Repository logo
 
Publication

Conceções sobre o Ciclo Natural e Urbano da Água de futuros Professores e Educadores

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorLopes, Ana Rita
dc.date.accessioned2016-05-09T21:39:14Z
dc.date.available2016-05-09T21:39:14Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA água é um bem essencial à vida, imprescindível para a saúde e a sobrevivência da humanidade. Como é utilizada para muitas atividades humanas, como o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola e a produção de energia, é fundamental que os agentes educativos, como a escola, clarifiquem desde os primeiros níveis de escolaridade os conceitos básicos sobre esta temática para um maior respeito por todos os elementos do mundo natural. Durante muito tempo foi considerada como um recurso inesgotável, mas sabe-se hoje que, devido ao mau uso e às várias utilizações deste recurso, a disponibilidade da água potável está em perigo. No sentido de formar crianças com uma visão menos antropogénica na sua relação com o meio, os educadores e professores devem dotá-las dos conhecimentos necessários para que as suas ações sejam no sentido da conservação e do desenvolvimento sustentável e não do desperdício. Para que as crianças possam ser sensibilizadas é necessário dotar os professores e educadores de conhecimentos científicos apropriados e rigorosos sobre esta problemática. Os estudantes de hoje serão os profissionais de amanhã e, nesta perspetiva, é essencial, que as instituições de formação tenham consciência dos conhecimentos prévios dos alunos para que esses temas possam ser abordados de forma cientificamente correta com as crianças. Dada a importância do conhecimento e compreensão do funcionamento do ciclo natural e urbano da água procedeu-se ao presente estudo para identificar que noções base possuíam um grupo de futuras educadoras/professoras sobre este tema. Este estudo teve como objetivos: a) conhecer as ideias de estudantes do 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica acerca do ciclo natural e urbano da água; e b) compreender se existem necessidades de formação nesta área. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário aplicado a estudantes de 2.º ano desse curso, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos. O inquérito foi constituído por quatro questões de resposta aberta relacionadas com o ciclo natural e urbano da água, sendo elas: a) definição de ciclo da água; b) de onde vem a água que sai da torneira de casa; c) como chega a água às torneiras de casa; e d) para onde vai a água depois de ser utilizada. Foi previamente realizada uma análise das respostas obtidas para encontrar elementos de significado que permitissem criar categorias e subcategorias de análise. Posteriormente, procedeu-se a um tratamento quantitativo dos grupos formados. Constatou-se que a maioria dos inquiridos desconhecia os principais conceitos científicos dessa temática. É notória a existência de conceções incompletas e/ou indevidas relacionadas com ambos os ciclos em estudo como, por exemplo, não conseguirem explicar o ciclo da água, quando referem que a água que bebemos em nossas casas provém de canos ou de estações de tratamento sem especificar de que tipo. Desta forma, considera-se uma mais-valia, a exploração destes conteúdos durante a formação inicial dos educadores/professores. A abordagem deste tema poderá permitir, mais tarde, um maior rigor na lecionação deste tema aos alunos.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1449
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectciclo urbano da águapt_PT
dc.subjectciclo natural da águapt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjecteducação ambientalpt_PT
dc.titleConceções sobre o Ciclo Natural e Urbano da Água de futuros Professores e Educadorespt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.titleIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, Torreira-Murtosa (Portugal)pt_PT
person.familyNameLinhares
person.familyNameCavadas
person.givenNameElisabete
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Poster_Ciclo Natural e urbano água_julho2015_Linhares_Cavadas.pdf
Size:
923.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: