Volume 4 - 2008 - nº08
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 4 - 2008 - nº08 by Author "Freitas, Denise"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora do desenvolvimento do estágio supervisionado na formação inicial de professoresPublication . Oliveira, Márcia; Bozzini, Isabela; Monte, Maria; Freitas, DeniseEste trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. Tinha-se a expectativa de que a adoção de uma intervenção didático-pedagógica envolvendo um projeto desafiador, como o Congresso, sustentaria, de um lado, a construção de inovações no ensino como uma forma de os licenciandos experimentarem outras modalidades do currículo e do trabalho docente e, de outro, propiciar a formação profissional de professoras/pesquisadoras iniciantes. Como forma de coleta de dados dessa experiência utilizamos questionários aplicados aos licenciandos, crônicas escritas pelos alunos da disciplina ao término do semestre letivo, diário de bordo de uma pós-graduanda participante da experiência e os relatos da pós-graduanda e da professora responsável pela disciplina. Constatamos que, para os alunos da graduação, essa experiência possibilitou: aprendizagem sobre a docência em suas múltiplas dimensões: um trabalho coletivo no ambiente educacional; a reflexão na e sobre a ação; o contato com uma pluralidade de estratégias de ensino; a percepção da importância do vínculo com os alunos, a importância da criatividade e da flexibilidade nas ações de ensino; e vivenciar que a mudança é possível. - This paper presents a discussion on the contributions of the discipline “Practice in Science Teaching” for the reflective training of future teachers of Sciences and Biology. This discipline offered to undergraduate students the challenge of organizing, implementing and evaluating a "Conference on the Science of Every Day Life" in partnership with nine public elementary schools in São Carlos - SP (Brazil), which was an innovative approach. There was an expectation that the adoption of a teachingeducational intervention involving a challenging project, such as the Conference, would support the construction of innovations in education as a way to allow the participants to try other methods for structuring the contents and the lecturing method. On the other hand, it provided experiences for the development and training of researchers. In order to collect data from that experience, we used questionnaires and narratives written by the undergraduate students at the end of the academic term. The logbook on the experience of the researchers and the reports from the responsible teacher were also used. As observation, for the undergraduate students, this experience has offered several dimensions about teaching, such as: a good experience on group work, a reflection about the developed actions, contact with a number of education strategies, a perception on the importance of the close contact with the students, the importance of creativity and flexibility in the educative actions and to experience that a change in the method is possible.
- A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutoresPublication . Sudan, Daniela; Freitas, DeniseEste artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente. O método foi construído com tomadas de dados em gravações audiovisuais das aulas da professora, elaboração de diário de bordo como parte da construção de sua autobiografia e registro e promoção de encontros com os dois grupos de interlocutores/as, constituídos por pós-graduandos, juntamente com a orientadora e professores do ensino médio. A passagem da posição de professorareflexiva para a de professora-pesquisadora foi potencializada pelos interlocutores durante os encontros reflexivos, que a ajudaram a repensar sua relação com os alunos e a lidar com algumas de suas ilusões pedagógicas, desvelando, em parte, crenças e atitudes que implicitamente regulavam sua prática didática. Destacamos algumas condições que tornaram viável esse processo, como a aceitação da professora em se defrontar consigo mesma e aproximar-se da compreensão do seu próprio processo de pessoa aprendente, a revelação de aspectos subjetivos da professora (suas escolhas, visão de mundo, atitudes, dificuldades, angústias e sofrimentos) e também a interação com os grupos de interlocutores na academia, que contribuiu com novos pontos de 1 Com auxilio parcial do CNPq vista na análise das questões apresentadas e na sustentação metodológica da pesquisa. - This article is an interpretative view on a Master research carried out by a teacher who analyzed her own practice supported by two groups of interlocutors, one from school and the other from university. The development of the research and the teaching practice could be done in a collaborative way, supported by a methodology that incorporated both the objective and subjective aspects related to the teaching practice. This methodology included: data collection of the audiovisual recordings of the teacher’s classes; development of a diary as part of her autobiography; and recording and promotion of meetings between the two groups of interlocutors, formed by Graduate students, along with their tutor, and high school teachers. The teacher's transition from one role to another, i.e., from a reflective teacher to a researcher teacher, was enhanced by those reflective meetings, which helped her to reconsider her relationship with her students and to deal with some of her pedagogical illusions, partially unveiling beliefs and attitudes which were implicitly shaping her teaching practice. Here we point out some conditions that made that process possible: the teacher’s acceptance to face herself and to get closer to her own experience as a learning person; the bringing out of her subjective features (her choices, views on the world, attitudes, difficulties, anguishes and sufferings); and her interaction with the groups of interlocutors, which contributed to give her new perspectives on the analyses of the questions presented and on the methodological base of the research.