Mestrado em Desporto - Treino Desportivo
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Browsing Mestrado em Desporto - Treino Desportivo by advisor "Branco, Marco"
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- Efeitos da prática de Taekwondo com e sem tatami, nas forças de reação do apoio e na maturação óssea, em adolescentesPublication . Mata, Carlos Daniel Gomes; Sequeira, Pedro; Branco, MarcoIntrodução: A atividade física provoca efeitos biopositivos na maturação em adolescentes, mas se for realizada de forma imprópria, em desacordo com a idade e com o desenvolvimento motor, pode desencadear efeitos bionegativos. Objetivos: Avaliar o efeito da prática de Taekwondo, com e sem tatami, na maturação óssea de atletas adolescentes recorrendo a parâmetros da biomecânica e do desenvolvimento motor. Metodologia: A amostra foi composta por 54 atletas de Taekwondo, adolescentes com idades entre os 10 e 15 anos, (12,37±1,77 anos). Para a análise dos parâmetros de maturação, recorremos à imagiologia, para análise das forças de reação do apoio utilizamos uma plataforma de forças executando tarefas em tatami e sem tatami, de deslocamento, saltos, giros e rotações em laboratório. Resultados: A maioria dos atletas situa-se no estágio de maturação adequado, o piso e o sexo não têm diferenças significativas com as variáveis de maturação, apenas correlações positivas moderadas ou fortes. A frequência de contactos foi de 6347 durante 60 minutos ou seja 106 por minuto, enquanto as FRA obtiveram uma média de 2,12BW em tatami e 2,02BW prática sem tatami, sendo estes valores considerados biopositivos. Ao comparar as FRA com e sem tatami não se registaram diferenças significativas, correlacionando as FRA com as variáveis de maturação verificamos existir associação significativa. Os atletas com mais anos de prática registaram maiores magnitudes de FRA, sendo as magnitudes mais elevadas no tatami. Conclusões: A prática de Taekwondo com e sem tatami para os atletas adolescentes de ambos os sexos é aconselhada, pois não altera os parâmetros de maturação estudados, através das suas frequências de contactos e magnitudes de forças de reação do apoio, havendo um efeito biopositivo na maturação óssea dos atletas. Este estudo através da sua metodologia poderá ser replicado em condições idênticas de forma a identificar o estado de maturação dos atletas adolescentes.
- Fundamentos básicos da aprendizagem da Capoeira dos 5 aos 10 anos de Idade: implementação e avaliação de um projeto formativoPublication . Barros, Nelson Andrade Rodrigues; Catela, David; Branco, MarcoA Capoeira requer o desenvolvimento de capacidades coordenativas, como o equilíbrio, a orientação espacial e o ritmo (em sincronização com estruturas rítmicas instrumentais e de canto), e de vários modos de locomoção, expressos em técnicas corporais específicas e comportamentos técnicos e táticos simulando a luta, também específicos desta prática corporal. Com este estudo pretendemos identificar os fundamentos básicos de Capoeira e testar a sua sistematização nas primeiras etapas de Iniciação na Capoeira. Este objetivo afigurase pertinente para a 2.ª infância, pois é este um período crítico de desenvolvimento de habilidades motoras e de capacidades coordenativas, bem como de estruturação de modos de interação social. Pretendemos também criar um primeiro documento orientador, para que agentes de ensino de Capoeira possam estruturar e sustentar a progressão de aprendizagem das técnicas, táticas e regras de prática de interação entre capoeiristas executantes e instrumentistas, de crianças principiantes, no respeito dos valores históricos e culturais identitários da Capoeira. O estudo compõe-se de dois processos sequenciais: 1) definição do programa de formação na Capoeira, sustentado na revisão bibliográfica da história, da cultura e de documentação técnica e empírica; 2) teste do programa numa amostra de principiantes de Capoeira. A amostra compôs-se 15 crianças com idades entre os 5 e os 10 anos, 7 do género feminino, 8 do género masculino, a média das idades é 8 (±1,20), principiantes na Capoeira e oriundas de um clube desportivo e de um bairro social, da área da grande Lisboa. Para a primeira fase do projeto recorreu-se ao método de revisão analítica; para a segunda fase usou-se um desenho experimental longitudinal (quase-experimental) pré e pós teste, em que o/a participante é controlo de si próprio. A avaliação baseou-se em grelhas de observação qualitativa nominal dicotómica e na comparação entre momentos. Os resultados revelaram que não há diferença significativa entre idades, entre origens e entre géneros, pelo que as técnicas escolhidas e programa, como foi implementado, a este intervalo etário e para ambos os géneros. Quando comparada a prestação motora no início e no fim da implementação do programa, há uma melhoria significativa da qualidade de execução em todas as técnicas de Capoeira praticadas. Em crianças deste grupo etário, inexperientes em Capoeira, trinta sessões com especialista, foram suficientes para uma evolução significativa do domínio das técnicas de Capoeira selecionadas. A condição de simulação de duelo levou a uma imediata sincronização entre as crianças de cada par; fenómeno essencial para a evolução do jogo, caraterística do duelo da Capoeira. O Programa como foi concebido e implementado propicia aprendizagem motora qualitativa das técnicas selecionadas, em trinta sessões, com crianças inexperientes em Capoeira. Desconhece-se se o programa pode ser implementado por não especialista em Capoeira, em contexto escolar.