Browsing by Author "Martins, M."
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- Respiração na técnica kokyo de karaté em imagética estática e em execução motora em crianças de diferentes graduações entre os 6 e os 15 anos de idadePublication . Mercê, Cristiana; Catela, David; Silva, B.; Gonçalves, F.; Mota, E.; Costa, B.; Julião, S.; Martins, M.; Catanho, L.; Sousa, R.; Bernardino, F.; Branco, Marco A. C.No karaté o movimento está em estreita articulação com um fluxo respiratório diafragmático controlado. Como a respiração diafragmática ativa o sistema nervoso parassimpático e reduz a frequência respiratória (CR), fomos verificar se crianças e jovens de diferentes graduações de karaté revelavam alteração na CR e na variabilidade da frequência cardíaca (VFC), nas condições de imagética estática (I) e de execução motora (E) da técnica kokyo. Os anos de prática e os anos de competição em Katas revelaram associação direta com a potência de baixa frequência, indicadora de VFC (rho=,614, p=,025; rho=,581, p=,038, respetivamente), podendo indicar que é possível que crianças integrem a respiração na execução do kokyo. A frequência de treino semanal associou-se inversamente com CR (rho=-,584, p=,036) e diretamente com LF (rho=,581, p=,038), na condição E, pelo que deve ser importante para a articulação entre respiração e movimento nestes níveis de formação. Como nos indicadores de VFC e para CR não se encontrou associação entre as condições I e E, é provável que o recurso à imagética, só por si, não propicie sincronização de respiração e movimento no kokyo em crianças, mas permitiu evidenciar o efeito agudo da respiração no aumento da VFC. A análise dos CR e da VFC permitiu apreciar a efetiva capacidade de ajustamento da respiração ao movimento na execução do kokyo nestas crianças.
- Tempo e frequência de episódios de prática em treino de equipas de futebol nos escalões traquinas, infantis e iniciados: estudo exploratórioPublication . Diniz, S.; Bandeira, L.; Martins, M.; Francisco, T.; Ferreira, M.; Mercê, Cristiana; Serrão-Arrais, Ana; Catela, DavidA gestão do tempo de treino é essencial para assegurar tempo efetivo de prática. Num estudo exploratório, analisámos como é usado o tempo de treino, usando o sistema de codificação de O’Connor, Larkin e Williams [1] que avalia os tempos de prática, organização e instrução. Foram observadas 43 sessões de treino, de 20 clubes, em 3 escalões de principiantes no futebol. Por sessão, ocorreram 37,53±15,02 episódios, sendo os de prática (45,61%) de frequência similar aos de instrução (27,25%) mais os de organização (27,14%). O tempo relativo de prática foi de 41,78±12,99%. Maior tempo da sessão está associado a menor percentagem de tempo de prática (p˂,001); e, maior tempo de prática a menor número de episódios desta (p=,003). Mais tempo em organização está associado a menos tempo por episódio de prática (p=,028) e a mais por episódio de instrução (p=,002). Maior número de episódios de instrução está associado a menor percentagem de tempo de prática (p ˂,001), a maior número de episódios de prática (p˂,001), e a menor percentagem de tempo por episódio de prática (p˂,001). A oportunidade de prática efetiva beneficiou de menos de metade do tempo de treino, sendo caracterizada por uma elevada fragmentação, com episódios de curta duração associados a maior frequência de episódios de instrução e de organização. Com base na literatura existente, é necessário reduzir a fragmentação do tempo de prática, através da redução de episódios de instrução e de organização e da sua duração.
- Transnational cooperation in enhancing researchers’ wider employability: the TRANSPEER projectPublication . Lees, J.; Gorini, L.; Torjussen, S.; Oliveira, Margarida; Pinto, Paula; Barbas, Maria Potes; Martins, M.; Jones, M.S.; Sheppard, V.; Petronilho, A.; Trindade, M.The purpose of this paper is to provide an example of best practice towards enhancing employability in the cross-sectoral labour market for doctorate-holders. This was achieved through an Erasmus+ KA2 (Strategic Partnership) skills development project which created a training programme (TRANSPEER) involving a multi-disciplinary cohort of researchers at a range of career stages, drawn from universities in Norway, Portugal, Sweden and the UK.