Publication
Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria | |
dc.contributor.author | Madeira, Ana | |
dc.contributor.author | Reis, Alcinda | |
dc.contributor.author | Santos, Maria | |
dc.contributor.author | Santiago, Maria | |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria | |
dc.contributor.author | Dias, Hélia | |
dc.date.accessioned | 2022-04-21T10:42:09Z | |
dc.date.available | 2022-04-21T10:42:09Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Enquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências Deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão Empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.12707/RV21073 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3944 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Referência | pt_PT |
dc.subject | Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar | pt_PT |
dc.subject | Comunidade | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 8 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Nº 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Enfermagem Referência | pt_PT |
oaire.citation.volume | VI Série | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1