Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta pesquisa parte do pressuposto de que os temas controversos podem ser
vistos como um princípio metodológico para o desenvolvimento de práticas de ensino
de Física. Isso significa tomar a controvérsia como uma idéia-chave para organizar e
orientar metodologicamente o trabalho do professor em sala de aula. Além disso, os
temas controversos oferecem ao professor uma possibilidade significativa para tratar
de aspectos da temática ambiental em aulas de Física. Procuramos, neste artigo,
analisar atitudes e posicionamentos de alunos do Ensino Médio frente ao tema da
produção de energia elétrica em larga escala e ainda se esses alunos são capazes de
reconhecer e compreender algumas controvérsias relacionadas com essa temática.
Para coletar os dados desta pesquisa realizamos uma intervenção planejada em três
salas de terceiro ano do Ensino Médio – jovens entre 16 e 17 anos – de uma escola
pública brasileira. Os dados indicam que a maioria dos estudantes participantes dessa
pesquisa estabelece relação entre a produção de energia elétrica e alguns impactos
negativos sobre o meio ambiente. Chamou nossa atenção o fato de que alguns
argumentos utilizados por eles, para justificar as posições tomadas em relação aos
níveis de impactos ambientais que devem ser aceitos pela sociedade, são construídos
a partir da lógica do catastrofismo. Em outros momentos fica bastante claro o apelo
“religioso ou místico” presentes em argumentos que procuram justificar atitudes de
respeito e de preservação/conservação da natureza. Também notamos que alguns
deles utilizam-se de argumentos mais técnicos para justificar a escolha por
determinada forma de produção de energia elétrica em larga escala. Enfim, é
importante observar que a abordagem de temas de natureza controversa em sala de aula propicia um ambiente no qual emergem discursos articulados com conhecimentos
de outra natureza, além dos propriamente científicos. - Controversy is seen as a methodological key idea in organizing and guiding the
teacher’s work in the classroom. Furthermore, controversial issues represent a
valuable opportunity to tackle environmental issues in Physics classes. Our research
explored whether High School students recognized and understood controversies
regarding the production of electrical energy on a large scale. The data were obtained
in three 3rd grade High School classrooms (16-17 year old students) from a Brazilian
public school. The results showed that most of the High School students who took part
in this research recognized that there was a link between the production of electrical
energy and some harmful effects on the environment. Our attention was drawn to the
fact that some of the students’ arguments, relating to the socially acceptable levels of
environmental impacts, have a catastrophic logic. It should be stressed that the
inclusion of controversial issues in the classroom allows the discussion of different
sorts of knowledge, besides what is strictly scientific.
Description
Keywords
Temas controversos Temática ambiental Ensino de Física
Citation
SILVA, Luciano; CARVALHO, Luiz - O ensino de física a partir de temas controversos: a produção de energia elétrica em larga escala. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.42-63
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação