Browsing by Author "Gens, Liliana"
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- Fisher’ (1967) ambiguity revised: a catastrophe theory’ approach (I)Publication . Catela, David; Gens, Liliana; Mercê, CristianaHalf of a century has passed on Fisher’ ambiguity pictures (1967). To celebrate this occasion, we have analysed his data, using a polynomial function for a cusp catastrophe, and we have discussed the results under dynamical systems theory’ propositions.
- Padrão de evolução das bandeiras de catástrofe na apreciação e na transposição efectiva de uma fasquia horizontal: estudo transversal em crianças dos 3 aos 7 anos de idadePublication . Gens, Liliana; Catela, David; Ferreira, Marisa; Gens, ÂngelaO estudo da catástrofe, entendida como o processo de transição de um estado estável para outro estado estável, tem sido usado para se compreender o processo de desenvolvimento motor. Fomos verificar se o padrão de catástrofe se alterava entre os 3 e os 7 anos perante alteração da altura de uma barreira horizontal, em duas condições: (i) percepção – a criança referir se passaria por baixo ou por cima; (ii) acção - realizar a transposição. Foi aplicado o procedimento scanning para detecção de bandeiras de catástrofe. Dos 4 aos 7 anos, a bandeira contraste acentuado predominou na condição percepção, tendo sido secundada pela bandeira histerese na condição acção. O intervalo de transição foi superior na condição percepção. A bandeira salto abrupto foi mais frequente na condição acção e a ausência de bimodalidade foi mais frequente na condição percepção. Em qualquer condição e em ambos os sentidos de alteração da altura da fasquia, as crianças de 7 anos mudaram de comportamento numa altura média da fasquia inferior às de 6 anos. Os 3 anos foram os que se revelaram na condição acção mais condicionados pelo ensaio anterior (histerese), e foram o grupo mais heterogéneo na condição percepção. Dos 4 aos 7 anos, as crianças refugiaram-se numa maior margem de segurança na condição percepção. Até aos 7 anos o sistema perceptivo visual isolado é menos afinado aos constrangimentos da tarefa do que o sistema perceptivo-motor
- Percepção e acção na transposição de uma fasquia horizontal: estudo transversal em crianças dos 3 aos 7 anos de idadePublication . Gens, Ângela; Catela, David; Gens, Liliana; Marquês, TobiasO ciclo percepção-acção é essencial para a regulação afinada da acção motora. Num estudo transversal, colocámos 90 crianças entre os 3 e os 7 anos de idade, perante alteração progressiva de uma fasquia horizontal, em duas condições: i) percepção – a criança dizia se passaria por baixo ou por cima da fasquia; ii) acção – a criança transpunha-a. Para obviar as diferenças antropométricas, determinou-se o valor pi da proporção altura da fasquia/distância gancho solo, onde ocorreu mudança de comportamento. Dos 3 para os 7 anos ocorreu: (i) uma inversão dos valores pi médios entre condições, que aos 3 anos são inferiores na condição acção (ns), e aos 6 e 7 anos são significativamente inferiores na condição percepção; (ii) na condição percepção, um aumento constante da consistência da resposta entre crianças da mesma idade; e (iii) uma redução sistemática e significativa do número de derrubes da fasquia. Os resultados sustentam a importância da preservação do ciclo percepção-acção na sintonia entre constrangimentos intrínsecos e extrínsecos. Na acção, as crianças conservaram mais o comportamento anterior; na percepção, foram se revelando com o aumento da idade mais susceptíveis ao constrangimento espacial, o que está de acordo com o conceito de diferenciação perceptiva. A ausência de diferença no valor pi entre idades sustenta o conceito de escala corporal.