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Abstract(s)
Esta comunicação pretende apresentar uma tese de doutoramento em curso na área de
especialização de Didática de Matemática, cuja investigação se enquadra na formação inicial
de professores no campo do ensino e a aprendizagem da Estatística.
Com a elaboração do novo programa de Matemática do Ensino Básico (ME, 2007),
tornou-se ainda mais importante que os professores, mesmo os dos primeiros anos, tenham
um bom conhecimento de Estatística, e também sobre o ensino e a aprendizagem deste tema.
Assim, é necessário prestar especial atenção à formação inicial de professores nesta área, de
modo a que, no futuro, possam contribuir para formar cidadãos críticos da informação que os
rodeia. Este estudo visa compreender os conhecimentos e capacidades que os futuros
professores e educadores possuem sobre Estatística e a sua didática após terem frequentado as
unidades curriculares sobre a área na ESES, sendo esse conhecimento analisado a partir do
seu discurso e da sua ação.
Scheaffer (2000) critica o ensino da Estatística perspetivado “como uma série de
técnicas mais do que um processo de pensar acerca do mundo” (p. 158) e, apesar de
reconhecer a utilidade dos procedimentos técnicos, como ponto de partida, refere a
necessidade de os ultrapassar, indo “para além da rotina, até à reflexão” (p. 158). Assim,
defende que a preocupação principal do ensino da Estatística é a reflexão sobre os problemas
que surgem no decurso da realização de projetos e investigações (Bright & Hoeffner, 1993).
Assim, este estudo tenta compreender o ensino da Estatística através da realização de
investigações estatísticas e, a partir daí, desenvolver conceitos em contexto e a literacia
estatística. No entanto, para ensinar qualquer tema, é fundamental que o professor, para além
de conhecer a matéria que ensina, também conheça o modo de a ensinar, designado por
conhecimento didático do conteúdo (Shulman, 1986), que inclui o conhecimento do aluno e
dos seus processos de aprendizagem (Ponte, Oliveira, Cunha e Segurado, 1998), baseado na
ação.
De modo a concretizar este estudo já foram recolhidos, o ano passado, relatórios
escritos de uma investigação estatística a todos os formandos no 2.º ano da Licenciatura em
Educação Básica. No presente ano letivo será realizado um questionário (com o qual já foi
efetuado um estudo piloto) a todos os formandos no último ano dessa licenciatura.
Posteriormente serão realizadas entrevistas e observação de aulas, gravadas em vídeo, a três
desses formandos quando já se encontram no mestrado que habilita para a docência.
Description
Keywords
estatística didática da estatística formação inicial de professores formação inicial de educadores de infância
Citation
Santos, R. (2012). O conhecimento da estatística e da sua didática de futuros professores e educadores de infância. Comunicação apresentada no Congresso “Investigação e Desenvolvimento no IPS”. Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Santarém.
Publisher
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Santarém