Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica
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Browsing Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica by advisor "Guimarães, António Mesquita"
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- Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógicaPublication . Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira; Guimarães, António MesquitaO presente trabalho é um estudo de caso, realizado na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A liderança do professor em contexto de sala de aula é o tema em estudo, pretendendo-se determinar a possibilidade de utilização da Teoria de Liderança Primal na sala de aula e a respetiva avaliação dos estilos de liderança primal pelos alunos. A análise das atitudes dos professores que marcaram o percurso escolar dos alunos é outro dos temas em análise. A revisão bibliográfica inicia-se com a apresentação do conceito de liderança e de estilo de liderança; são também estudadas várias teorias de liderança, tendo sido aprofundado o estudo da Liderança Emocional/Teoria da Liderança Primal, na qual se baseia este trabalho, mais precisamente nos trabalhos de Goleman, e deste em conjunto com Boyatzis e McKee. Seguidamente, passámos à temática da liderança na escola e na sala de aula, sendo que a mesma se iniciou com a caracterização da escola atual, a qual parece não responder às necessidades dos alunos e das empresas. O comportamento do professor na sala de aula define o seu estilo de liderança. Neste trabalho, foram feitos estudos aos estilos de liderança do professor, com base em Barros de Oliveira (2007) e Estanqueiro (2010). Posteriormente, abordámos a relação entre a emoção e cognição e a importância da formação de professores na aquisição de competência emocionais, terminando a contextualização teórica do trabalho com o estudo da supervisão e a sua relação com a liderança. A recolha consistiu na aplicação de questionários aos alunos de décimo primeiro e décimo segundo anos de escolaridade da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Os resultados apontam para a possibilidade de utilizar os estilos de liderança da Teoria da Liderança Primal no contexto da sala de aula. A valorização dos estilos de liderança por grau de preferência são, nomeadamente: Democrático, Conselheiro, Visionário, Pressionador, Dirigista e Relacional. No âmbito das atitudes positivas e negativas, verifica-se que os alunos consideram o desempenho profissional, conjuntamente com o relacionamento/clima da relação que estabelecem com o professor, fatores fundamentais para o sucesso do seu processo de aquisição do conhecimento. A partir dos resultados obtidos, construímos as linhas diretivas para a elaboração de um plano de formação para professores, no âmbito da Liderança Emocional na sala de aula.- The present work is the study of a case, taking place at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The teacher’s leadership in a classroom context is the topic of study whose main purpose is to determine the possibility of using the Primal Leadership Theory in the classroom and the evaluation of Primal leadership types by the students. To analyse the attitude of teachers who have marked the school career of the students is other of the subjects of analysis. The bibliographic revision will start with the presentation of the concepts of leadership and leadership type; several theories of leadership are also aim of study, with a deepen study on Emotional Leadership/Primal Leadership Theory, on which this work is based, more precisely the works of Goleman and the works of Goleman, Boyatzis and McKee together. The following step was the analysis of the theme leadership at school and inside the classroom. For that, we have started with the characterization of the actual school, which seems not to meet the needs of students and companies. The teacher’s behaviour inside the classroom defines his leadership type. During this work, we have studied the teacher’s leadership types, based on Barros de Oliveira (2007) and Estanqueiro (2010). Thereafter, we have approached the relation between emotion and cognition and the importance of the teachers’ education in the acquisition of emotional competences, being the theoretical context of this work completed with the study of supervision and its relation with leadership. We have come to results through the application of questionnaires to students attending the 11th and 12th grades at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The results point to the possibility of using the Primal Leadership Theory styles in a classroom context. The valorisation of leadership styles, by preference order are: Democratic, Coaching, Visionary, Pace-setting, Commanding and Affiliative. In what refers to positive and negative attitudes, we can verify that the students consider the professional performance, along with the relationship/ type of relationship they establish with the teacher, factors that are fundamental to succeed in the process of acquiring knowledge. From the results obtained, we established conducting lines to the elaboration of a formation plan for teachers, in the area of Emotional Leadership in the classroom.
- Supervisão e orientação pedagógica como processo de formação contínua: caso de São Tomé e PríncipePublication . Rodrigues, Teodolinda Mendes Santos; Guimarães, António MesquitaO presente trabalho de investigação desenvolve-se em torno da temática da Supervisão de Professores considerada como processo que intervém, tanto na Formação Inicial como na Contínua, ligada ao desenvolvimento profissional com vista à construção de uma identidade própria, na medida em que o profissional reflexivo, ao atuar e refletir na ação e sobre a ação, constrói o próprio conhecimento profissional, como refere Belo F. (2008), citando A. Pérez Gómez. A Supervisão deve distinguir-se das tarefas inspetivas, na medida em que elege como objetivo fundamental o da formação em contexto, na base de estratégias reflexivas (Alarcão & Roldão, 2008), práticas colaborativas e mediadoras (Formosinho, 2002), reconhecendo os saberes e a experiência docente bem como os ciclos de vida dos docentes. Para ganhar a adesão dos professores, para as mudanças almejadas pelo processo de reforma que se vive em S. Tomé e Príncipe, justificam os processos de reflexão e colaboração, pois podem aumentar o grau de participação ativa dos professores, tendo em conta os novos paradigmas da educação e da sociedade. Com esta investigação pretendemos conhecer as Práticas de Formação e Supervisão de professores em S. Tomé e Príncipe, perceber as conceções que lhes estão subjacentes e propor as linhas gerais de um Programa de Formação e Supervisão de professores adequado às características sociológicas do País. O estudo insere-se num tipo de Pesquisa Descritiva, de natureza qualitativa com características etnográficas realizado nas escolas do Ensino Básico e nos Departamentos do Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe, e assume como fontes de informação os professores do ensino básico obrigatório, os diretores das respetivas escolas, os orientadores pedagógicos e inspetores de ensino e os responsáveis pela formação de professores nos últimos anos. Recorre-se, igualmente à análise de Documentos. Os Instrumentos de Recolha de informação são a Entrevista e o Questionário, os dados foram tratados recorrendo a Processos Indutivos de Análise de Conteúdo, bem como a Estatísticas Descritivas. Concluímos que, segundo a opinião dos inquiridos, o sucesso do Sistema de Ensino depende, em grande medida, da formação e qualificação do corpo docente. As Reuniões de Preparação Metodológica, têm sido momentos de partilha de ideias e troca de experiência entre os professores, tem contribuído consideravelmente para a melhoriada prática docente. No que toca ao processo de orientação e supervisão dos professores, a maioria dos entrevistados admite que o seu procedimento deve ser ajustado.