Browsing by Author "Oliveira, Sandra"
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- Conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior quanto à sustentabilidade: a identificação de gapsPublication . Leal, Susana; Nascimento, João António Marujo do; Loureiro, Ana; Barradas, Luís Cláudio; Oliveira, Sandra; Messias, InêsIntrodução. Estudar o comportamento das pessoas em relação à sustentabilidade é fundamental para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Para a implementação e realização dos ODS, o nível de conhecimento dos indivíduos é essencial. As atitudes das pessoas desempenham um papel importante na promoção e realização dos ODS (Guan et al., 2019). Vários estudos têm-se centrado especificamente nos estudantes do ensino superior, medindo os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação à sustentabilidade (e.g., Afroz & Ilham, 2020; Aleixo et al., 2021; Leiva-Brondo et al., 2022; Salas-Zapata & Cardona-Arias, 2021). Afroz e Ilham (2020) constataram que os inquiridos tinham um elevado conhecimento e atitudes positivas em relação aos ODS, mas correlações negativas entre o conhecimento e prática. Objetivos. Este trabalho está inserido no âmbito do projeto Erasmus+ Time2act@SD e visa identificar as lacunas existentes ao nível do conhecimento, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior (EES), no contexto europeu, no que diz respeito à sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e económica. Metodologia. Seguiu-se um estudo de natureza descritivo e quantitativo. Aplicou-se o Sustainability Consciousness Questionnaire de Gericke et al. (2019) a uma amostra de 716 estudantes de instituições do ensino superior (IES) europeias. Dos participantes, 56,7% são do género feminino, 73,5% com idade igual ou inferior a 25 anos. A amostra inclui estudantes de todas as áreas disciplinares, mas as mais representadas são as ciências sociais. Há participantes de 15 países diferentes, mas a maioria das respostas provém de Portugal (35,2%), Turquia (19,6%), Chipre (15,1%) e Eslovénia (13,8%). Resultados. No domínio da sustentabilidade ambiental, as principais lacunas identificadas estão relacionadas com: (i) melhoria da qualidade da água através da redução da poluição; (ii) aumento da eficiência na utilização da água; (iii) promoção da saúde e do bem-estar através de uma maior utilização de transportes com energias limpas; (iv) utilização eficiente dos recursos naturais através da mudança de comportamentos individuais; (v) redução da produção de resíduos através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização; (vi) melhoria da educação sobre as alterações climáticas. No domínio da sustentabilidade social, as principais lacunas identificadas dizem respeito a:(i) boa saúde e bem-estar; (ii) educação para a cidadania global; (iii) igualdade de género. No domínio da sustentabilidade económica, as principais lacunas identificadas dizem respeito a: (i) erradicação da pobreza; (ii) educação para a literacia financeira; (iii) trabalho digno para todos; (iv) redução das desigualdades; (v) garantia de um consumo sustentável. Conclusão. Este trabalho permitiu identificar as áreas onde emergem mais lacunas ao nível dos conhecimentos, atitudes e comportamentos dos EES na Europa. Os resultados podem ser utilizados para melhorar os processos de ensino aprendizagem das IES e delinear estratégias que melhorem a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
- A intenção empreendedora dos estudantes:uma análise aos seus antecedentesPublication . Oliveira, Sandra; Leal, SusanaObjetivo. Este trabalho testa empiricamente como a atitude pessoal face ao empreendedorismo, a norma subjetiva referente às perceções atinentes à adoção de comportamentos empreendedores e o comportamento de controlo percebido explicam a Intenção Empreendedora (IE, Liñán & Chen, 2009) dos estudantes do ensino superior da área da Gestão. Testa, igualmente, o efeito moderador do Locus de Controlo para o Empreendedorismo (LCE) nesta relação. Metodologia. A amostra abarca 62 estudantes de uma instituição de ensino superior portuguesa da área da Gestão. Os dados das variáveis independentes foram obtidos num primeiro momento e os das variáveis moderadora e dependente seis meses depois. Os instrumentos de medida foram adaptados de Liñán e Chen (2009) e de Schjoedt e Shaver (2012). Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória. Analisou-se a consistência interna das escalas e prosseguiu-se com análises de médias, correlações e regressões lineares hierárquicas. Resultados. Os dados sugerem o seguinte: (a) a IE dos estudantes é positivamente influenciada pela sua atitude pessoal face ao empreendedorismo; (b) o LCE modera a relação entre o comportamento de controlo percebido e a IE. Ao contrário do esperado, a existência de negócios na família e a formação em empreendedorismo não exercem influência direta significativa na IE dos estudantes. Contributo. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para melhor definir as competências a desenvolver nos estudantes do ensino superior de modo a potenciar as suas Intenções Empreendedoras. Adicionalmente, o estudo ajuda a compreender porque a relação entre as variáveis não é sempre a mesma: estudantes com perfis distintos podem atuar de forma diversa.
- Media design in the strategy of emotional relationship with elderly people: Case study – “Volto Já” projectPublication . Passarinho, Aldo; Santos, Cristina; Oliveira, Sandra; Leal, Susana; Vivas, Carla; Alves, A.This article reports a case study through the description of the communication process and definition of graphic identity, production, and broadcast media made for the multidisciplinary scope of a project ("VOLTO JÁ" project) for an elderly audience. The project VOLTO JÁ aims to implement a senior social exchange program in social economy organizations, seeking to promote tourism experiences for the elderly and highlighting active aging. The business model was based on the sharing of resources to enhance the value proposition and will be supported by an information and communication technologies (ICT) platform. The project, financed under the FCT program: Scientific Research and Technological Development Projects (2016), was completed in February 2021, involving a multidisciplinary team, with different skills, to achieve the objectives initially stipulated, highlighting four areas of knowledge that were fundamental to its success, namely, the areas of Management, Tourism, Computer Engineering, and Design. A research and development team from two polytechnics higher education institutions (Polytechnic Institute of Santarém and Polytechnic Institute of Beja) also had a Social Economy Organization, the Santa Casa da Misericórdia de Santarém as a partner. In this article, we will focus on the work done by the team responsible for the Design and Communication of the project belonging to the Polytechnic Institute of Beja. Thus, the research carried out within the scope of VOLTO JÁ intending to validate a business model proposal based on a service provided by an online technological platform, which promotes: in a first phase, contact between residential structures for the elderly; and, in a second phase, the mobility of the institutionalized elderly according to tourist packages provided by the platform, led us to the need to problematize the communication strategy and the means to be used in the relationship with target audience and all stakeholders. According to the business model validation methodology adopted by the team, namely the Business Model Canvas proposed by Osterwalder & Pigneur (2010), we start from the problematics: 1- How to create and maintain the relationship and the level of involvement of all stakeholders involved with the service offered by the platform? In this case, a platform that allows contact between the residential structures for the elderly, it facilitates the planning of tourist packages, as well as the programming of the mobility of the elderly; 2 - What are the aspects to be taken into account in a communication more oriented to a more senior public, aiming to define aesthetic, cognitive, but also emotional factors? In this way, the team established the main objectives to be achieved, taking into account the project’s characterization: a) to define the communication plan; b) to implement the communication channels that would activate the project simultaneously with its validation; c) to define a graphic identity for effective communication, adaptable to various communication materials required for project development and dissemination; d) to implement digital communication channels and the production of content that would simultaneously allow the involvement of the “elderly” and those responsible for the institutions; e) to schedule web marketing campaigns to activate the project, and consequently, the respective validation through the collection of metrics appropriate to verify the interest in the project/platform; f) to define an user interface and user experience design of the software platform enabling social economy institutions to join senior exchange program, seeking to continue the graphic identity created for the project. The research took on an exploratory case study based on the VOLTO JÁ project, ensuring the validity of the research construct by adopting different sources of chained evidence. We propose to present activities’ outcomes trying to answer the anticipated objectives, through a methodology based on literature review in Communication and in Design fields. Thus, the study was based on a project methodology in design and in the guidelines for the applicability of the design thinking method, based on the recommendations of the Design Council and Interaction Design Foundation. The Design Council describes the design process in five stages and considers that all designers must comply with them when carrying out a project (first steps, research, planning, communication, and implementation), in order to determine, in an initial phase, the design problem and then research the needs that are implied, always bearing in mind the user and its behaviors and, thus, give an effective and reasoned answer at the end of the whole process (Visocky O'Grady & Visocky O'Grady, 2006). The creation of the graphic identity and the brand VOLTO JÁ followed the guidelines of Budelmann et al. (2010), Gomez-Palacio, & Vit (2009), Lupton (2011), and Olins (2010), but also some pertinent reflections highlighted by Norman (2004), oriented to the levels of emotional processing and Design strategies. A communication strategy more oriented to the target audience followed some guidelines previously defined by some authors, such as Silva et al. (2015), by giving Facebook a social support environment for the elderly. Literature review and empirical knowledge allowed the creation of quantitative data collection protocols which analysis ensured the reliability of the case study and its transferability. A web-based service implementation, with a value proposition aimed at promoting a business model in the field of senior tourism, requires the study of the digital communication strategy appropriate to the growing involvement of the target audience in the service development. Adopting appropriate metrics to assess the effectiveness of digital communication strategy also provides data for the development and validation of the business model. Consequently, it is intended to demonstrate activities carried out and that were put into practice, responding to the main objectives and challenges of the project, taking into account its specific target audience and stakeholders. We tried to focus on the fact that design and communication can be channels to promote social interaction. Through this case study and applying a user-centered strategy, we seek to contribute with particular solutions that can be applied in future projects in the social tourism area.
- Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education studentsPublication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, AlperA Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).
- Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentávelPublication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barradas, Luis CS; Nascimento, JoãoAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
- Turismo social sénior:caracterização do perfil e preferências do idoso institucionalizado, na região do AlentejoPublication . Moita, Joana; Vivas, Carla Isabel Russo; Leal, Susana; Oliveira, SandraO turismo sénior tem vindo, nas últimas décadas, a ser indicado como um novo paradigma determinante para o bem-estar e felicidade do idoso, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e estado de saúde, física e psicológica. Pelo crescimento exponencial do envelhecimento da população, principalmente nos países desenvolvidos, as Organizações de Economia Social têm como desafio desenvolver respostas alternativas, que se adaptem a um novo perfil do idoso. Este trabalho, enquadrado no projeto VOLTO JÁ, pretende caracterizar o perfil dos idosos institucionalizados em Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e Centros de Dia, na região do Alentejo, e verificar a disponibilidade para participar em programas de turismo social sénior. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicados a idosos institucionalizados em oito ERPI e Centros de Dia, na região do Alentejo, Portugal (Alter do Chão, Castelo de Vide, Odemira, Alcáçovas, Grândola, Golegã, Almeirim e Chamusca). Participaram voluntariamente 134 idosos institucionalizados, com idade igual ou superior a 55 anos, sem comprometimento ao nível da função cognitiva. Os resultados incluem o perfil do idoso, os seus desejos futuros relacionados com o turismo social e a sua disponibilidade para participar em programas de turismo social sénior.
- Value mapping as a spill-over tool to enhance value in the context of social economy organizationsPublication . Vivas, Carla; Oliveira, Sandra; Leal, Susana; Nascimento, João; Barradas, Luís CS
- Volto Já!Publication . Oliveira, Sandra; Leal, Susana; Vivas, C.; Barradas, Luís Cláudio; São João, Ricardo; Jorge, Nuno; Nascimento, João; Ferreira, Maria Regina; Passarinho, Aldo; Santos, Cristina; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana IsabelModern society presents an unprecedented ageing process and an increasing number of elderly people. In tourism industry, the increase of active ageing practices, as well as the importance of improvement of the quality of life of elderly, increase their interest and readiness to participate in various touristic activities. It encourage, as well, one market segment–the senior tourism–that enhances the creation of employment and can help to fight the seasonal nature of the tourism sector.Considering the characteristics of this age group, some limitations relative to the autonomy, and alower purchasing power, touristic packages have to be adapted to take into account the specific profile of elderly. The public that this project addresses is the institutionalized elderly in the Sector of Social Economy organisations.Considering the characteristics of this age group, some limitations relative to the autonomy, and a lower purchasing power, touristic packages have to be adapted to take into account the specific profile of elderly. The public that this project addresses is the institutionalized elderly in the Sector of Social Economy organisations.In Portugal, this public has a lack of economic and financial resources, and is growing in number, as well as in economic and social difficulties. This project focuses in Social Tourism for low-income groups, particularly institutionalized seniors, who would not otherwise go on holiday. Special focus will be put on the elderly population motivations to experiment new cultural expressions and on the impact that this process may have on their cognitive abilities and culture.