Browsing by Author "Nunes, Sandra"
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- Uma abordagem ao impacto dos institutos politécnicos em Portugal 2017Publication . Alves, João; Bailoa, Sandra; Basto, Mário; Cadima, Rita; Correia, Florbela; Costa, Vânia; Cunha, Jorge; Daniel, Ana; Dominguinhos, Pedro; Esteves, Salete; Farinha, Luís; Fernandes, Joana; Figueiredo, António; Grilo, Luís; Jorge, Nuno; Lucas, Eugénio; Malva, Madalena; Maximiano, Catarina; Mendes, Susana; Moreira, Anabela; Moreira, Sandrina; Morgado, C.; Mourato, Joaquim; Natário, Manuela; Nunes, Sandra; Nunes, Sara; Oliveira, Pedro; Pedro, Fátima; Pedro, Cristina Pereira; Pereira, Raquel; Pinheiro, Fernanda; Hopffer Romero, Félix Luís; Santos, Carla; Serafim, Miguel; Simões, Joaquim; Vareiro, LaurentinaNeste relatório apresentam-se os resultados obtidos com um estudo conduzido por uma equipa envolvendo parceiros de diferentes instituições, com o objetivo de medir o impacto económico de um conjunto de Institutos Politécnicos, situados em diferentes regiões do país, com contextos socioeconómicos diversos e distinta capacidade de atração de estudantes.
- Promoção da saúde: intervenção de enfermagem para promover a adesão a comportamentos de saúde na criança e familiaPublication . Nunes, Sandra; Ferreira, Regina; Esparteiro, Maria JoãoO presente relatório consiste numa reflexão de todo o processo de aprendizagem que resultou do meu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio II. Objetivos: Enquadrar a prática clínica baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura; avaliar e divulgar os resultados das ações de enfermagem e fundamentar as competências adquiridas no sentido de uma enfermagem avançada. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e foi formulada a pergunta: “Que intervenções de enfermagem na promoção da saúde promovem a adesão a comportamentos de saúde na criança e família?” Principais Resultados: Intervenções que proporcionem às crianças oportunidades de socializar e divertimento; atividades em grupo com os pares; envolvimento dos pais em todo o processo; estabelecer uma relação de parceria com a família, promovendo a parentalidade; suporte e apoio à família da criança hospitalizada. SUMMARY This report is a reflection of the whole process of learning that resulted from my personal and professional development during the stage II. Objectives: To frame the clinical practice based on evidence, using a systematic literature review; evaluate and disseminate the results of nursing actions and support the acquired skills towards advanced nursing. Methodology: A systematic literature review was performed and the question was formulated: “What nursing interventions in health promotion promote adherence to health behaviors?” Main Results: Interventions that provide children with opportunities to socialize and fun; group activities with peers; parent involvement in the entire process; establish a partnership with the family, promoting parenthood and familysupport of hospitalized children.
- Responsabilidade Social Universitária – O desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ensino superior politécnico em PortugalPublication . Seabra, Fernando Miguel; Mata, Carlos; Rodrigues, Jorge; Nunes, Sandra; Leal, SusanaAs atividades relacionadas com o modo de ministrar o ensino que conduz à educação formal são apenas parte das funções de uma instituição de ensino superior (IES). A simples existência destas tem impactos (favoráveis e desfavoráveis) em vários públicos da Sociedade, em especial, no espaço geográfico da sua influência. Hoje, espera-se das IES não só a formação de recursos humanos de alto nível de qualificação, mas também que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico e que as suas atividades de investigação estejam focadas para resolução de problemas da comunidade na qual se inserem. Este é um campo onde surge como pertinente o conceito de responsabilidade social universitária, ou seja, a capacidade que uma IES tem de difundir e colocar em prática um conjunto de princípios e valores, gerais e específicos, essencialmente por meio de quatro processos: gestão, docência, investigação e extensão das atividades de ensino, comprometendo-se, assim, com a própria comunidade académica e com o país em que se insere. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentam um quadro conceptual que importa “cruzar” com as áreas da responsabilidade social universitária no sentido de melhor compreender as respostas que o subsistema Ensino Superior Politécnico em Portugal está a formular em âmbito da prossecução da sustentabilidade. Assim, parece ser pertinente o levantamento das percepções de responsabilidade social universitária, ao nível dos dirigentes de topo (Presidentes e Vice-Presidentes) dos Institutos Politécnicos, a nível nacional. - Objetivos Compreender de que forma as instituições de ensino superior politécnico estão a responder ao desafio lançado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em articulação com o quadro concetual da “responsabilidade social universitária”. - Metodología Aplicação de inquérito junto das equipas de gestão das instituições pertencentes ao subsistema do Ensino Superior português - Ensino Superior Politécnico. Procurar-se-á compreender o impacto deste conjunto de objetivos em termos de novas iniciativas pensadas no sentido de dar resposta aos desafios impostos pelos ODS. - Conclusiones/ Resultados Espera-se obter resultados sobre ações conduzidas pelas instituições de ensino superior politécnico no sentido de dar resposta ao desafio lançados pelos ODS, com particular incidência ao nível do Objetivo 4: Educação de qualidade. - Implicaciones de la investigación Contribuir para a reflexão sobre o impacto das instituições do ensino superior politécnico, partindo de uma análise sobre o quando concetual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em articulação com a responsabilidade social universitária. Crê-se que esta reflexão sobre as dinâmicas das instituições em causa em resposta aos desafios impostos pelos ODS poderá permitir concluir sobre linhas de ação, tendências e dificuldades, o que poderá ser relevante para um melhor entendimento das atuais preocupações das IES politécnicas em âmbito de Desenvolvimento Sustentável. - Originalidad Refletir sobre a ação das IES politécnicas em articulação com os ODS, será uma dinâmica de investigação que se crê poder trazer novas perspetivas de análise para o estudo sobre a responsabilidade social universitária.
