Mestrado em Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração Educacional by advisor "Gontijo, Simone"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação institucional: uma ação norteadora na gestão da educação profissional e tecnológicaPublication . Almeida, Heula Tíssia Alves Moreira de; Dias, Paulo; Gontijo, SimoneEsta dissertação de Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre avalição institucional que objetivou analisar as práticas avaliativas institucionais desenvolvidas em um campus da rede federal de ensino do Distrito Federal, buscando compreender as motivações dos gestores e a percepção da comunidade escolar em relação às ações implementadas a partir dessa avaliação. A metodologia de pesquisa orienta-se pela abordagem qualitativa. O método de pesquisa escolhido caracteriza-se por um estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevista semiestruturada e questionários; envolvendo diretores, servidores e estudantes. Nos resultados percebeu-se que a avaliação realizada foi motivada pela visão do gestor máximo; que os servidores têm uma percepção positiva quanto ao processo avaliativo; que os alunos se mostraram indiferentes quanto à questão pesquisada; e que, em relação à gestão democrática participativa, há limitações a serem superadas no que diz respeito ao processo decisório e ao tratamento dos dados da avaliação.
- O papel da gestão na permanência do estudante: o caso do curso técnico subsequente em equipamentos biomédicosPublication . Matias, Juliana Parente; Marques, Ramiro; Gontijo, SimoneA presente pesquisa analisa o papel da gestão escolar na permanência dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Equipamentos Biomédicos do Instituto Federal de Brasília. Assim, constitui-se como ponto de partida investigar como a gestão do campus do IFB que oferta o curso técnico em Equipamentos Biomédicos tem desenvolvido ações locais que asseguram a permanência dos estudantes. Os objetivos dessa pesquisa foram : Geral - Analisar o papel do gestor em relação a redução dos índices de evasão escolar em cursos técnicos subsequentes ofertados no campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília. Específicos - analisar as causas da evasão escolar no curso técnico em Equipamentos Biomédicos; identificar as intervenções realizadas para evitar a evasão do ponto de vista de gestores, estudantes e docentes do curso técnico em Equipamentos Biomédicos; identificar ações da gestão educacional para promoção do êxito dos estudantes do curso técnico em Equipamentos Biomédicos e; elaborar proposta de intervenção relativa à permanência estudantil. Em relação a análise da dados a pesquisa se caracterizou como quanti-qualitativa, com a utilização de analise dados quantitativos do Sistec e SGA, aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados a docentes e discentes evadidos, e entrevistas semiestruturadas com gestores do campus. Nos resultados foram encontrados fatores que motivaram a desistência desses estudantes que estão relacionados a aspectos socias, institucionais e individuais, e também encontradas estratégias e ações que a instituição realiza para fazer com que os índices de desistência diminuam.