Volume 2 - 2006 - nº04
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 2 - 2006 - nº04 by Author "Carvalho, Luiz"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Controvérsias e conflitos socioambientais: possibilidades e limites para o trabalho docentePublication . Hernandéz, Vagner; Carvalho, LuizA incorporação de temas controversos em atividades de ensino tem sido considerada como caminho de grande significado, não só pelos conhecimentos que promove acerca dos conteúdos, dos processos e da natureza da ciência e da tecnologia, mas, também pelas potencialidades educativas dessas abordagens para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Embora atividades de ensino que incorporem temas controversos/conflitos ambientais não sejam consideradas em nossas escolas, uma série de evidências empíricas validando as potencialidades educativas da discussão de questões controversas têm sido apontadas. Partindo desses pressupostos, procuramos, nesta pesquisa, investigar as possibilidades e os limites dos professores de uma escola básica em reconhecerem, explicitarem e elaborarem propostas de ensino que incorporem temas controversos/conflitos socioambientais. A coleta de dados para a investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de uma proposta de formação continuada em serviço, em uma escola básica no interior do Estado de São Paulo, Brasil. É interessante observar que no início do processo de formação continuada os professores espontaneamente não mencionaram a possibilidade de considerar essa perspectiva em suas reflexões e práticas. No entanto, quando a dimensão da controvérsia relacionada à temática ambiental lhes foi apresentada, os professores não foram apenas capazes de reconhecer controvérsias deste tipo como identificaram múltiplos fatores determinantes desses fenômenos. Ao final do processo, os professores foram capazes de reconhecer a dimensão política e social das controvérsias. Além disso, o papel atribuído à escola básica no processo de explicitação dos conflitos, assim como o potencial pedagógico de tal abordagem, foi por eles enfatizado. - Teaching controversial issues is discussed as a way of promoting knowledge of contents, processes and nature of science and technology. This approach has also been seen as a means of promoting the social, political and ethical development of students. Although activities related to controversial issues have not been carried out in our school, some empirical evidence is presented justifying the discussion of controversial issues in school. In this research we investigated opportunities and impediments for school teachers to incorporate, identify, explicate and elaborate teaching proposals that involve controversial issues related to the environment. The research data were collected during an in-service teachers’ development program carried out in a secondary school in the state of São Paulo, Brazil. At the beginning of the program no participants voluntarily mentioned incorporating those issues into their practice. Nevertheless, when this possibility was presented to them, the teachers not only were able to recognise the controversies but were able to identify multiple factors involved in these phenomena. At the end of the process, teachers were able to recognise the political and social dimension of controversies, and emphasize the pedagogical potential of controversies.
- EditorialPublication . Carvalho, Luiz; Reis, Pedro; Levinson, Ralph
- O ensino de física a partir de temas controversos: a produção de energia elétrica em larga escalaPublication . Silva, Luciano; Carvalho, LuizEsta pesquisa parte do pressuposto de que os temas controversos podem ser vistos como um princípio metodológico para o desenvolvimento de práticas de ensino de Física. Isso significa tomar a controvérsia como uma idéia-chave para organizar e orientar metodologicamente o trabalho do professor em sala de aula. Além disso, os temas controversos oferecem ao professor uma possibilidade significativa para tratar de aspectos da temática ambiental em aulas de Física. Procuramos, neste artigo, analisar atitudes e posicionamentos de alunos do Ensino Médio frente ao tema da produção de energia elétrica em larga escala e ainda se esses alunos são capazes de reconhecer e compreender algumas controvérsias relacionadas com essa temática. Para coletar os dados desta pesquisa realizamos uma intervenção planejada em três salas de terceiro ano do Ensino Médio – jovens entre 16 e 17 anos – de uma escola pública brasileira. Os dados indicam que a maioria dos estudantes participantes dessa pesquisa estabelece relação entre a produção de energia elétrica e alguns impactos negativos sobre o meio ambiente. Chamou nossa atenção o fato de que alguns argumentos utilizados por eles, para justificar as posições tomadas em relação aos níveis de impactos ambientais que devem ser aceitos pela sociedade, são construídos a partir da lógica do catastrofismo. Em outros momentos fica bastante claro o apelo “religioso ou místico” presentes em argumentos que procuram justificar atitudes de respeito e de preservação/conservação da natureza. Também notamos que alguns deles utilizam-se de argumentos mais técnicos para justificar a escolha por determinada forma de produção de energia elétrica em larga escala. Enfim, é importante observar que a abordagem de temas de natureza controversa em sala de aula propicia um ambiente no qual emergem discursos articulados com conhecimentos de outra natureza, além dos propriamente científicos. - Controversy is seen as a methodological key idea in organizing and guiding the teacher’s work in the classroom. Furthermore, controversial issues represent a valuable opportunity to tackle environmental issues in Physics classes. Our research explored whether High School students recognized and understood controversies regarding the production of electrical energy on a large scale. The data were obtained in three 3rd grade High School classrooms (16-17 year old students) from a Brazilian public school. The results showed that most of the High School students who took part in this research recognized that there was a link between the production of electrical energy and some harmful effects on the environment. Our attention was drawn to the fact that some of the students’ arguments, relating to the socially acceptable levels of environmental impacts, have a catastrophic logic. It should be stressed that the inclusion of controversial issues in the classroom allows the discussion of different sorts of knowledge, besides what is strictly scientific.