Repository logo
 
Publication

Atividades formativas integradas num projeto de investigação-acção

dc.contributor.authorCandido, Anabela
dc.contributor.authorGodinho, Celeste
dc.contributor.authorAmendoeira, José
dc.date.accessioned2012-04-10T15:29:25Z
dc.date.available2012-04-10T15:29:25Z
dc.date.issued2012-02-09
dc.description.abstractO projeto Comer Bem Viver Melhor em Santarém, integrando como parceiros, a Câmara Municipal de Santarém (entidade promotora), a Escola Superior de Saúde de Santarém, o ACES Ribatejo e os Agrupamentos Escolares do concelho, tem-se desenvolvido numa lógica de cooperação e parceria entre diferentes sectores: saúde, educação, autarquias e empresas, num assumir de responsabilidades mútuas na redução da prevalência da pré-obesidade e obesidade em Portugal, determinando a indispensabilidade de uma atuação prioritária, quer num adequado diagnóstico de situação, quer no planeamento e operacionalização de intervenções individualizadas, sistematizadas e multidisciplinares. Tendo como objetivos avaliar a intervenção desenvolvida no transato ano lectivo junto da comunidade escolar, prosseguimos desta forma o desenvolvimento do projeto, assente num modelo de ciclos em espiral, em quatro etapas: planeamento, ação, reflexão e avaliação (Streubert e Carpenter, 2002). O desenho deste projeto assenta assim numa perspectiva de investigação-ação, permitindo em simultâneo a produção de conhecimentos sobre a realidade, a inovação no sentido da singularidade de cada caso, a produção de mudanças sociais e, ainda, a formação de competências dos intervenientes (Guerra,2000, p.52), considerando estes como todos os participantes do estudo. Simultaneamente orienta para uma abordagem sistémica dos fenómenos em estudo, definindo o problema a partir da prática e pretendendo voltar à prática para a resolução/transformação do que foi identificado; define-se assim como “um método que implica agir para melhorar a prática e estudar sistematicamente os efeitos da acção desenvolvida” (Streubert e Carpenter, 2002). A intervenção conjunta (saúde e social) desenvolveu-se em oito escolas e cinco jardins-de-infância de um agrupamento escolar, abrangendo 134 crianças do pré-escolar e 366 de 1º ciclo, professores, assistentes operacionais e pais, desenvolvendo atividades formativas integradas nos projetos de intervenção das Escolas piloto, sob diferentes temáticas: a importância do pequeno almoço, a constituição de lanches saudáveis, as frutas e os produtos hortícolas: o arco-íris no prato, receitas mágicas: à descoberta dos sabores. Como estratégias destacam-se sessões interativas em pequenos grupos, metodologias ativas e jogos didáticos, com elevada participação de todos os intervenientes. Em cada atividade foram disponibilizados materiais pedagógicos para continuidade do trabalho com as crianças e fichas de avaliação que traduziram aquisição de conhecimentos em diferentes âmbitos e sugeriram trilhos de orientação para a monitorização do trabalho a desenvolver posteriormente em cada um dos contextos escolares, da responsabilidade direta dos professores, visando a promoção do desenvolvimento pessoal e social das crianças e a construção de conhecimentos/atitudes face a estilos de vida saudáveis.por
dc.identifier.citationCândido,A.,Godinho, C. & Amendoeira. J. (2012). Atividades formativas integradas num projeto de investigação-acção. UIPS - Congresso Investigação e Desenvolvimento no IPSpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/605
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherIPS.Escola Superior de Saúdepor
dc.subjectAlimentaçãopor
dc.subjectPrevenção da obesidadepor
dc.subjectInvestigação-acçãopor
dc.titleAtividades formativas integradas num projeto de investigação-acçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.titleUIPS - Congresso Investigação e Desenvolvimento no IPSpor
person.familyNameCândido
person.familyNameGodinho
person.familyNameAmendoeira
person.givenNameAnabela
person.givenNameCeleste
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-idF617-3192-1AD1
person.identifier.ciencia-idCB1A-D9F1-D0C9
person.identifier.ciencia-idCE15-0FD4-1203
person.identifier.orcid0000-0001-5462-268X
person.identifier.orcid0000-0001-9206-7699
person.identifier.orcid0000-0002-4464-8517
person.identifier.ridH-9991-2016
person.identifier.scopus-author-id57197829124
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicatione8fc6c8a-15e4-4007-9e32-41dd8b6dccf2
relation.isAuthorOfPublication48e7ad8f-94ca-444d-b3c3-303c05f41c56
relation.isAuthorOfPublicationbabfeea6-da23-48fd-ae57-b2fdb8dc2ea1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye8fc6c8a-15e4-4007-9e32-41dd8b6dccf2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apresentação UIPS.pdf
Size:
610.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Resumo UIPS 2012.pdf
Size:
117.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: