Browsing by Author "Vicente, Nuno"
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- Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treinoPublication . Vicente, NunoO treinador tem de assumir vários papéis e possuir diversas competências, tendo a sua formação um impacto considerável na evolução desportiva dos jovens, consoante o seu escalão etário. O ensino do conteúdo específico só terá valência didática se existir um conhecimento pedagógico especializado por parte do treinador. A sua intervenção pedagógica, sendo uma forma de conhecimento, é decisiva na evolução do atleta, desde que se considerem envolvidas todas as componentes no processo de ensino-aprendizagem (Farias, 2007). Desta forma, o presente estudo pretende caracterizar e comparar a intervenção pedagógica do conteúdo de treinadores de futebol com formação inicial (Grau I), nos escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino. Foram filmados e analisados 12 treinos (6 de Escolas e 6 de Infantis) nos distritos de Santarém e Leiria, identificando: a intervenção pedagógica do conteúdo; a natureza das tarefas instrucionais; o nível de explicação na apresentação das tarefas instrucionais; o tipo de exigência do sistema de responsabilização dos praticantes na apresentação das tarefas instrucionais. O sistema de observação adoptado é o S.A.P.C.I. (The Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions), construído por Gilbert, Trudel, Gaumond, e Larocque (1999) na modalidade de hóquei no gelo, adaptados os seus conteúdos a Queiroz (1983), Garganta (1997) e Pacheco (2001). Os resultados obtidos demonstram que não existem diferenças entre os treinadores de Escolas e os treinadores de Infantis. Emitem em média 3,83 Unidades de Informação por minuto (UI/Min.). As intervenções pedagógicas de conteúdo são transmitidas nos momentos de ação motora, recaem sobre os conteúdos de ordem Psicológico, conteúdos de categoria Técnica com carácter Ofensivo (Passe, Remate e a Condução). As instruções são de carácter geral prescrevendo comportamentos e ações relacionadas com o jogo, direcionadas ao atleta de forma auditiva. A natureza das tarefas, é informativa, alusivas ao cumprimento do objectivo-geral, centradas na participação, empenho e esforço.
- Desenvolvimento de um Plano – Sistematização de um ProcessoPublication . Vicente, NunoResumo A exigência e competitividade do mundo laboral, obriga a uma maior necessidade de especialização a um nível superior. Pala além do mais, os avanços tecnológicos e científicos fazem com que surjam necessidades de atualização, reaprendizagem e evolução. Ao enquadrar estes factos, nasce a motivação e vontade de com este estágio, construir um modelo de trabalho em psicologia do desporto, que permita associar os conhecimentos teórico-práticos aprendidos, com a primeira experiência profissional. O estágio curricular foi realizado numa academia de futebol juvenil situada no concelho de Oeiras entre os meses de Setembro de 2011 e Junho de 2012. O objetivo principal seria a aplicação dos conhecimentos apreendidos na área de psicologia do desporto, cumprindo um trabalho de acompanhamento a uma equipa de competição de benjamins sub-9 em todos os seus momentos (planeamento de atividades, treino e competição). Para o desenvolvimento da atividade foi primeiramente realizado um projeto de intervenção que depois de uma análise mais profunda e presencial, fora alvo de alterações que permitiram uma maior operacionalização das intervenções perspetivadas. O produto final de todo o processo, tendo em conta a análise detalhada de todas as tarefas e aplicações de métodos inerentes à prática da psicologia do desporto num contexto específico, permitiu a sistematização dos conteúdos anteriormente apreendidos. Em suma, todas as aquisições de conhecimentos e experiências passadas ao longo deste ano de trabalho, são analisados de uma forma bastante positiva numa reflexão crítica de desempenho. As dificuldades e barreira que caracterizarão o início deste processo, acarretaram um estudo e uma evolução progressiva onde foram potencializadas as capacidades de adaptação, oportunidade, auto-confiança e criatividade. Por fim, a riqueza que as atividades de estágio proporcionaram foram bastante enriquecedoras do ponto de vista pessoal como auto-conhecimento pessoal, perceção das capacidades e preparação efetiva para o mercado de trabalho no contexto desportivo.
- Duração dos efeitos do método de treino dos constrangimentos metadecisionais na capacidade de tomada de decisão do treinadorPublication . Vicente, Nuno; Araújo, Duarte; Silva, CarlosResumo A tomada de decisão está inerente a uma seleção de resposta, no qual indica um comportamento adaptativo baseado na capacidade de resolver problemas (Tenenbaum, 2003). Este estudo está insere-se na temática da tomada de decisão do treinador, tentando desenvolver uma área pouco conceptualizada, utilizado como suporte o estudo de Guia (2009), onde foi analisada a influência dos constrangimentos metadecisionais nas decisões dos treinadores. O objetivo primordial desta investigação, subdividida em dois estudos, consistiu em avaliar a influência dos constrangimentos metadecisionais na tomada de decisão de treinadores de futebol (Estudo I), através do treino de habilidades decisionais. O Estudo II consistiu em analisar a eficácia temporal do programa de treino de habilidades decisionais (THD). Nesta investigação participaram 12 treinadores de futebol de vários escalões competitivos, distribuídos de uma forma aleatória em dois grupos (experimental e placebo). O grupo experimental realizou quatro sessões de treino de habilidades decisionais, enquanto que o grupo de controlo não foi alvo de qualquer intervenção, tendo apenas os treinadores desenvolvido as suas atividades técnicas tanto no treino como na competição. Os resultados obtidos no Estudo I, no pré-teste e pós-teste 1, mesmo não apresentando resultados significativos, permitiu verificar que o THD promoveu uma melhoria das capacidades de tomada de decisão do treinador tanto no tempo gasto, como na precisão decisional. Relativamente ao segundo estudo, no pós-teste 1 e pós-teste 2, os resultados refletem a retenção positiva e melhoria das competências promovidas pelo THD, no grupo experimental. Esta investigação mostra uma tendência que suporta a retenção das competências promovidas pelo THD. A manutenção das competências adquiridas revela a influência do treino metadecisional nas mudanças comportamentais a médio prazo. No entanto é importante investigar sobre a aplicabilidade/ transferência das competências adquiridas no treino para o contexto da competição.