Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
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Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by advisor "Cruz, Cleide Lemes da Silva"
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- Intervenções socioeducativas no contexto do tratamento : estudo de caso de crianças com cancro em contexto de acolhimentoPublication . Trajano, Kattiucy Sousa Costa; Galinha, Sónia; Cruz, Cleide Lemes da SilvaEsta dissertação aborda um estudo de caso realizado com crianças que vivenciam a experiência do tratamento contra o cancro, acolhidas temporariamente na Casa de Apoio da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças portadoras de Câncer e Hemopatias - Abrace -, em Brasília - DF. O foco da pesquisa centrou-se na análise e na interpretação dos benefícios das intervenções socioeducativas realizadas com as crianças de 4 a 9 anos de idade, no contexto do acolhimento assistencial, com base nas temáticas que emergiram dos discursos das participantes, sob a perspetiva sistêmica da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. A amostra constituiu-se de 6 mães de crianças em tratamento, 6 crianças e 1 Psicóloga da Abrace. A metodologia de coleta de dados combinou as técnicas de entrevista semiestruturada com as mães e com a Psicóloga e a observação participante com as crianças, durante o período de interação e brincadeiras entre os pares e os adultos presentes. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. A partir da análise foram identificados cinco eixos temáticos, três deles divididos em sete categorias relacionadas às mudanças na vida da criança e da família devido à experiência do tratamento e dois eixos subdivididos em seis categorias, associadas às oportunidades de desenvolvimento infantil promovidas no contexto assistencial por meio da intervenção socioeducativa. Os resultados demonstraram que os eventos ligados à transição ecológica do tratamento contra o cancro afetam dimensões centrais do processo de desenvolvimento da criança e, neste sentido, as atividades lúdicas e educativas estabelecem conexões afetivas, recíprocas e de equilíbrio de poder com relação às pessoas, objetos e símbolos presentes no contexto de apoio ao tratamento. Essas interações, por sua vez, mediam a construção da experiência da criança com o tratamento e favorecem o processo contínuo do desenvolvimento humano.