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- A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de casoPublication . Tendeiro, Maria Leonor Covão; Teixeira, Madalena; Macário, Maria JoãoNuma escola que se encontra em transformação, no sentido de se adaptar aos contextos sociais, culturais e políticos que a rodeiam, cabe aos professores serem agentes ativos na definição do caminho a percorrer, visando o aumento da qualidade educativa a proporcionar às crianças e jovens. Cabe-lhes igualmente refletirem sobre as suas práticas nestes contextos. A formação do professor é, assim, cada vez mais exigente ao nível da sua formação perante as exigências atuais. Centrado nos participantes no estudo, o presente trabalho tem por objetivos gerais: i) identificar conceções sobre a supervisão; ii) indagar da efetivação da atividade de supervisão como promotora da troca de experiências e do trabalho colaborativo. Foi também nosso propósito compreender as funções do papel de supervisor e reconhecer, de entre as respostas dos inquiridos, o papel da supervisão e do supervisor, a sua influência quer na sua própria formação, quer na aprendizagem dos alunos e nas melhorias do processo de ensino-aprendizagem. Embora saibamos que em educação não há métodos e metodologias únicas, exclusivas e infalíveis, também sabemos que só uma prática de questionamentos constantes e de discussão/reflexão pode garantir uma solução eficiente para cada problema da vida profissional docente e contribuir para o sucesso pleno dos jovens. No estudo que desenvolvemos, através de inquérito por questionário foram identificadas as conceções de 22 professores dos grupos disciplinares de Português e Matemática, de 2 escolas, nas quais a investigadora já tinha assumido funções docentes no passado. A análise das respostas permitiu perceber que, apesar de os participantes terem a conceção de que a supervisão envolve um processo reflexivo e colaborativo, o que nos dizem sobre a sua experiência parece apontar para um produto supervisivo alicerçado em avaliação qualificativa. As conclusões que este estudo nos permitiu atingir sugerem-nos que se aprofunde o conhecimento das conceções de diferentes intervenientes no processo de supervisão.