Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica
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Browsing Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica by advisor "Teixeira, Madalena"
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- As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no BrasilPublication . Fermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues; Teixeira, MadalenaA supervisão pedagógica é parte importante dentro da prática pedagógica objetivando o desenvolvimento de pessoas e processos voltados ao ensino e aprendizagem. Este estudo foi realizado no sentido de tentar compreender as funções e práticas relacionadas ao trabalho do supervisor pedagógico. Tentamos nesta investigação centrarmo-nos nestes aspectos, sempre voltados para uma percepção destas funções e práticas no meio pedagógico. Buscamos partilhar visões determinadas por supervisores que foram questionados em ambos os países; Brasil e Portugal; de forma a compreendermos e analisarmos como estas se processam em suas especificidades. Convidamos ao total de nove supervisores, cinco da Escola Superior de Educação de Santarém – Portugal, e mais quatro supervisores de instituições diferentes do Brasil, Instituto Superior de Teologia Aplicada e Universidade Estadual Vale do Acaraú. Com este estudo esperamos contribuir de forma fundamental para o trabalho realizado pelos supervisores.
- A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de casoPublication . Tendeiro, Maria Leonor Covão; Teixeira, Madalena; Macário, Maria JoãoNuma escola que se encontra em transformação, no sentido de se adaptar aos contextos sociais, culturais e políticos que a rodeiam, cabe aos professores serem agentes ativos na definição do caminho a percorrer, visando o aumento da qualidade educativa a proporcionar às crianças e jovens. Cabe-lhes igualmente refletirem sobre as suas práticas nestes contextos. A formação do professor é, assim, cada vez mais exigente ao nível da sua formação perante as exigências atuais. Centrado nos participantes no estudo, o presente trabalho tem por objetivos gerais: i) identificar conceções sobre a supervisão; ii) indagar da efetivação da atividade de supervisão como promotora da troca de experiências e do trabalho colaborativo. Foi também nosso propósito compreender as funções do papel de supervisor e reconhecer, de entre as respostas dos inquiridos, o papel da supervisão e do supervisor, a sua influência quer na sua própria formação, quer na aprendizagem dos alunos e nas melhorias do processo de ensino-aprendizagem. Embora saibamos que em educação não há métodos e metodologias únicas, exclusivas e infalíveis, também sabemos que só uma prática de questionamentos constantes e de discussão/reflexão pode garantir uma solução eficiente para cada problema da vida profissional docente e contribuir para o sucesso pleno dos jovens. No estudo que desenvolvemos, através de inquérito por questionário foram identificadas as conceções de 22 professores dos grupos disciplinares de Português e Matemática, de 2 escolas, nas quais a investigadora já tinha assumido funções docentes no passado. A análise das respostas permitiu perceber que, apesar de os participantes terem a conceção de que a supervisão envolve um processo reflexivo e colaborativo, o que nos dizem sobre a sua experiência parece apontar para um produto supervisivo alicerçado em avaliação qualificativa. As conclusões que este estudo nos permitiu atingir sugerem-nos que se aprofunde o conhecimento das conceções de diferentes intervenientes no processo de supervisão.