Browsing by Author "Leonardo, Ana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- CreativeLab_Sci&Math: BAD Plastics | Poluição por plásticos de uso únicoPublication . Antunes, Ana; Leonardo, Ana; Santos, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Branco, NeusaNeste trabalho apresenta-se um relato de prática concretizado entre as UC de Didática das Ciências Físicas e Naturais I e de Didática da Matemática I, do curso de Mestrado em Ensino do 1 º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2 º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Essas UC procuram envolver os futuros professores em práticas interdisciplinares durante a sua formação. Um exemplo dessas práticas é a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math BAD Plastics que, no ano letivo 2023/24, explorou a poluição por plásticos de uso único, através da abordagem STEAM. As participantes foram cinco futuras professoras. O trabalho, enquadrado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos, também procurou promover o desenvolvimento de competências de sustentabilidade nos futuros professores, em conformidade com as orientações da GreenComp.
- Introdução e exploração da colher na infância em contexto familiarPublication . Catela, David; Leonardo, Ana; Patrício, Beatriz; Castelo, Mafalda; Nunes, Matilde; Seabra, Ana PaulaDurante o processo de apropriação da colher, as crianças precisam detetar e adquirir uma série de competências motoras funcionais, bem como certas normas sociais associadas ao uso deste utensílio. Com este estudo descritivo pretendemos obter informação sobre a sequenciação temporal de acesso à colher e aos outros talheres, e quais as explorações que as crianças fazem em contexto familiar português. Foram obtidos dados relativos a 115 crianças pequenas portuguesas, através de questionário estruturado on-line. Os resultados revelam que: i) há uma noção clara que a criança necessita de um objeto escalado ao tamanho da sua mão; ii) a colher favorece a oportunidade de brincar físico, funcional, solitário e social; iii) explorar colher - usar colher - explorar garfo - explorar faca é a sequência temporal de acesso aos talheres, significativamente faseada durante toda a primeira infância; iv) a criança pequena consegue explorar a colher como instrumento para outras funções que não as relacionadas com comer. Assim, a colher possui um potencial muito diversificado para aprendizagem do uso de um instrumento, para a exploração de propriedades funcionais de objetos e para o desenvolvimento social e cultural da criança pequena.