Repository logo
 
Publication

O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico

dc.contributor.authorPonte, João
dc.date.accessioned2010-12-09T15:06:49Z
dc.date.available2010-12-09T15:06:49Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino-aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação. - This paper examines the key ideas of the new mathematics curriculum for basic education (number sense, spatial sense, algebraic thinking, statistical literacy and transversal capacities) and shows how they can be implemented in the classroom providing new teaching and learning practices. In order to do so, it highlights the nature of the tasks proposed and the type of communication to be held in the classroom, replacing the direct expository teaching paradigm for a new exploratory teaching and learning paradigm. It also addresses the necessary conditions for a successful implementation process of this new curriculum, with special attention to supporting materials, teacher education and teacher organization in schools and local groups of schools. It concludes pointing out the opportunities for change offered by this program and stating that its success will depend above all on the role that teachers will play in its implementation.por
dc.identifier.citationPONTE, João Pedro da - O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.96-114por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/340
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/L7%20-%20Ponte.pdfpor
dc.subjectPrograma de Matemáticapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectDesenvolvimento curricularpor
dc.subjectMudança curricularpor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.titleO novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage114p.por
oaire.citation.startPage96p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
L7.pdf
Size:
113.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: