Browsing by Author "Ramos, Liliana"
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- 100 Jogos para uma Escola Ativa – Brincar a Jogar para Exercitar!Publication . Simões, Vera; Ramos, Liliana
- Aptidão Funcional, Equilíbrio e Ocorrência de Quedas em IdososPublication . Brito, João; Bicho, Isabel; Ramos, Liliana; Oliveira, RafaelObjetivo – O objetivo é estudar a relação entre a aptidão física funcional e a ocorrência de quedas em idosos nos últimos 12 meses, controlando para a idade, o índice de massa corporal e a actividade física. Métodos - Participaram 86 indivíduos (♂ n=69, idade, dp, 76,6 ± 7,87 anos; ♀ n=61, idade, dp, idade, 78 ± 9,26 anos). Foram realizadas avaliações: antropométricas, da aptidão física funcional e do equilíbrio. Resultados - A actividade física tem impacto na melhoria da aptidão física funcional e na redução do indíce de massa corporal. Os idosos que praticaram actividade física apresentam valores mais elevados de equilíbrio, o que reduz a probabilidade de ocorrência de quedas. No grupo de idosos sedentários verificou-se uma associação inversa entre o número de quedas e o score alcançado na bateria de testes de equilíbrio. Quanto maior é o valor de score menor é o número de quedas. Uma melhor capacidade funcional relaciona-se com uma menor ocorrência de quedas. Conclusões - A atividade física parece ter efeito na redução do número de quedas, do índice de massa corporal, na melhoria da aptidão física funcional e no equilíbrio.
- Aptidão funcional, equilíbrio e ocorrência de quedas em idososPublication . Brito, João; Bicho, Isabel; Ramos, Liliana; Ricardo, Nuno; Fernandes, R.Objetivo – A presente investigação estuda a relação entre a aptidão física funcional, e a ocorrência de quedas em idosos nos últimos 12 meses, tendo em conta a idade, o índice de massa corporal e a actividade física. Metodologia - Participaram 86 indivíduos (ƃ n=69, idade, x r dp, 76,6 ± 7,87 anos; Ƃ n=61, idade,x r dp, idade, 78 ± 9,26 anos). Foram realizadas avaliações antropométricas, da aptidão física funcional (bateria de testes de Rikli e Jones, 1999) e o equilíbrio (bateria de testes da Escala de Equilíbrio Avançado de Fullerton de Rose e Lucchese, 2003). Resultados - que a actividade física tem impacto na melhoria da aptidão física funcional e na redução do IMC. Os idosos que praticam actividade física, apresentam valores mais elevados de equilíbrio, o que reduz a probabilidade de ocorrência de quedas. No grupo de idosos sedentários verificou-se uma associação inversa entre o número de quedas e o score alcançado na bateria de testes de equilíbrio. Quanto maior é o valor de score menor é o número de quedas. Uma melhor capacidade funcional relaciona-se com uma menor ocorrência de quedas. Conclusões - A atividade física parece ter efeito na redução do número de quedas do IMC, na melhoria da aptidão física funcional e no equilibrio. - Purpose - This research studies the relationship between functional fitness and the occurrence of falls in the elderly in the past 12 months, taking into account age, body mass index and physical activity. Methodology - 86 subjects participated ( n = 69, age,x r SD, 76.6 ± 7.87 years; n = 61, age, x r SD ,78 ± 9.26 years). Anthropometric data were collected, functional fitness (test battery of Rikli and Jones, 1999) and balance (test battery Balance Scale Advanced Fullerton Rose and Lucchese, 2003). Results - In the group of elderly sedentary there was an inverse association between the number of falls and the score achieved in the battery of balance tests. The higher the score value the lower the number of falls. An improved functional capacity associated with a lower incidence of falls. Elderly people who practice physical activity, show higher values of balance, which reduces the likelihood of falls. Physical activity seems to have an impact on improving functional fitness and reducing BMI. Conclusions - Physical activity appears to be effective in reducing the number of falls BMI, improving functional fitness and balance.
- Competências e Formação dos Técnicos de Exercício Físico: Opinião dos Diretores Técnicos de GinásioPublication . Ramos, Liliana; Franco, Susana; Oliveira, Rafael; Carvalhinho, LuísO objetivo deste estudo foi conhecer a opinião dos Diretores Técnicos de ginásios relativamente às competências e formação dos Técnicos de Exercício Físico. Responderam a uma entrevista 15 Diretores Técnicos de ginásios. Foram identificadas quais as competências valorizadas pelos Diretores Técnicos aquando do recrutamento dos Técnicos de Exercício Físico, realçando-se as características pessoais e a formação. Foi também identificada a importância dos Técnicos de Exercício Físico possuírem licenciatura na área do Desporto, apesar de nem todos os Técnicos de Exercício Físico que trabalhavam nos ginásios desses Diretores Técnicos serem licenciados, tendo as razões para tal sido referidas. Verificou-se que a maioria dos Diretores Técnicos valoriza a formação contínua dos Técnicos de Exercício Físico. Foi ainda verificado que a maioria dos Diretores Técnicos não concorda com a alteração do número de créditos, introduzida pela legislação, para renovação do título de Técnico de Exercício Físico, tendo sido identificadas as razões da concordância e discordância relativamente a este aspeto.
- Comunicar com as crianças e os pais/encarregados de educaçãoPublication . Simões, Vera; Ramos, Liliana
- Desenvolvimento e validação do sistema de observação do clima de aula em aulas de grupo de fitness – aplicação piloto em idososPublication . Dias, Isabel; Franco, Susana; Ramos, Liliana; Simões, VeraO presente estudo teve como principal objetivo desenvolver e validar um Sistema de Observação do Clima de Aula em Aulas de Grupo de Fitness (SOCA-AGF) bem como realizar uma aplicação piloto do mesmo. Participaram no estudo 6 instrutoras de 2 atividades (hidroginástica e localizada), em população idosa, para testar a funcionalidade do instrumento. Verificou-se que o SOCA-AGF, constituído por 2 dimensões, 36 categorias e 8 subcategorias, apresentou fiabilidade e validade. Os resultados obtidos indicam que o comportamento observável dos instrutores de fitness, em aulas de grupo, poderá ser codificado recorrendo a este instrumento. Concluiu-se que o SOCA-AGF regista aspetos fundamentais do comportamento dos instrutores de fitness que influencia o clima em aulas de grupo e, como tal, poderá ser utilizado para estudar aspetos relevantes no âmbito do comportamento que influencia o clima de aula em diferentes atividades de grupo, no contexto do fitness, e em diferentes tipos de população.
- Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES)Publication . Luís, Telma; Simões, Vera; Ramos, Liliana; Franco, SusanaConsiderando as especificidades e princípios do método Pilates, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar um sistema de observação que permita observar os comportamentos de instrução dos técnicos de exercício físico na atividade de Pilates, (SOIIF-PILATES), a partir da adaptação de um instrumento já existente. Após diversos procedimentos metodológicos para testar a funcionalidade do instrumento, o SOIIF-PILATES demonstrou apresentar validade e fiabilidade, sendo constituído por 2 dois critérios/dimensões (momento e conteúdo) e 15 categorias. Foi também realizada uma aplicação piloto do instrumento numa amostra de 15 técnicos de exercício físico na atividade de Pilates que permitiu caracterizar a sua intervenção assim como compará-la relativamente às fases da aula (aquecimento, parte fundamental e relaxamento/alongamento) e do exercício (antes, durante e após o exercício). Os resultados do estudo piloto demonstraram que a maioria das categorias referidas pelos técnicos de exercício físico estão de acordo com os princípios da modalidade de Pilates, o que pode justificar a sua elevada utilização. Foram encontradas diferenças no total da instrução nas diferentes fases da aula e entre as diferentes fases da aula e do exercício.
- Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formaçãoPublication . Correia, Marisa; Beirante, David; Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; Santos, Raquel; Clara Martins, Maria; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Luís, Helena; Dias, Isabel; Ramos, Liliana; Portelada, António; Simões, Vera; Pinto, Paula; Franco, Susana; Ferreira, Maria Regina; Ribeirinha, TeresaA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.
- Efeitos de 3 meses de destreino em idosas.Publication . Oliveira, Rafael; Ramos, Liliana; Souza, Rafael; Santamarinha, Carlos; Brito, JoãoIntrodução: Os programas de exercício físico para idosos previnem a morbilidade e aumentam a qualidade de vida. Em Portugal, a maioria dos programas são oferecidos, sazonalmente, por camaras municipais, que para pouparem dinheiro, interrompem-nos no período do verão. Objetivos: Avaliar os efeitos de três meses de destreino, depois da participação de nove meses de exercício físico, em idosas. Métodos: 51 mulheres (com idades 68.22±9.12) participaram em programas de exercício supervisionados, sendo divididas em dois grupos: aulas de grupo (Grupo 1) e aulas de grupo mais atividades aquáticas (Grupo 2). Foram avaliadas no fim do programa de exercício e no final do período de destreino. Resultados: Depois do período de destreino, Grupo 1 aumentou a pressão arterial sistólica (p=0.009) e pressão arterial diastólica (p=0.005). A resistência dos membros inferiores e superiores (p=0.000 e p=0.000, respetivamente), a agilidade (p=0.002), o equilíbrio (p=0.029) e a capacidade aeróbia (p=0.002) diminuíram. O Grupo 2 aumentou a pressão arterial sistólica (p=0.021). A resistência dos membros inferiores e superiores (p=0.000 e p=0.000 respetivamente), agilidade (p=0.000) e capacidade aeróbia (p=0.003) diminuíram. Conclusão: Os resultados sugerem que 3 meses de destreino em idosas provocam a perda de capacidades funcionais e têm efeitos deletérios no perfil hemodinâmico.
- Efeitos de treino e destreino de dois programas de exercício em idosasPublication . Oliveira, Rafael; Ramos, Liliana; Souza, Rafael; Santamarinha, Carlos; Bento, Teresa; Brito, JoãoTal como foi referido na introdução, têm sido demonstrados benefícios ao nível do estado de saúde e funcionalidade na população idosa com a prática de exercício físico, atenuando, estabilizando, ou retardando os efeitos do envelhecimento. Apesar de já terem sido realizados vários estudos nesta área, os resultados diferem e nem sempre são consistentes (Chodzko-Zajko et al., 2009). É por isso que se torna essencial caraterizar e estabelecer