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Influencia de los factores sociales, ambientales y personales en la percepción de los gimnasios

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Abstract(s)

Os ginĆ”sios sĆ£o locais pouco estudados ao nĆ­vel acadĆ©mico apesar de formarem parte de uma indĆŗstria do fitness com um impacto significativo na sociedade, mas que sofre do problema das elevadas taxas de abandono. Recorrendo a pesquisas em diversas bases de dados, discutimos a informação acerca das variĆ”veis determinantes da actividade fĆ­sica em ginĆ”sios, concluindo que a população dos ginĆ”sios Ć© maioritariamente jovem, embora tenha aumentado a procura por parte de pessoas mais velhas. Os motivos pelos quais as pessoas se inscrevem e os motivos pelos quais se mantĆŖm parecem ser diferentes, estando as principais razƵes que levam as pessoas aos ginĆ”sios sobretudo relacionadas com a saĆŗde e o bem-estar, mas tambĆ©m tĆŖm um peso especĆ­fico outras de ordem estĆ©tica, fĆ­sica, psicológica. Quanto Ć s variĆ”veis determinantes para fazer actividade fĆ­sica em ginĆ”sios, podem ser categorizadas em: atributos pessoais, factores ambientais e caracterĆ­sticas da actividade fĆ­sica. Os aspectos de Ć­ndole social revelaram uma grande importĆ¢ncia nos motivos de abandono dos ginĆ”sios. Todavia sĆ£o necessĆ”rias mais investigaƧƵes para conhecer o perfil dos utilizadores e o ambiente social dos ginĆ”sios. Um dos objectivos fundamentais deste trabalho Ć© averiguar se a relação sóciofuncionĆ”rios Ć© a variĆ”vel determinante mais importante para a adesĆ£o Ć  actividade fĆ­sica em ginĆ”sios. Com esta finalidade realizaram-se dois estudos. O Estudo 1 consiste na criação de um questionĆ”rio para avaliar a percepção que os sócios tĆŖm do ambiente dos ginĆ”sios, o QuestionĆ”rio de Percepção do Ambiente do GinĆ”sio – QPAG. O Estudo 2 pretende avaliar a percepção dos ginĆ”sios, para o qual se aplicou este questionĆ”rio a uma população significativa de sócios de Portugal. No Estudo 1 criou-se o QPAG. O procedimento seguido foi o seguinte: Fase 1: RevisĆ£o da Bibliografia Referente aos QuestionĆ”rios de Satisfação em ServiƧos e de AdesĆ£o ao ExercĆ­cio FĆ­sico. Fase 2: Formulação das AfirmaƧƵes do QPAG, Com base no Apoio Teórico Consultado. Fase 3: Aplicação da VersĆ£o Inicial a Uma Amostra Reduzida de Sócios de GinĆ”sios (N = 48) Para Aceder a InformaƧƵes Globais Sobre os Itens. Fase 4: RevisĆ£o Por Parte de Especialistas. Fase 5: Estudo Piloto a Uma Reduzida Amostra de Sócios de GinĆ”sios (N = 193). Fase 6: Elaboração do QuestionĆ”rio Para Aplicação Definitiva a Uma Amostra de Sócios de GinĆ”sios. Fase 7: Aplicação do Instrumento a Uma Amostra Representativa de Sócios de GinĆ”sios (N = 320). Obteve-se definitivamente um instrumento com 26 itens mais 3 de controlo e 10 afirmaƧƵes de caracterização pessoal, num total de 39 afirmaƧƵes. O questionĆ”rio avalia 4 factores: factores pessoais, ambiente fĆ­sico, relação sócio-sócio e relação sócio-funcionĆ”rios. Quanto Ć  validade preditiva, tem uma forte correlação a mĆ©dia do factor 2 (ambiente fĆ­sico) e o factor fĆ­sico global. O factor social global correlaciona-se fortemente com os factores 1 (relação sócio – funcionĆ”rios/professores), 2 (ambiente fĆ­sico) e 3 (relação sócio – outros sócios), mas nĆ£o com o factor 4 (factores pessoais). A prova Kaiser Meyer Olkin – KMO, foi de 0,925 com uma elevada significĆ¢ncia: p < 0,001. A variĆ¢ncia explicada pelo modelo foi de 50,26%. Os resultados mostram que a fiabilidade do questionĆ”rio Ć© elevada com um Alfa de Cronbach de 0,88. Trata-se de um instrumento de avaliação que pode ser Ćŗtil para avaliar a percepção que os sócios tĆŖm do ambiente fĆ­sico e social dos ginĆ”sios, bem como dos factores pessoais que influem nesta percepção. O Estudo 2 realizou-se a fim de conhecer a percepção que os sócios de ginĆ”sios de Portugal tĆŖm do ambiente fĆ­sico e social dos mesmos e como ela varia em função de determinadas caracterĆ­sticas dos sócios e conhecer os motivos que levam as pessoas a aderir aos ginĆ”sios. Aplicou-se o QPAG a 1005 sócios de ginĆ”sios de Portugal com uma mĆ©dia de idades de 31,74 anos sendo 54,6% do sexo feminino. Os resultados foram positivos com uma percepção global mĆ©dia de 4,46 numa escala de 1 a 6 pontos. Os sócios apresentaram uma manifesta intenção de continuar no ginĆ”sio, com uma mĆ©dia de 5,43. A relação sócio-funcionĆ”rios foi o factor mais valorizado com uma mĆ©dia de 5,22. Os factores pessoais foram os menos valorizados. Melhorar a saĆŗde e condição fĆ­sica sĆ£o os principais motivos para estes sócios irem ao ginĆ”sio. ObtĆŖm-se com este trabalho algumas orientaƧƵes quanto Ć  importĆ¢ncia que os sócios dĆ£o ao ambiente do ginĆ”sio, sendo os factores sociais os que determinam, em maior grau a adesĆ£o aos ginĆ”sios. Conhecendo melhor os motivos que levam as pessoas a fazer exercĆ­cio em ginĆ”sios ou, simplesmente, a inscreverem-se como sócias, facilitarĆ” a intervenção ao nĆ­vel administrativo e ao nĆ­vel tĆ©cnico.

Description

Tese apresentada à Universidade de Vigo - Departamento de Psicoloxia Evolutiva e Comunicación, para a obtenção do grau de Doutor

Keywords

GinÔsio Ambiente Adesão Abandono Factores sociais

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