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Authors
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Abstract(s)
Os ginĆ”sios sĆ£o locais pouco estudados ao nĆvel acadĆ©mico apesar de formarem parte
de uma indĆŗstria do fitness com um impacto significativo na sociedade, mas que sofre
do problema das elevadas taxas de abandono. Recorrendo a pesquisas em diversas
bases de dados, discutimos a informação acerca das variÔveis determinantes da
actividade fĆsica em ginĆ”sios, concluindo que a população dos ginĆ”sios Ć©
maioritariamente jovem, embora tenha aumentado a procura por parte de pessoas mais
velhas. Os motivos pelos quais as pessoas se inscrevem e os motivos pelos quais se
mantêm parecem ser diferentes, estando as principais razões que levam as pessoas aos
ginÔsios sobretudo relacionadas com a saúde e o bem-estar, mas também têm um peso
especĆfico outras de ordem estĆ©tica, fĆsica, psicológica. Quanto Ć s variĆ”veis
determinantes para fazer actividade fĆsica em ginĆ”sios, podem ser categorizadas em:
atributos pessoais, factores ambientais e caracterĆsticas da actividade fĆsica. Os
aspectos de Ćndole social revelaram uma grande importĆ¢ncia nos motivos de abandono
dos ginÔsios. Todavia são necessÔrias mais investigações para conhecer o perfil dos
utilizadores e o ambiente social dos ginƔsios.
Um dos objectivos fundamentais deste trabalho é averiguar se a relação sóciofuncionÔrios
é a variÔvel determinante mais importante para a adesão à actividade
fĆsica em ginĆ”sios.
Com esta finalidade realizaram-se dois estudos. O Estudo 1 consiste na criação de um
questionÔrio para avaliar a percepção que os sócios têm do ambiente dos ginÔsios, o
QuestionĆ”rio de Percepção do Ambiente do GinĆ”sio ā QPAG. O Estudo 2 pretende
avaliar a percepção dos ginÔsios, para o qual se aplicou este questionÔrio a uma
população significativa de sócios de Portugal.
No Estudo 1 criou-se o QPAG. O procedimento seguido foi o seguinte: Fase 1:
Revisão da Bibliografia Referente aos QuestionÔrios de Satisfação em Serviços e de
AdesĆ£o ao ExercĆcio FĆsico. Fase 2: Formulação das AfirmaƧƵes do QPAG, Com base
no Apoio Teórico Consultado. Fase 3: Aplicação da Versão Inicial a Uma Amostra Reduzida de Sócios de GinÔsios (N = 48) Para Aceder a Informações Globais Sobre
os Itens. Fase 4: Revisão Por Parte de Especialistas. Fase 5: Estudo Piloto a Uma
Reduzida Amostra de Sócios de GinÔsios (N = 193). Fase 6: Elaboração do
QuestionÔrio Para Aplicação Definitiva a Uma Amostra de Sócios de GinÔsios. Fase
7: Aplicação do Instrumento a Uma Amostra Representativa de Sócios de GinÔsios (N
= 320).
Obteve-se definitivamente um instrumento com 26 itens mais 3 de controlo e 10
afirmações de caracterização pessoal, num total de 39 afirmações. O questionÔrio
avalia 4 factores: factores pessoais, ambiente fĆsico, relação sócio-sócio e relação
sócio-funcionÔrios.
Quanto à validade preditiva, tem uma forte correlação a média do factor 2 (ambiente
fĆsico) e o factor fĆsico global. O factor social global correlaciona-se fortemente com
os factores 1 (relação sócio ā funcionĆ”rios/professores), 2 (ambiente fĆsico) e 3
(relação sócio ā outros sócios), mas nĆ£o com o factor 4 (factores pessoais).
A prova Kaiser Meyer Olkin ā KMO, foi de 0,925 com uma elevada significĆ¢ncia: p <
0,001. A variância explicada pelo modelo foi de 50,26%. Os resultados mostram que a
fiabilidade do questionƔrio Ʃ elevada com um Alfa de Cronbach de 0,88. Trata-se de
um instrumento de avaliação que pode ser útil para avaliar a percepção que os sócios
tĆŖm do ambiente fĆsico e social dos ginĆ”sios, bem como dos factores pessoais que
influem nesta percepção.
O Estudo 2 realizou-se a fim de conhecer a percepção que os sócios de ginÔsios de
Portugal tĆŖm do ambiente fĆsico e social dos mesmos e como ela varia em função de
determinadas caracterĆsticas dos sócios e conhecer os motivos que levam as pessoas a
aderir aos ginÔsios. Aplicou-se o QPAG a 1005 sócios de ginÔsios de Portugal com
uma mƩdia de idades de 31,74 anos sendo 54,6% do sexo feminino. Os resultados
foram positivos com uma percepção global média de 4,46 numa escala de 1 a 6
pontos. Os sócios apresentaram uma manifesta intenção de continuar no ginÔsio, com
uma média de 5,43. A relação sócio-funcionÔrios foi o factor mais valorizado com uma média de 5,22. Os factores pessoais foram os menos valorizados. Melhorar a
saĆŗde e condição fĆsica sĆ£o os principais motivos para estes sócios irem ao ginĆ”sio.
Obtêm-se com este trabalho algumas orientações quanto à importância que os sócios
dão ao ambiente do ginÔsio, sendo os factores sociais os que determinam, em maior
grau a adesão aos ginÔsios. Conhecendo melhor os motivos que levam as pessoas a
fazer exercĆcio em ginĆ”sios ou, simplesmente, a inscreverem-se como sócias, facilitarĆ”
a intervenção ao nĆvel administrativo e ao nĆvel tĆ©cnico.
Description
Tese apresentada à Universidade de Vigo - Departamento de Psicoloxia Evolutiva e Comunicación, para a obtenção do grau de Doutor
Keywords
GinÔsio Ambiente Adesão Abandono Factores sociais