Browsing by Author "Marques, Nicole"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiênciaPublication . Victorino, Ana; Cerejeira, Bárbara; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Dias, Sara; Correia, Marisa; Martins, Maria ClaraEste trabalho relata uma experiência desenvolvida por estudantes do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da articulação entre as Unidades Curriculares de Introdução à Didática do Estudo do Meio e Introdução à Di-dática da Matemática. A atividade “Como construir um periscópio?” integrou um conjunto de atividades que foram dinamizadas na Escola Superior de Edu-cação de Santarém, no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica (23 de novembro de 2018), com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A atividade dinamizada consistiu na construção de um periscópio e articulou conteúdos programáticos referentes às áreas curriculares de Estudo do Meio, Matemática, TIC e Expressões Artísticas, promovendo a interdisciplinaridade, através da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Ma-temática), e mobilizando, nas crianças, conceitos e competências diversas, con-sideradas essenciais no Sec. XXI, nomeadamente a criatividade, a autonomia, a colaboração, a reflexão, o pensamento crítico e a comunicação. Nesta atividade pretendeu-se, a partir da pesquisa de informação e através da construção de um periscópio, que as crianças mobilizassem de forma integra-da, conhecimentos relativos às aplicações do fenómeno da reflexão da luz, co-nhecimentos matemáticos relativos à medição e à classificação de ângulos, na construção de um objeto prático de forma autónoma. Para aferir conhecimen-tos foi elaborado um questionário com quatro questões, tendo-se verificado, na sua análise, que 91.7% dos alunos referiu que o fenómeno envolvido na passa-gem da luz é a reflexão e 100% dos alunos identificaram corretamente a incli-nação dos espelhos que permitia a funcionalidade do periscópio. Os resultados apontam, assim, que este tipo de abordagem promove a aprendi-zagem e o interesse das crianças, devendo, por isso, manter-se como uma apos-ta no futuro profissional estudantes.
- BAD Plastics | Representação da poluição por plásticos através de infográficosPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Ferreira, Rita; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, BentoAs estudantes em formação inicial de professores devem vivenciar práticas interdisciplinares entre a matemática e as ciências nos seus cursos (Koirala & Bowman, 2003). Por essa razão, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018). Este póster apresenta a sequência didática vivenciada pelas futuras professoras, os resultados do seu trabalho e alguns contributos para a sua formação.
- CreativeLab_Sci&Math: Atividade outdoor no Geopark Naturtejo_7.º AnoPublication . Enes, Alexandra; Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Martinho, Rita; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteEste recurso consiste numa propostas de trabalho outdoor que se enquadra no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do 7.º ano. . A proposta de trabalho contempla uma pré-saída, uma saída com oito paragens que exploram o valor cultural, científico e educativo do património geológico do Geopark Naturtejo e uma pós-saída.
- Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Durão, Conceição; Moreira, Conceição; André, Joaquim; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Cavadas, BentoEste trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação do 2.º CEB. As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D. João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.
- O nosso planetário. Astronomia em Contexto Pré-Escolar.Publication . Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Dias, Sara; Correia, MarisaÉ hoje consensual que as ciências, como forma racional de descobrir o mundo (Reis, 2008), devem ser abordadas desde as idades mais precoces. Um tema que desperta curiosidade nas crianças devido à relação com o seu dia-a-dia é a astronomia, mas por não existir manipulação direta da criança, torna-se algo difícil para a mesma compreender (Curval & Peixoto, 2016). Contudo, é possível recorrer a vários dispositivos ou ferramentas (físicas ou digitais) que permitam à criança observar e explorar, e, assim, facilitar a compreensão dos fenómenos (Pereira, 2012). A atividade aqui descrita foi dinamizada numa turma de pré-escolar, constituída por 19 crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade, de um Jardim de Infância do Concelho de Santarém durante o mês de maio de 2017, em contexto de estágio da formação inicial de educadores. O tema da atividade é o Sistema Solar, que é referido nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva, Marques, Mata & Rosa, 2016), no seguinte excerto: As aprendizagens em ambiente pré-escolar podem ampliar-se e diversificar-se, para além do meio imediato, (…) o planeta Terra, algumas noções do sistema solar e da influência do sol na vida da terra, os rios, os mares, os acidentes orográficos, etc.). (pp. 93-94) Para além da Área de Conteúdo de Conhecimento do Mundo, foi feita a articulação com a Área da Expressão e Comunicação (Domínios da Educação Motora, da Educação Artística, da Matemática e da Linguagem Oral e abordagem à Escrita) em diversos momentos da atividade. Iniciou-se a atividade com o visionamento do filme “Paxi - O Sistema Solar”, da Agência Espacial Europeia (2016), e promoveu-se uma breve conversa com as crianças no sentido de perceber o que pensavam sobre o que viram e de reforçar algumas das informações mais importantes. Posteriormente, as crianças de 3 e 4 anos decoraram com os dedos as estrelas recorrendo a guaches e a purpurinas; as crianças de 5 e 6 anos pintaram os planetas do sistema solar, o Sol e a Lua, recorrendo a guaches e pincéis (Figura 1). Para apoiar a realização destas tarefas, foi projetada no quadro interativo uma imagem do sistema solar. No segundo dia da intervenção, realizou-se a leitura do livro Estrelas e Planetas (Winters & Senden, 2011), dinamizada por uma das estagiárias (Figura 2), que explicou alguns conceitos, esclareceu dúvidas expressadas pelas crianças e mostrou as ilustrações do livro. Em seguida, procedeu-se à montagem do planetário. Esta consistiu num chapéu-de-sol reciclado, que previamente foi forrado pelas estagiárias com tecido azul-escuro, agrafador, agrafes e cola. As crianças ajudaram na colagem dos efeitos na parte exterior do planetário e, por fim, promoveu-se a discussão com o grupo sobre a posição dos planetas, durante a sua colocação com fio de pesca. Depois de concluída esta tarefa, solicitou-se às crianças que elaborassem um desenho sobre o sistema solar, com a finalidade de aferir as aprendizagens construídas e de promover a singularidade criativa de cada criança. No final, realizou-se a inauguração do planetário, em que toda a turma pôde explorar com a ajuda de uma lanterna para iluminar a maquete. As crianças empenharam-se em todas as etapas da atividade e revelaram, aquando da leitura do livro e nos desenhos que elaboraram, conhecer os nomes, as caraterísticas e o posicionamento dos planetas no sistema solar. De referir ainda, que o interesse suscitado pelo tema fez que continuasse a ser explorado na semana seguinte.