Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
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Browsing Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional by Author "Costa, Eliziane Rodrigues de Queiroz"
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- O orientador de ensino e aprendizagem na educação à distânciaPublication . Costa, Eliziane Rodrigues de Queiroz; Branco, NeusaO presente estudo se situa no campo temático da Administração Educacional com foco nas atividades desenvolvidas pelo pedagogo nos cursos da modalidade educação a distância ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Na Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFB, lócus desta pesquisa, o pedagogo compõe a equipe da coordenação pedagógica e sua função é de orientador de ensino e aprendizagem (OEA). A função do OEA foi recentemente implementada na estrutura da DEaD e tem a finalidade de acompanhar, orientar e apoiar as atividades docentes. Considerando a centralidade do trabalho pedagógico e a natureza singular e inovadora dessa função na EaD, a pesquisa analisou a percepção do trabalho do OEA no âmbito da coordenação pedagógica dos cursos ofertados pelo IFB, a partir da percepção desses profissionais e da equipe diretiva da DEaD. Foi adotada a pesquisa qualitativa, exploratória a partir do estudo de caso, com coleta de dados utilizando entrevista semiestruturada e o grupo focal. Recorreu-se à ferramenta tecnológica Alceste (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto) para subsidiar a análise do conteúdo dos dados. Os resultados apontam que existe uma percepção positiva a respeito do trabalho do OEA na equipe multidisciplinar da DEaD. Porém, há insatisfações, tanto da parte desse profissional quanto da equipe diretiva, relacionadas à indefinição do papel do pedagogo na EaD e que implicam na limitação do trabalho pedagógico a uma atividade técnica. A insatisfação dos OEA se manifesta como falta de clareza do seu papel por parte da equipe diretiva da DEaD; limitação de suas atividades ao nível técnico-operacional; percepção de que a gestão almeja um profissional com formação em Pedagogia e Design Instrucional. Quanto à equipe diretiva a insatisfação com o trabalho do OEA está relacionado a falta iniciativa e proatividade. Nesse sentido, surgiu a proposta de um projeto interventivo de formação pedagógica em EaD para os servidores que pretendem atuar em cursos a distância no âmbito do IFB. Essa formação busca contribuir para o aprimoramento do trabalho pedagógico no contexto do trabalho multidisciplinar no qual ele se desenvolve.