Browsing by Author "Galinha, Sonia"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Communication and society:senior virtual university's contribution to sustainability during the pandemic periodPublication . Galinha, Sonia; São João, Ricardo; Jacob, Luis; Galinha, MarianaLifelong Learning (LLL) and Sustainable Human Development (HDI) are defended by ONU focused on their educational goals and quality of life. Objective: In the pandemic period an attempt was made to evaluate the contributions of the new experience of the Senior Virtual University (SVU): the perceptions and participation in training activities and the correlation between variables. Method: This is a quantitative, cross-sectional, and correlational study involving 86 senior virtual university students, using beyond a demographic questionnaire the USVSOQ scale. Results:The USVSOQ scale has a good internal consistency (Cronbach's Alpha coefficient=0.82). There is a positive correlation (rho=0.6) and statistically significant (p<0.001) between satisfaction with the SVU and the continuity of participation of its students for the next academic year. The SUV offer is inclusive, transversal and covers the whole country. The association between suggestions for SVU improvement to be implemented in the next school year and gender is highlighted (p-value = 0.04). Conclusion: SVU prove to be a contribution to sustainability in education in periods of confinement and emergency, upskilling.
- Measuring levels of cooperation and assertiveness in the E-Learning system during a pandemic crisisPublication . Galinha, Sonia; São João, RicardoAgenda 2030 focuses on the sustainability of education. Objective: In the impossibility of teaching in person due to the public health measures implemented to stop the COVID-19 pandemic, an attempt was made to evaluate in the e-learning system: the cooperation and assertiveness levels in students and the correlation between these variables. Method: This is a quantitative, cross-sectional study involving 329 higher Portuguese education students, using beyond a demographic questionnaire and two scales: EAGC and EAGA. Results:The sample mean of EAGC=31.57 (± 6.59 sd) reveals an average capacity for cooperation and in the EAGA=30 (± 5.9 sd) also reveals an average assertive competence who attend higher education. It was verified that there is a weak positive correlation (rs=0.125) with strong statistical significance (p value<0.01) between both scales.Students excel in assertiveness. Conclusion: The present scales may prove to be a contribution to sustainability in education, particularly in periods of confinement and emergency.
- Mensuração da satisfação pessoal no âmbito da economia social:estudo preliminarPublication . São João, Ricardo; Galinha, SoniaAssumindo a importância que o estudo do voluntariado organizado assume para a economia social em particular e para o desenvolvimento dos países no geral, constitui-se como objetivo central desta investigação quantitativa analisar o nível da perceção de satisfação com a vida avaliada através da escala ESV (Pavot & Diener, 1993), tendo sido formuladas as seguintes questões de investigação: Q1 - Qual o perfil sociodemográfico dos inquiridos, incluindo a sua prática de voluntariado? Q2 – Qual o nível de Perceção de Satisfação com a Vida dos inquiridos? Adicionalmente foram formuladas as seguintes hipóteses de estudo: H1- Existência de relação entre género e experiência de voluntariado e H2 – Existência de relação entre género e a perceção de satisfação pessoal com a vida, pontuada através da escala ESV. A informação sociodemográfica e os resultados aos cinco items da ESV foi recolhida em auto registo pelos inquiridos sendo utilizado um link para preenchimento e/ou em alternativa foi procedida a administração do mesmo na região centro de Portugal em 2022, constituída por participantes de ambos os géneros com idades compreendidas entre os 65-74 anos garantindo-se o anonimato e confidencialidade dos dados obtidos. Observa-se uma maioria dos respondentes do género feminino (81.12%) que refere que exerce ou já exerceu alguma atividade de voluntariado (95,8%). Em termos globais a perceção média de satisfação com a vida tem uma pontuação de 3.83 (em 5 pontos). Conclui-se que efetivamente os respondentes têm uma perceção da satisfação com a vida que se situa acima do centro da escala. Corroboram-se as hipóteses de estudo H1 e H2 para um nível de significância α=10%. Aponta-se para um estudo futuro probabilístico, com a inclusão de novas variáveis sociodemográficas por forma a acentuar a componente inferencial.
- Mensuração da satisfação pessoal no âmbito da economia social:estudo preliminarPublication . São João, Ricardo; Galinha, SoniaIntrodução - torna-se pertinente utilizar um instrumento que possa aferir a influência entre percepção da satisfação com a vida e a prática de voluntariado, enquanto competência mobilizadora das organizações.Objectivo Geral - Assumindo a importância do voluntariado organizado para a economia social em particular e para o desenvolvimento dos países no geral, constitui-se como objetivo central desta investigação quantitativa analisar o nível da perceção de satisfação com a vida avaliada através da escala ESV (Pavot & Diener, 1993). Metodologia - Estudo Exploratório. Amostra não-probabilística (de conveniência) ; Centro Portugal, 1º trimestre 2022 ; Ambos os géneros, 65 -74 anos - Questões de Investigação:Q1 - Qual o perfil sociodemográfico dos inquiridos? ; Q1 - Qual o perfil sociodemográfico dos inquiridos? Conclusões - os inquiridos em idade avançada apresentam níveis de perceção de satisfação com a vida acima do centro da escala (3) ESV, praticamente no penúltimo nível da escala (4), em todos os items em apreço;O voluntariado tem um valor favorável à manutenção da sua qualidade de vida situando-se em 3.83 pontos (num máximo de 5). Os inquiridos apresentam assim uma influência significativa das práticas de voluntariado ao longo do seu ciclo de vida contribuindo para a sua satisfação com a vida atual; Corroboramos ainda os contributos de autores tais como da Confederação Portuguesa de Voluntariado (2022), e de Bandeira e Bardedo (2014). Os resultados obtidos vão no sentido dos trabalhos de Saraceno (1995) e Motter e Okabayashi (2022) que referem a importância do trabalho feminino no voluntariado assim como o papel social que o mesmo desempenha ; A possibilidade futura duma amostra de maior dimensão suportada em métodos probabilísticos permitirá a generalização dos resultados.
- Universidades Seniores Virtuais:Impacto na qualidade de vida dos seniores no confinamentoPublication . Jacob, Luis; São João, Ricardo; Galinha, SoniaAvaliar a adaptação das US à nova lecionação online e o impacto deste novo formato de aulas nos alunos seniores em Portugal.
