Browsing by Author "Oliveira, Sara"
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- As perceções de alunos do 1.º CEB sobre a atividade científica e os cientistas: um estudo com recurso ao desenhoPublication . Linhares, Elisabete; Rebelo, Ana; Ribeiro, Ana; Ferreira, Ana; Oliveira, Sara; Marques, SofiaO presente estudo foi realizado com o objetivo de determinar as ideias que as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) têm sobre os cientistas e a sua atividade. O recurso ao desenho pretendeu responder ao problema colocado. O desenho é uma das formas através das quais a simbologia da criança se expressa e se vai construindo. A criança, por norma, desenha menos o que vê e mais o que sabe sobre o que vai desenhar, daí terem sempre perceções subjetivas. À medida que vão adquirindo mais conhecimentos, progridem no desenho, ou seja, representam os seus conhecimentos e/ou as suas interpretações sobre um dado contexto (Barbosa-Lima & Carvalho, 2008). Os meios de comunicação que propagam imagens estereotipadas e distorcidas dos cientistas influenciam o conhecimento que as crianças possuem acerca dos cientistas e da sua atividade (Kosminsky & Giordan, 2002; Melo & Rotta, 2010). A deteção de conceções deturpadas sobre ciência e sobre os cientistas constitui-se como essencial para se conseguir desenvolver uma melhor literacia científica na sociedade em geral e, para que se desenvolvam cidadãos mais e melhor informados (Afonso, 2008).
- Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullyingPublication . Oliveira, Sara; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1o ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3o e 4o ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos.