Publication
A sequência de ensino como estratégia de articulação entre a competência (meta)linguística e a produção escrita do texto de opinião no ensino secundário.
dc.contributor.author | Pereira, T. | |
dc.contributor.author | Moreno, A. | |
dc.contributor.author | Cardoso, Inês | |
dc.date.accessioned | 2024-01-07T14:38:23Z | |
dc.date.available | 2024-01-07T14:38:23Z | |
dc.date.issued | 2023-09 | |
dc.description.abstract | A escrita argumentativa é uma das atividades mais complexas que os alunos realizam no final da escolaridade obrigatória. O grau de exigência desta aprendizagem explica “a necessidade da atenção contínua que lhe é conferida” (Rodrigues, 2020, p. 296). Uma das fontes de dificuldades textuais mais correntes, apontada em provas avaliativas (Rodrigues & Silvano, 2015), refere‐se ao plano da coesão textual e à conexão entre as partes do texto. Isto também indicia a falta de mobilização dos conhecimentos linguísticos, previsivelmente adquiridos pelos alunos, para resolverem estes problemas de escrita. Deste modo, considerando que é impossível escrever sem se envolver em atividades linguísticas em algum nível (Myhill & Jones, 2015), os géneros mais formais necessitam de ser aprendidos de modo sistemático na escola. Neste processo, é fulcral que estas atividades linguísticas sejam desenvolvidas de forma reflexiva (Gombert, 1992) e consciente, possibilitando um controle da linguagem na produção escrita (Vygotsky, 2001). Portanto, articular o domínio da gramática com o domínio da escrita seria uma forma de ativar os recursos linguísticos necessários à construção do texto, já que ensinar e aprender a escrever também requer reflexão sobre a linguagem e seus usos formais (Dolz, 2020). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, T., Moreno, A. & Cardoso, I. (2023). A sequência de ensino como estratégia de articulação entre a competência (meta)linguística e a produção escrita do texto de opinião no ensino secundário. ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Lisboa, 7-8 de setembro. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4650 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CELGA‐ILTEC / CLUNL | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://sites.ipleiria.pt/3enda2023/livro-de-resumos/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | articulação | pt_PT |
dc.subject | conhecimentos linguísticos | pt_PT |
dc.subject | escrita | pt_PT |
dc.subject | texto de opinião | pt_PT |
dc.subject | reflexão | pt_PT |
dc.title | A sequência de ensino como estratégia de articulação entre a competência (meta)linguística e a produção escrita do texto de opinião no ensino secundário. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. | pt_PT |
person.familyName | Almeida Cardoso | |
person.givenName | Maria Inês | |
person.identifier.ciencia-id | F212-7DB4-E007 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2687-2424 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Microsoft Word - ENDA3_Livro_de_resumos_v8.docx.pdf
- Size:
- 143.11 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: