Browsing by Author "Paulo, Estrela"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Escola Inclusiva: representações de pais, professores e direçãoPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Silva, Maria Helena; Paulo, Estrela; Pascoinho, JoãoO presente estudo incide na realidade das práticas inclusivas na escola atual, considerando o Decreto-lei Nº 54/2018 de 6 de julho. Será que a prática é coerente com a filosofia pretendida pelo Dec. Lei? Confrontados com estudos que apontam para a existência de evoluções concetuais no âmbito da Escola Inclusiva e visando responder a esta questão, foi aplicado um questionário à direção da escola, a professores de diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino e a pais de um Agrupamento de Escolas.
- Impacto educacional do confinamento por Covid-19Publication . Carvalho, Olivia; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Belo, Sónia; Paulo, EstrelaO objetivo deste estudo é perceber o impacto educacional do Confinamento por Covid19. Trata-se de um estudo de caso em que procuramos conhecer as ideias dos pais e encarregados de educação e a visão da escola sobre este processo, por forma a identificar os aspetos mais relevantes deste confinamento e as consequências que daí advirão em termos educacionais.
- Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distânciaPublication . Carvalho, Olivia; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Gregório, Ana; Paulo, EstrelaA família constitui um importante agente educativo, o primeiro educador da criança, pois é no seio da família que se realizam as primeiras aprendizagens. Em Portugal, o DL nº 54/2018 alterado pela Lei nº116/2019 estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo para responder à diversidade das necessidades, potencialidades e expectativas de todos e de cada um dos alunos, promovendo a participação e o sentido de pertença em reais condições de equidade. O trabalho pretendeu conhecer a importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no E@D, resultante do encerramento das escolas em março de 2020 como medida de contenção da pandemia COVID19
- Importância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolarPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Teixeira, Ana; Paulo, EstrelaO objetivo deste estudo é investigar, conhecer, analisar e compreender a importância da inclusão e da flexibilidade curricular em contexto escolar, tendo por base as dificuldades e os desafios existentes no processo de inclusão e na utilização de estratégias que desenvolvam as necessidades que cada aluno demonstra.