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Ressocialização e reinserção social de adolescentes : estudo de caso em uma unidade de atendimento socioeducativo do distrito federal

dc.contributor.advisorDelgado, Luísa
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cristina Madeira da
dc.contributor.authorSilva, Nelma Santos
dc.date.accessioned2016-12-12T22:35:33Z
dc.date.available2016-12-12T22:35:33Z
dc.date.issued2016-11-22
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará - UASFG, no Distrito Federal, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes mulheres. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento às medidas, como é efetivada a reinserção dessas adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo. São apresentadas, em detalhes, as vivências das adolescentes, as relações com a educação, a família, as relações com o mundo do trabalho, do lazer e da cultura. Para alcançar tais objetivos, realizou-se uma contextualização das Medidas Socioeducativas nas políticas públicas, detectando as peculiaridades da Medida de Semiliberdade. Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo, foram realizadas observações diretas do campo, como também indiretas: análise documental, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar processos de mudanças significativas nas adolescentes e em suas relações sociais.pt_PT
dc.description.abstractThis essay presents the results of an exploratory research, giving origin to a case study that has investigated the possibilities of education and rehabilitation guided in a pedagogical approach that aims at a social reintegration, starting of the teenager’s redefinition values in compliance with the Correctional Measures of Semiliberty at the Unit Care of the Female Semiliberty of Guará (UASFG), in Distrito Federal, in order to make for the debates relating to the public policies and the techinal assistance in the socil-educational care aimed at female teenagers. Its main concern was to understand, through the lived experiences in the implementation of the actions, how these teenagers reintegration is realized, having as a common theme the Social Pedagogy, whose foundations are underpinned in the empowerment in the the individual’s social change. It is proposed, in details, the teenagers’ livingness, the connection with education, the relationship with the family, the relation with the labour market, entertainment and culture. To achieve these goals, a contextualization ot the Socio-educational in the public policies has taken place, noticing the singularities of the Measure of Semiliberty. This research representes an exploratory research, supported by the qualitative research method, qualitative approach. Direct observations from the field have been accomplished, but also indirect observations: document analysis, interview-based analysis. The based- interview analysis enabled us to track down meaningful changing procedures in teenagers behavior and in their social relationships.pt_PT
dc.identifier.tid201383420
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1638
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectadolescentespt_PT
dc.subjectmedida socioeducativapt_PT
dc.subjectsemiliberdadept_PT
dc.subjectreintegração socialpt_PT
dc.subjectpedagogia socialpt_PT
dc.subjectteenagerspt_PT
dc.subjectsocio- educational measurespt_PT
dc.subjectsemilibertypt_PT
dc.subjectsocial rehabilitationpt_PT
dc.subjectsocial pedagogypt_PT
dc.titleRessocialização e reinserção social de adolescentes : estudo de caso em uma unidade de atendimento socioeducativo do distrito federalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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