Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
548.58 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo foi realizado com o objetivo de determinar as ideias
que as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) têm sobre os
cientistas e a sua atividade. O recurso ao desenho pretendeu responder ao
problema colocado. O desenho é uma das formas através das quais a
simbologia da criança se expressa e se vai construindo. A criança, por norma,
desenha menos o que vê e mais o que sabe sobre o que vai desenhar, daí
terem sempre perceções subjetivas. À medida que vão adquirindo mais
conhecimentos, progridem no desenho, ou seja, representam os seus
conhecimentos e/ou as suas interpretações sobre um dado contexto
(Barbosa-Lima & Carvalho, 2008). Os meios de comunicação que propagam
imagens estereotipadas e distorcidas dos cientistas influenciam o
conhecimento que as crianças possuem acerca dos cientistas e da sua
atividade (Kosminsky & Giordan, 2002; Melo & Rotta, 2010).
A deteção de conceções deturpadas sobre ciência e sobre os cientistas
constitui-se como essencial para se conseguir desenvolver uma melhor
literacia científica na sociedade em geral e, para que se desenvolvam
cidadãos mais e melhor informados (Afonso, 2008).
Description
Keywords
Ciências da educação Ciência Cientista 1ºciclo do EB
Citation
Linhares, E., Rebelo,A., Ribeiro,A., Ferreira,A., Oliveira,S. & Marques,S. (2012)[poster]. As perceções de alunos do 1.º CEB sobre a atividade científica e os cientistas: um estudo com recurso ao desenho. Congresso da UIIPS “Investigação e Desenvolvimento no IPS”, Santarém
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação