Repository logo
 
Publication

O uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na Educação de Infância

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorSantos, Rita Isabel Maia dos
dc.date.accessioned2017-08-16T17:35:21Z
dc.date.available2017-08-16T17:35:21Z
dc.date.issued2014-03-11
dc.descriptionRelatório apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório procura por um lado, dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de creche e jardim de infância, analisando as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas, e por outro, refletir acerca das questões emergentes da prática profissional. Neste sentido, a questão de investigação prende-se com o uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na educação de infância. A metodologia adotada situa-se no âmbito de um estudo qualitativo de carácter exploratório, em que a recolha de dados foi efetuada através da realização de inquéritos por entrevista a educadoras que adotam esta estratégia. Este trabalho leva-nos a reconhecer a importância do portefólio como uma excelente estratégia de avaliação para as crianças, quer do ponto de vista das suas aprendizagens, quer na capacidade de análise e reflexão.pt_PT
dc.description.abstractThe present report seeks to, on one hand, show the course developed on the supervised teaching practice in nursery and kindergardet contexts, analyzing the learning achieved and the difficulties encountered, and on the other hand, reflect on the emerging issues of professional practice. In this sense, the research question relates to the use of portfolios as an assessment instrument for children in early childhood education. The methodology was a qualitative study of an exploratory nature, where the data collection was done by interviewing educators who adopt this strategy. This work allows us to recognize the importance of the portfolio as an excellent childrens evaluation strategy, both from their learning point of view, and on the capacity for analysis and reflection.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201151855
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1860
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectprática profissionalpt_PT
dc.subjectreflexão na açãopt_PT
dc.subjectportefólio de avaliaçãopt_PT
dc.subjectprofessional practicept_PT
dc.subjectreflection in actionpt_PT
dc.subjectevaluation portfoliopt_PT
dc.titleO uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na Educação de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final- Rita Santos MEPE.pdf
Size:
739.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: