Repository logo
 
Publication

A sequência de ensino como estratégia de articulação entre a competência (meta)linguística e a produção escrita do texto de opinião no ensino secundário.

dc.contributor.authorPereira, T.
dc.contributor.authorMoreno, A.
dc.contributor.authorCardoso, Inês
dc.date.accessioned2024-01-07T14:38:23Z
dc.date.available2024-01-07T14:38:23Z
dc.date.issued2023-09
dc.description.abstractA escrita argumentativa é uma das atividades mais complexas que os alunos realizam no final da escolaridade obrigatória. O grau de exigência desta aprendizagem explica “a necessidade da atenção contínua que lhe é conferida” (Rodrigues, 2020, p. 296). Uma das fontes de dificuldades textuais mais correntes, apontada em provas avaliativas (Rodrigues & Silvano, 2015), refere‐se ao plano da coesão textual e à conexão entre as partes do texto. Isto também indicia a falta de mobilização dos conhecimentos linguísticos, previsivelmente adquiridos pelos alunos, para resolverem estes problemas de escrita. Deste modo, considerando que é impossível escrever sem se envolver em atividades linguísticas em algum nível (Myhill & Jones, 2015), os géneros mais formais necessitam de ser aprendidos de modo sistemático na escola. Neste processo, é fulcral que estas atividades linguísticas sejam desenvolvidas de forma reflexiva (Gombert, 1992) e consciente, possibilitando um controle da linguagem na produção escrita (Vygotsky, 2001). Portanto, articular o domínio da gramática com o domínio da escrita seria uma forma de ativar os recursos linguísticos necessários à construção do texto, já que ensinar e aprender a escrever também requer reflexão sobre a linguagem e seus usos formais (Dolz, 2020).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, T., Moreno, A. & Cardoso, I. (2023). A sequência de ensino como estratégia de articulação entre a competência (meta)linguística e a produção escrita do texto de opinião no ensino secundário. ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Lisboa, 7-8 de setembro.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4650
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCELGA‐ILTEC / CLUNLpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sites.ipleiria.pt/3enda2023/livro-de-resumos/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectarticulaçãopt_PT
dc.subjectconhecimentos linguísticospt_PT
dc.subjectescritapt_PT
dc.subjecttexto de opiniãopt_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.titleA sequência de ensino como estratégia de articulação entre a competência (meta)linguística e a produção escrita do texto de opinião no ensino secundário.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titleENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico.pt_PT
person.familyNameAlmeida Cardoso
person.givenNameMaria Inês
person.identifier.ciencia-idF212-7DB4-E007
person.identifier.orcid0000-0003-2687-2424
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Microsoft Word - ENDA3_Livro_de_resumos_v8.docx.pdf
Size:
143.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: