Browsing by Author "Silva, Ana"
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- Current context of Cannabis sativa cultivation and parameters influencing its developmentPublication . Saragoça, Andreia; Silva, Ana; Varanda, Carla; Materatski, Patrick; Ortega, Alfonso; Cordeiro, Ana; Gama, JoséCannabis sativa L. is a versatile plant with significant medicinal, industrial, and recreational applications. Its therapeutic potential is attributed to cannabinoids like THC and CBD, whose production is influenced by environmental factors, such as radiation, temperature, and humidity. Radiation, for instance, is essential for photosynthetic processes, acting as both a primary energy source and a regulator of plant growth and development. This review covers key factors affecting C. sativa cultivation, including photoperiod, light spectrum, cultivation methods, environmental controls, and plant growth regulators. It highlights how these elements influence flowering, biomass, and cannabinoid production across different growing systems, offering insights for optimizing both medicinal and industrial cannabis cultivation. Studies indicate that photoperiod sensitivity varies among cultivars, with some achieving optimal flowering and cannabinoid production under extended light periods rather than the traditional 12/12 h cycle. Light spectrum adjustments, especially red, far-red, and blue wavelengths, significantly impact photosynthesis, plant morphology, and secondary metabolite accumulation. Advances in LED technology allow precise spectral control, enhancing energy efficiency and cannabinoid profiles compared to conventional lighting. The photoperiod plays a vital role in the cultivation of C. sativa spp., directly impacting the plant’s developmental cycle, biomass production, and the concentration of cannabinoids and terpenes. The response to photoperiod varies among different cannabis cultivars, as demonstrated in studies comparing cultivars of diverse genetic origins. On the other hand, indoor or in vitro cultivation may serve as an excellent alternative for plant breeding programs in C. sativa, given the substantial inter-cultivar variability that hinders the fixation of desirable traits.
- Do Projeto Exprax ao Projeto CBTS - Criando pontes através do Erasmus+Publication . Silva, Ana; Rosa, Marta; Torres, Ana; Caseiro, HelenaIntrodução - O projeto Erasmus+ Exprax foi criado com o objetivo de identificar, testar e implementar boas práticas na educação em saúde, relacionadas com a simulação, resultando na criação de um Manual de Formação de Formadores em simulação, ferramenta para coadjuvar a formar outros professores/formadores interessados em organizar atividades de simulação e um compêndio de boas práticas. Decorrente deste, surge o projeto CBTS - Competências Baseadas na Formação e Simulação na Educação em Saúde, no qual se pretende sensibilizar para simulação como método de aprendizagem, criar e implementar um modelo de portfólio Eletrônico e desenvolver os 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável. Objetivo – Dar a conhecer o projeto Erasmus+ CBTS Materiais e Métodos – Está a ser desenvolvido nos diferentes países parceiros, um diagnóstico de situação relativamente ao desenvolvimento da simulação enquanto prática pedagógica, utilização de portfólios eletrónicos e relação prática com os ODS, através de entrevistas a professores e questionários a estudantes e professores. Seguir-se-ão sessões de formação de professores, mobilidades de estudantes e o desenvolvimento de modelos de portfólio eletrónico e atividades de simulação. Resultados – Os resultados esperados centram-se na criação de um e-portfólio integrado para apoiar a monitorização e avaliação dos estudantes em atividades de simulação em contexto de escola e de estágio. A fim de ajudar os professores a integrar a simulação, o projeto criará um conjunto de atividades de simulação a rentabilizar no âmbito da saúde e um guia da melhor forma de mobilizar os ODS na educação em saúde. Conclusão – A importância da simulação neste contexto é cada vez mais valorizada, sendo que os recursos e ferramentas que a sistematizem são fundamentais na prática de professores e estudantes.
