Repository logo
 
Publication

Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores

dc.contributor.authorBarros, Claúdia
dc.contributor.authorPadilha, Simone
dc.date.accessioned2011-08-25T13:02:25Z
dc.date.available2011-08-25T13:02:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. - This article aims at discussing the teaching and learning of writing and the formation of authors in the school context based on the theory of language of Bakhtin and the theory of learning of Vygotsky. First, we make some reflections regarding authorship and the necessity of a kind of teaching that takes into consideration its importance in the teaching of text production in schools. Second, we trace one of the routes that has guided our experiences of application using genres of discourse as the starting point to the teaching of writing. Results showed that encouraging interaction among students in the classroom – allowing them to position themselves critically by reading, reflecting and writing – could provide deep improvements in the writing of students and strongly contribute to the constitution of students as authors.por
dc.identifier.citationBarros,C. & Padilha,S. (2011). Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Revista Interacções,19(7),259-273por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/539
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S15%20-%20Barros%20&%20Padilha.pdfpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectAutoriapor
dc.titlePara uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage273p.por
oaire.citation.startPage259p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S15 - Barros & Padilha.pdf
Size:
222.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: