Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
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Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by advisor "Gontijo, Simone Braz Ferreira"
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- Formação docente e habilidades sociais: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do IFBPublication . Chaves, Nádia Mangabeira; Galinha, Sónia; Gontijo, Simone Braz FerreiraA presente dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária investiga as habilidades sociais (HS) inerentes à atuação profissional do professor na formação docente ofertada no curso de Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) e como essa formação contribui para o desenvolvimento de HS. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso de licenciatura que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para o acesso às percepções dos estudantes em relação às habilidades sociais necessárias ao trabalho docente; aplicação de Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) para o levantamento do repertório de habilidades sociais dos participantes deste estudo e análise documental do PPC com o objetivo de compreender a organização curricular do curso e avaliar sua proposta diante da formação de habilidades sociais específicas ao trabalho docente. Os resultados do IHS-Del-Prette indicaram necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido. O resultado das entrevistas indica percepções sobre o trabalho do professor que incluem habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais. E os resultados da análise do PPC indicaram uma proposta de formação do professor direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências em que não estão explicitadas a formação em HS. Diante do hiato entre as percepções dos estudantes e das HS desenvolvidas pelo curso foram propostas ações e intervenções potencializadoras do desenvolvimento de HS em estudantes considerando as especificidades do papel social do professor e da formação numa perspectiva global, tais como atividades interativas que abordem direitos humanos básicos relativos ao contexto de HS; inclusão de HS como parte da formação ética e política; articulação para participação dos futuros docentes em múltiplos espaços comunitários