- Intercâmbio de Boas Práticas para a Excelência: Melhorar o ensino dos cuidados de saúde através da simulação e da cooperação internacional - ExpraxPublication . Rosa, Marta; Silva, Ana; Torres, Ana; Caseiro, HelenaIntrodução: O projeto visava elevar a qualidade do ensino dos cuidados de saúde através de atividades de simulação e do intercâmbio de boas práticas. Com a colaboração de instituições parceiras, o objetivo era satisfazer as necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo, proporcionando simultaneamente aos estudantes uma experiência internacional enriquecedora. Objetivos: Os objetivos incluíam o reforço da cooperação entre as organizações parceiras, a identificação e implementação de boas práticas na simulação de cuidados de saúde, a criação de um Manual de Formação de Formadores e o desenvolvimento de um compêndio de boas práticas. Materiais e Métodos: O projeto foi dividido em atividades como a gestão, a divulgação, o desenvolvimento dos resultados, as ações de formação e as mobilidades para os estudantes. Foram criados um manual de formação, um compêndio de boas práticas, um curso de formação e um vídeo para os alunos que integra a simulação na aprendizagem. Resultados: Os resultados tangíveis incluem um manual eletrónico de formação de formadores, um compêndio de boas práticas, um curso de formação e um vídeo de demonstração. Os resultados intangíveis incluem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e a transferência de boas práticas. Conclusões: O projeto atingiu os seus objetivos, promovendo a colaboração, a partilha de conhecimentos e a integração efetiva de métodos de ensino da saúde, realçando a importância da cooperação internacional e da simulação como ferramentas eficazes na formação dos profissionais de enfermagem, recebendo o selo de boa prática da Comissão Europeia. Referências https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2019-1-RO01-KA202-064007 https://exprax.eu/
- Projeto EduApp - Inovação Digital no ensino/aprendizagem na área da Saúde em Resposta aos Desafios da Pandemia 2020Publication . Torres, Ana; Silva, Ana; Caseiro, Helena; Rosa, MartaIntrodução: O Projeto EduApp surgiu como uma resposta proactiva aos desafios educativos decorrentes da pandemia de 2020, centrando-se essencialmente na área da saúde. O projeto visou a criação de um ambiente digital abrangente, disponibilizando recursos educativos e ferramentas de comunicação. Objetivos: Aumentar o acesso a recursos digitais de saúde através de uma coleção online de cursos em vídeo, tutoriais e avaliações. Desenvolver as competências pedagógicas digitais de professores de saúde, formando-os na pedagogia da aprendizagem eletrónica e da aprendizagem mista, bem como criando recursos específicos para as suas disciplinas. Materiais e métodos: O projeto envolveu gestão, divulgação, desenvolvimento de resultados e eventos de formação, todos dedicados ao domínio da saúde. As atividades incluíram a análise das necessidades, criação de cursos e tutoriais, desenvolvimento da aplicação EduApp, formação de professores e acompanhamento do processo de implementação. Resultados: Os resultados incluem a criação de uma biblioteca digital com recursos digitais, tutoriais e cursos em formato vídeo para a área da saúde, e uma aplicação personalizada para facilitar a comunicação. Conclusões: O projeto EduApp atingiu os seus objetivos ao fornecer soluções sustentáveis para a digitalização da educação no domínio da saúde. A combinação de recursos digitais e formação pedagógica específica no domínio da saúde contribuiu para superar os desafios identificados, preparando as instituições para lidarem eficazmente com futuros eventos disruptivos na área da saúde. Relevância para a Enfermagem de Saúde Comunitária ou Enfermagem de Saúde Pública: O projeto EduApp está relacionado com a Enfermagem de Saúde Comunitária ou de Saúde Pública através da abordagem digital e de métodos inovadores de ensino/aprendizagem na área da saúde. Referências https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2020-1-RO01-KA226-VET-095728 https://eduapp-project.eu/
- Relações entre ciência, tecnologia e religião: conceções de futuros educadoresPublication . Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, SandraEste estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros edu-cadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identifi-cadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explíci-ta no curso de Educação Básica.
- Relações entre Ciência, Tecnologia e Religião: conceções de futuros educadoresPublication . Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, SandraEste estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros educadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identificadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explícita no curso de Educação Básica.
- A Transdisciplinaridade na Construção das Aprendizagens - Contributos de um Projeto Erasmus+Publication . Caseiro, Helena; Silva, Ana; Torres, Ana; Rosa, MartaIntrodução – Na continuidade do projeto Erasmus+ Exprax , que permitiu através da simulação implementar boas práticas na educação em saúde e que culminou com a elaboração de um Manual de Formação de Formadores em simulação, emerge o Projeto Transdisciplinary – Learning in Healthcare Education, cujos objetivos são melhorar a qualidade e eficácia da educação para a saúde, concebendo um modelo de atividades transdisciplinares e através do intercâmbio de boas práticas entre os parceiros, apoiar a adoção de uma abordagem inovadora da transdisciplinaridade. Objetivo – Partilhar o projeto Erasmus+ Transdisciplinary – Learning in Healthcare Education Materiais e Métodos – Na primeira reunião as entidades parceiras partilharam e discutiram problemáticas, objetivos, atividades e funções de cada parceiro, tendo efetuado a análise das necessidades e competências. Atualmente estão a preparar a primeira Learning/teaching Training Activities que irá decorrer na semana de 10 a 16 de março. As atividades preveem a mobilidade de professores e estudantes em diferentes fases do projeto. Resultados – Os resultados previstos são a criação de um modelo de aprendizagem transdisciplinar para o ensino em saúde, de um manual sobre como organizar atividades transdisciplinares e uma coleção de 12 modelos de atividades transdisciplinares e respetivos planos (6 teóricas e 6 práticas). Conclusão – A importância do desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes a trabalhar em equipa e a ter uma visão abrangente dos contextos da prática é fundamental. Este modelo de ensino/aprendizagem transdisciplinar promove uma compreensão integrada da realidade, sendo que a partilha de conhecimentos transdisciplinares permite equacionar soluções partilhadas na resolução de problemas.