Repository logo
 
Publication

Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciais

dc.contributor.authorColaço, Susana
dc.contributor.authorBranco, Neusa Cristina Vicente
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorMestrinho, Nelson
dc.contributor.authorMartins, Maria Clara
dc.date.accessioned2021-03-27T17:25:36Z
dc.date.available2021-03-27T17:25:36Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta comunicação foca-se numa ação de formação de formadores para o ensino da Matemática, que procurou reforçar a ligação entre a ESE de Santarém e os professores dos 1.º e 2.º CEB, indo ao encon tro das necessidades de formação identificadas. Surgiu no âmbito de uma colaboração com a ESE de Lisboa, que desenvolveu um curso de formação de formadores de Matemática, destinada a professores dos 1.º e 2.º CEB, visando o desenvolvimento profissional dos participantes enquanto professores e promotores de práticas de formação, colaborativas e reflexivas. Esta comunicação analisa a construção de ações de formação de curta duração, dinamizadas pelos formandos nos seus agrupamentos, que fo ram preparadas durante duas sessões deste curso, procurando evidenciar os aspetos que os formandos destacam como centrais na sua elaboração. O estudo segue uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Os participantes são os 20 professores que frequentaram a ação. Foi pre enchido previamente um questionário relativo às expetativas que tinham sobre a ação de formação e foram constituídos 5 grupos para preparação e dinamização da formação nos respetivos agrupamentos. Nas sessões de preparação da ação os professores trabalharam de modo colaborativo e apresentaram na última sessão as experiências de formação dinamizadas nos respetivos agrupamentos. Nesta comu nicação analisamos as expetativas manifestadas no questionário e os aspetos centrais da preparação da formação evidenciados pelos participantes. As expetativas relativamente à formação a desenvolver são, na globalidade, positivas. Os formandos reconhecem, como essencial, o contributo de cada um para a preparação da ação devido à diversidade de conhecimentos e experiências. Tais contributos favorecem a elaboração de um plano de formação, nomeadamente, no que respeita aos conteúdos a abordar, aos materiais a construir e à utilização de recursos. No entanto, as suas expetativas dividem se relativamente à implementação da formação. Há formandos que referem ter expetativas reduzidas, por considerarem que o período em que a ação ocorre não é oportuno ou por considerarem que os seus pares não os reconhecem como formadores. Há, no entanto, outros formandos que apresentam elevadas expetativas relativamente à recetividade pelos pares, à discussão e reflexão sobre as práticas profissionais e à sua melhoria. O trabalho colaborativo de preparação revela-se uma mais valia, dentro do mesmo ciclo de ensino e entre ciclos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBranco, N.; Santos, R.; Colaço, S.; Mestrinho, N. & Martins, C. (2017). Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciais". II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE2017pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-221-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3430
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherINCETEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/8643pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectensino da matemáticapt_PT
dc.subjectformação contínuapt_PT
dc.subjectformação de formadorespt_PT
dc.titleConstrução e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciaispt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage50pt_PT
oaire.citation.startPage50pt_PT
oaire.citation.titleII Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE2017pt_PT
person.familyNameColaço
person.familyNameBranco
person.givenNameSusana
person.givenNameNeusa
person.identifier.ciencia-id2C1B-ABB4-13B2
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.orcid0000-0003-1542-6314
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e
relation.isAuthorOfPublication626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
incte_const_sus.pdf
Size:
225.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INCTE formação de formadores MCMSC_slides.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format