Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.53 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As atividades relacionadas com o modo de ministrar o ensino que conduz à educação formal são apenas parte das funções de uma instituição de ensino superior (IES). A simples existência destas tem impactos (favoráveis e desfavoráveis) em vários públicos da Sociedade, em especial, no espaço geográfico da sua influência.
Hoje, espera-se das IES não só a formação de recursos humanos de alto nível de qualificação, mas também que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico e que as suas atividades de investigação estejam focadas para resolução de problemas da comunidade na qual se inserem.
Este é um campo onde surge como pertinente o conceito de responsabilidade social universitária, ou seja, a capacidade que uma IES tem de difundir e colocar em prática um conjunto de princípios e valores, gerais e específicos, essencialmente por meio de quatro processos: gestão, docência, investigação e extensão das atividades de ensino, comprometendo-se, assim, com a própria comunidade académica e com o país em que se insere.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentam um quadro conceptual que importa “cruzar” com as áreas da responsabilidade social universitária no sentido de melhor compreender as respostas que o subsistema Ensino Superior Politécnico em Portugal está a formular em âmbito da prossecução da sustentabilidade.
Assim, parece ser pertinente o levantamento das percepções de responsabilidade social universitária, ao nível dos dirigentes de topo (Presidentes e Vice-Presidentes) dos Institutos Politécnicos, a nível nacional.
- Objetivos
Compreender de que forma as instituições de ensino superior politécnico estão a responder ao desafio lançado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em articulação com o quadro concetual da “responsabilidade social universitária”.
- Metodología Aplicação de inquérito junto das equipas de gestão das instituições pertencentes ao subsistema do Ensino Superior português - Ensino Superior Politécnico.
Procurar-se-á compreender o impacto deste conjunto de objetivos em termos de novas iniciativas pensadas no sentido de dar resposta aos desafios impostos pelos ODS.
- Conclusiones/ Resultados
Espera-se obter resultados sobre ações conduzidas pelas instituições de ensino superior politécnico no sentido de dar resposta ao desafio lançados pelos ODS, com particular incidência ao nível do Objetivo 4: Educação de qualidade.
- Implicaciones de la investigación
Contribuir para a reflexão sobre o impacto das instituições do ensino superior politécnico, partindo de uma análise sobre o quando concetual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em articulação com a responsabilidade social universitária.
Crê-se que esta reflexão sobre as dinâmicas das instituições em causa em resposta aos desafios impostos pelos ODS poderá permitir concluir sobre linhas de ação, tendências e dificuldades, o que poderá ser relevante para um melhor entendimento das atuais preocupações das IES politécnicas em âmbito de Desenvolvimento Sustentável.
- Originalidad
Refletir sobre a ação das IES politécnicas em articulação com os ODS, será uma dinâmica de investigação que se crê poder trazer novas perspetivas de análise para o estudo sobre a responsabilidade social universitária.
Description
Keywords
Responsabilidade Social Universitária Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Ensino Superior Ensino Superior Politécnico
Pedagogical Context
Citation
Seabra, F., Mata, C., Rodrigues, J., Nunes, S. & Leal, S. (Outubro, 2018). Responsabilidade social universitária : o desafio dos objetivos de desenvolvimento sustentável no ensino superior politécnico em Portugal. Comunicação no 2º Congreso Iberoamericano de Turismo y Responsabilidad Social, Corunha, Espanha