se a existência de diferenças nas qualidades mais ou
menos valorizadas nas crianças que sustentam diferentes práticas em cada uma das
etapas.
Description
Keywords
Criança Aluno Clivagem Expectativa Avaliação Transição
Citation
RODRIGUES, Isabel - Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos.Revista Interacções. N.º 1 ( 2005), p. 7-24
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação